Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak Ts Shara / UPS Compact 600 M115 / Modo Bateria com Saida de tensão variando

Avalie este tópico:


shadowfowl

Posts em destaque

Opa Pessoal,
Essa criança chegou segunda e estou quebrando a cabeça :/ 

O equipamento funciona normalmente no modo rede, porem ao entrar em modo bateria fica oscilando.
Pelo que identifiquei uma das fases fica normal e a outra gera um ruido, que fica variando entre 20 e 50 V.

Troquei os reles e o ulm2003a... porem nada. testei as potencias e estao OK, seria bom trocar ? 

Vi que teve um post assim aqui a muito tempo, porem nao teve nenhuma solução.
---- POST -->  https://schematic.eletronicabr.com.br/fontes-and-no-breakes/11/ts-shara-ups-compact-600-ts-100-upsmp-11-rev-02-oscilando-tensaozunindo/56318/


O que vcs acham ? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

1. O "normal" quer dizer uma forma senoidal tendo o terra como referência? 

2. O site do fabricante tem a seguinte informação:

Citar

Forma de Onda no Inversor: semi-senoidal (2)

e na observação há: 

Citar

(2) Forma de onda retangular PWM

Que pode ser o ruído que você vê.

 

Não conheço de no-break's mas acho que os valores máximos e mínimos deveriam ser a tensão de pico nominal, referência sendo a outra fase. Me corrijam se eu estiver errado.

 

 

Também não sei se o fabricante toma o cuidado de simular o neutro pois a saída nominal é sempre 115V, então uma saída deveria ser igual ao terra e a outra ter os 115Vrms ~= 162,6Vp, uns 325Vpp.

Só que, como diz o fabricante, é PWM, então fica esse ruido oscilando hora com partes maiores na base, hora no topo, para dar os valores mínimos e máximos depois de filtrar para ter uma forma de onda senoidal. Se houvesse um trafo de saída ajudaria bastante isso.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Biazi Nascimento Entao Fernando. na real a variação é normal por conta de ser uma onda pwm ao invés de senoidal.  Mas com multimetro Tru-RMS essa variação não é nem perceptivel. No caso a oscilação máxima deveria ser entre 90V ~ 130V. 

Como estou sem osciloscópio não da pra verificar a forma de onda, que pode ser o problema real, se ela não estiver quadrada pode ser esse o problema 😕 

E no caso do neutro, ele é o mesmo da fase, tanto que é jumpeado na saida. ele tem um circuito para simular, que é essa criança aqui:
 
fn.png

Desse circuito já troquei o LM324 e testei os resistores e ta td OK. 

😕

Ta osso, vou trocar as potencias pra ver no que dá. Como nao to com muito tempo, se pá vou ver se encontro outra placa pra trocar essa e deixo pra mexer nela a longo prazo, o cliente ta sem pressa mas é chato segurar aparelho ...

Mas vlw a força @Fernando Biazi Nascimento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei um esquema que diz ser de um TS SHARA, UPS PRO 1700, TS-70. Me parece que há um micro-controlador 908JL16. Saída passa por um trafo.

 

Bom o importante é o circuito de carga da bateria que não deve ser muito diferente do que você tem aí. Deve ser bem mais simples do que o que você já consertou 😉

 

Há uma saída de 18V do transformador principal que é retificada (ponte de diodos) e depois passa por um IRFB23N15D, um diodo e vai para o positivo da bateria. O controle desse transistor é feito pelo controlador por meio de um BC337, a alimentação do controle é feita por uma fonte de 15V (provavelmente um LM7815 de outra parte do esquema) e a base do BC337 é ligada ao mico-controlador por um R de 4k7 . Esse mesmo pino do micro-controlador tem um pull-up para 5V por meio de um resistor de 1k8.

 

Depois de retificar os 18V com a ponte citada acima, ainda há uma ligação para o terra por meio de um IRF2807 para o terra que eu não entendi a função.

 

Eu começaria medindo todas essas tensões, deve ser mais difícil acessar os pontos de medição do que achar o problema.

Estando tudo ok, hmmm, não sei, talvez verificar o que o micro-controlador está mandando o IRFB23N15D fazer?

 

Bem, por hora: boa sorte! 🙂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Biazi Nascimento  Então, Troquei um IRF3205 que tinha e a tensão sem bateria baixo pra 6V, mas quando coloco a bateria sobe normal pra 13V.... Não entendi mto bem, mas deve ser um circuito diferente dos SMS/Ragtech q quando tira a bateria da o valor de 14/15V nos conectores da bateria kkkk
O importante é q ta funcionando. 
Agr é só espera pq o cliente aprovo o serviço e foi viajar pra Disney e só ele q faz pagamento USHAUSAHUSAHUSA
Ohhh Roça :/ 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...