Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G485 / QAWGE LA 8681P / não arranca

Avalie este tópico:


Alejandro Avarese

Posts em destaque

faça os testes básicos e poste aqui e aferições básicas na placa e poste tudo aqui amigo para que possamos te ajudar

tem 19v?

tem 3,3v e 5v?

botão power tem tensão? zera quando pressiona?

botão power representado digitalmente numa pata do sio tem tensão? zera quando pressionado?

tem tensão no pino 8 da bios?

 

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu informo. Investigando com um colega o diagrama, descobrimos que existem duas revisões (uma com KB9012 e outra KB930). Esta placa tem KB9012, mas não há nenhum dos outros componentes que supostamente deveriam estar nesta revisão.

Também notei que a placa liga os LEDs do conector LAN ao conectar o carregador. Alimentando a placa diretamente não há nenhum componente que aumente a temperatura.

Editado: por Alejandro Avarese
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informo que não tenho o PQ405, retirei para medir e perdi.

PQ302
D = 19,8 V
S = 0V
G = 0V

PQ303
D = 0,4V
S = 0V
G = varia entre 3.8V e 4.2V

PQ310
D = 0V
S = 0,4V
G = 0,4V

PQ301
D = 20,4V
S = 19,8 V
G = 19,8 V

 

Editado: por Alejandro Avarese
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Segundo o esquema, os gates de pq 301 e pq302, estão interligados, portanto, como tem 19 V no pino 4 de pq301, deveria tambem ter 19 V no pino 4 de pq 302, verifique possível trilha aberta, ou solda com mau contato.

- verifique o sinal pacin, se tem 3 V.

- testes possíveis, injetar sinal de 3 V, em pacin, verificar se a placa liga, ou

- alimente a placa, pelo dc jack, com a fonte assimétrica, com 19 V, limite a corrente.Faça jampe, entre dreno / source, em pq 302, e verifique se a placa liga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Alejandro Avarese disse:

Informo que não tenho o PQ405, retirei-o para medir e perdi-o.

 

Voce precisa repor o mosfet, voce pode conseguir em uma placa de sucata, sem uso, é um mosfet simples, 2n7002.

Sem este mosfet, não vai habilitar as fontes primárias de 3 V e 5 V

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, regisfatef disse:

- Segundo o esquema, os gates de pq 301 e pq302, estão interligados, portanto, como tem 19 V no pino 4 de pq301, deveria tambem ter 19 V no pino 4 de pq 302, verifique possível trilha aberta, ou solda com mau contato

 

Correto, então não precisa analisar este circuito.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consigo encontrar nenhum 2N7002 nas placas que tenho para substituição. Mesmo antes de remover o PQ405 não havia tensão de 3V ou 5V porque não havia tensão no pino 16 do PU401. Agora eu removi PJ401 PJ501 PJ603 e PJ801 com o que PR302 parou de dar curto. Então eu conectei um por um e quando eu conecto o PJ401 é o único que o PR302 dá curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique quais os mosfets, que voce tem, de mesmo tamanho, informe a posição na placa, e o modelo de placa, e código no componente. Assim , será possível analisar pelo datasheet, a substituição do componente, por outro, com caracteristicas iguais. Este mosfet 2N7002, é de uso geral, de baixa potencia, muito utilizado em sinais de habilitação.

 

Quanto ao PJ401, voce está retirando a alimentação de 19 V, do chip PU401,  PQ 401 e PQ 402 ( mosfets de alta )

Com a fonte assimétrica, injete 19 V, após o pad PJ401, aberto, limite a corrente. 

Caso tenha um destes 3 componentes com fuga, ou em curto, vai aquecer.

 

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigos, em primeiro lugar obrigado pela vossa ajuda. Depois de brigar muito com esta placa, desisti. Eu substituí o PQ405, mas encontrei vários componentes em curto, e suspeito que também haja um problema no CI. Pelo que prefiro usar o tempo em outras obras por enquanto e voltarei a este prato com mais incentivo no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...