Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus / A43E / placa mae K43sd rev 2.1 / nao liga

Avalie este tópico:


theplayzzz

Posts em destaque

Olá amigos, meu nome é Lucas e venho aqui pedir ajudar de vcs em um reparo de uma placa mãe da asus: k32sd rev 2.1 que não liga.

Não sou muito experiente com placas de notebook mas tenho certeza de que com a ajuda do fórum vou chegar a uma solução.
primeiro teste que eu fiz foi ver a tensão em alguns pontos da placa , principalmente nas bobinas e no conector do power.

 

IMG_20180716_154018996_LI.jpg

IMG_20180716_154251558_LI.jpg

foram esses os valores que eu encontrei , eu consigo zerar a tensão de 3v no conector do power, isso indica que eu consigo da o comando de start, 

e acredito que essas bobinas que chegam 3v e 5v são as bobinas de alta e baixa.
As outras bobinas não chegam valor nenhum nelas (acredito que as bobinas do lado direito do processador sejam as vcore)

Segue abaixo alguns testes que realizei removendo os componentes da placa e testando eles.
IMG_20180716_154018996_LI (2).jpg
IMG_20180716_154107213_LI.jpg
Esses dois capacitores que marquei como "curto" eu removi eles e testei fora da placa e eles estão bons , o curto ainda continua nesse setor , mas nao acredito que seja esse o problema pois analisei meu de perto o trilho deles e percebi q eles fazem parte apenas do circuito do conector de rede , mas eu nao tenho certeza desse laudo , mas achei importante comentar.

Amigos peço ajuda de vcs nesse caso pois nao sou tão experiente com placas de note e não tenho o diagrama dessa placa, não sei mais oq testar e oq fazer, mas posso dizer uma coisa, eu tenho tempo e material necessário para fazer a maior parte dos testes que vcs me mandarem fazer .

segue a baixo imagem da placa sem nada escrito 
IMG_20180716_154018996.jpg
IMG_20180716_154107213.jpg
Agradeço desde já a colaboração amigos s2

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, prcalemao disse:

@theplayzzz  boa tarde amigo, nesses capacitores que vc achou curto, foi pelo multimetro na escala de diodo (BIP) ou em ohms?

quando testei ele na placa deu curto na escala de diodo , mas quando removi ele e o testei fora da placa ele deu resistência (mas não lembro o valor da resistência e nem se estava na escala de ohms ) , o curto permanecia na placa mesmo com os 2 fora 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo impressão minha ou esses componentes estão estourados tambem ou quebrado? esse notebook levou alguma descarga eletrica, ou estava ligado ha um cabo de rede quando havia raios? sabe que tem cliente que nunca conta tudo como foi ai cabe a nós pensar em tudo e retirar o maximo de informação dos clientes.

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, theplayzzz disse:

me indique qual é que posso remove-lo pra testar se o curto permanece

os Ci pode ser retirado com a estação de solda. verifica esse componente que eu circulei, parece com fusivel ou é um capacitor? se for fusivel veja se ele ta bom, ou aberto na escala de Diodo no multimetro ele tem que apitar

componente.JPG

Editado: por thiago lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, thiago lucena disse:

Amigo impressão minha ou esses componentes estão estourados tambem ou quebrado? esse notebook levou alguma descarga eletrica, ou estava ligado ha um cabo de rede quando havia raios? sabe que tem cliente que nunca conta tudo como foi ai cabe a nós pensar em tudo e retirar o maximo de informação dos clientes.

Capturar.JPG

quanto a essa bobina eu testei ela fora da placa e ela esta perfeita , ha continuidade por ela e os 5v chegam de um lado e saem do outro , quanto a esse capacitor ele tbm esta bom essa marca que vc ve ai é pasta de solda , eu ate fui la no laboratório conferir isso kkkk
Em quanto ao raio isso realmente pode ser uma possibilidade , mas nao sei como proceder os testes desses ci pois nao sei como eles funcionam e nem tenho o esquema para tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa mesmo mal o rum da asus é os esquemas muitas vezes agente tem que pegar o nome do componente com uma lupa ou microscopio e procurar o datashet dele e ver como testa, eu sempre procuro no google isso, mais quando quiser esquema, vc pode procurar pelo modelo da placa mae ou ir em download e sair procurando conforme tipo do equipamento, marca e modelo ai logo acha e se não tiver la em uma aba so para pedir esquema e bios.

componente.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, thiago lucena disse:

os Ci pode ser retirado com a estação de solda. verifica esse componente que eu circulei, parece com fusivel ou é um capacitor? se for fusivel veja se ele ta bom, ou aberto na escala de Diodo no multimetro ele tem que apitar

componente.JPG

Removi ele para fazer os testes , ele nao apresenta valor nenhum, nem na escala de diona e nem na escala de ohms

IMG_20180717_163054858.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, thiago lucena disse:

Ufa mesmo mal o rum da asus é os esquemas muitas vezes agente tem que pegar o nome do componente com uma lupa ou microscopio e procurar o datashet dele e ver como testa, eu sempre procuro no google isso, mais quando quiser esquema, vc pode procurar pelo modelo da placa mae ou ir em download e sair procurando conforme tipo do equipamento, marca e modelo ai logo acha e se não tiver la em uma aba so para pedir esquema e bios.

componente.JPG

eu nao achei , entao eu fui em um área reservada para pedir o esquema aqui no fórum e o solicite

Editado: por theplayzzz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, thiago lucena disse:

agora nessa foto deu aparencia de capacitor, na scala de 200k não deu nada ?

olha o esquema dele

 

 

na verdade é so a Boardview aonde tem os componentes 

 

eu nao tenho creditos pra baixar , mas acredito q essa seja a mesma que eu tenho aqui , nao aparece nem os nomes dos componentes , apenas do desenho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, theplayzzz disse:

Removi ele para fazer os testes , ele nao apresenta valor nenhum, nem na escala de diona e nem na escala de ohms

IMG_20180717_163054858.jpg

Tira a pasta de soda de cima dele e bate uma foto melhor para agente ver os numeros sobre ele para agente procurar os Datasheet para ver se eles estão bons 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, thiago lucena disse:

isso para aparecer o numeros dele tem que ir em view/show/hiden parter number

consegui

5 minutos atrás, thiago lucena disse:

Tira a pasta de soda de cima dele e bate uma foto melhor para agente ver os numeros sobre ele para agente procurar os Datasheet para ver se eles estão bons 

na escala de 200k deu resistência , esqueci de mencionar isso antes

Editado: por theplayzzz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...