Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Lenovo G40 - 80 / MB ACLU3/ACLU4 UMA NM-A362 / Não liga

Avalie este tópico:


miranda_ss

Posts em destaque

Boa noite, 

 

Este é meu primeiro post no fórum e espero poder contar com a ajuda dos colegas, além de colaborar com algo, mesmo sendo novo no ramo.

 

Recebi esse note de um cliente há poucos dias. Ele me informou que a máquina desligou normalmente e não ligou mais, completamente morta. Ele levou em outro técnico que a condenou sem maiores detalhes. Fiz o teste básico no balcão com a fonte do cliente e 0v nos conectores da bateria. O carregador dele está bom. Enfim, a máquina não ligava e não carregava, obviamente.

 

Desmontei a máquina e de cara não havia UM fio do conector soldado! O cara partiu todos... acho que foi de propósito, não sei. Soldei tudo, testei novamente e tinha 3v na bateria e na bobina PL303, porém não achei 5v. Bati cabeça tentando me entender com o esquema, pois sou muito novato ainda e ACHO que o problema está no PU905, porém, depois de um tempo, notei que o processador está esquentando, muito mesmo! Desisti do carregador do cliente e usei a fonte de bancada. Consumo de 0,122 injetando a tensão normal e o processador pegando fogo. Fiquei sem saber pra onde ir agora. Já era mesmo essa placa? Seria o caso de reballing?

Editado: por miranda_ss
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse processador é um faz tudo, então devido a concentração de tarefas ele pode ter entrado em curto. Existem algumas malhas resistivas que podem ser usadas para testar a resistência da linha e poder detectar se o processador está em curto ou não. RPC1 e RPC19 são exemplos, e aí seguindo esse raciocínio você vai verificar todas as tensões de entrada. Pode ser algum componente em curto fazendo com que o processador esquente, mas pode também ser o próprio processador. Outro modo de descobrir seria removendo o processador da placa, mas neste caso terá que ter estação de reballing.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja esse vídeo e teste o pwm.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai com calma, pois a resistência nesse circuito é bem baixa, e apenas bipar pode não indicar curto. Veja então qual a resistência usando a escala de 200 ohms. Caso quando bipar chegar a 0 ohms ou perto disso pode sim ser curto, mas do contrário não. Os mosfets e capacitores são suspeitos caso a resistência esteja muito baixa.

Pino 12 não pode pibar de modo algum, pois é 5valw. 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pino 12 (+5VALW) está bipando com certeza. Estou usando até um microscópio pra ter certeza, pq é tudo minúsculo nesse circuito. 

Testei o capacitor PC1081 (pino 13) na placa e pareceu ruim. Pra ter 100% de certeza, retirei da placa e tá mortinho mesmo. Acabou o curto no pino 13 depois que retirei esse capacitor.

 

Tenho curto na Linha de 5? Posso ligar a placa sem esse capacitor PC1081 e sem o PU1207 pra ver se o processador ainda esquenta ou pode danificar algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a quantidade de posts, mas é que vou montando daqui minha linha de testes e vou jogando o resultado para os amigos darem alguma luz. O novato aqui ainda precisa de muita estrada ainda, hehe

 

Bom, agora retirei capacitor PC1104 do pino 12 (+5VALW) e testei fora. Ele está perfeito. Aí bateu a duvida. Tenho bip dos dois lados no pino 12. Uma lado é o terra, então bipa mesmo, mas o outro é +5VALW e não deveria bipar, correto? Curto no linha de 5?

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PJ704, e aberto mesma coisa. Rapaz, vou ficar dias aqui atrás desse defeito pelo que parece. Já começo a pensar em jogar a toalha pq o tempo até encontrar isso me tira de fazer vários outros trabalhos. Como vcs costumam fazer nesses casos? To vendo a relação custo/benefício, entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo essa placa mais pra aprender do que pela grana em si. Preciso pegar experiência pra fazer mais rápido das próximas. Tanto é que to aqui até tarde sempre depois que fecho a loja por isso. Enfim, vou seguindo aqui nos testes. Se bater alguma dúvida maior, mando aqui. Acho que o feijão com arroz dos testes já deu pra pegar. Muito obrigado a todos pela mão. Participo de diversos fóruns, mas esse aqui está se mostrando o melhor do melhor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...