Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Lauro Marins

 em análise Ar Condicionado Consul - Placa fonte sem tensão no secundário

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde a todos.

 

Venho ao fórum pedir auxílio na análise deste defeito que um ar condicionado da Consul (não sei o o modelo, o cliente acabou me passando apenas as placas de alimentação e de controle) que não está ligando.

Ao começar a análise vejo que o equipamento possui a tensão no primário do capacitor no valor de 300V e esta tensão chega até o dreno do circuito integrado ice3b0365j. 

 

Continuando a verificação consigo constatar que a tensão para a alimentação deste CI (Terminal 7 - VCC) possui uma alimentação próxima de 15V, comprovando que ele está recebendo a alimentação e desta forma funcionando corretamente.

 

Porém quando vou realizar a medição no secundário da fonte (nos capacitores eletrolíticos) , acabo percebendo que os mesmos não possuem tensão nenhuma (0V).

 

Cheguei na conclusão no momento que este CI estava danificado, já que não estava realizando o chaveamento do Mosfet interno que ele possui. Mas para a minha surpresa, ao trocar o componente por um novo, o defeito persistiu o mesmo.

 

Peço então para os amigos do fórum o que poderia estar causando este defeito. Será o TL431 ou fotoacoplador com defeitos? Se sim, como constatar que eles estão com defeito mesmo.

 

Abaixo estou mandando o link do datasheet deste componente e uma imagem exemplificando as medições que realizei.

 

Datasheet

https://www.infineon.com/dgdl/Infineon-ICE3BXX65J-DS-v02_09-en.pdf?fileId=db3a3043394427e4013953109b207cb2

esquematico.png

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

primeira coisa é isolar o secundario na saida do  diodo e ver se surge alguma tensão,pois podes ter curto no cirquito alimentado  ou no proprio diodo,se nada aparecer de tensão ai sim partir para analisar o entorno do ci pwm .

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Analisando o circuito acima,  verifiquei que só acontece de não ter tensão na saída com 15V na alimentação do CI, quando, ou o diodo D21 está aberto , ou as trilhas desse diodo estão  interrompidas ou ainda o secundário do  TR1 aberto.  Verifique as soldas do TR1 na placa.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal.

 

Primeiramente quero agradecer a ajuda dos colegas acima. O defeito em relação a fonte de alimentação deste equipamento consegui descobrir na semana passada, porém não vim postar o resultado no fórum.

 

Fiz a leitura do datasheet deste CI e descobri para que seu funcionamento aconteça de forma correta, ele não poderia possuir uma tensão acima de 4,5V no terminal do FB (feedback) e também no terminal do SOFTS (Soft Start).

 

Ao analisar isso e realizar as medições, foi constatado que no terminal do feedback possui 5V e no terminal do Soft Start não tinha tensão nenhuma. Esta tensão no terminal do Soft Start é produzida internamente no CI, porém por algum motivo não estava apresentando a mesma. 

 

Fiz uma simulação e injetei uma tensão (5V) no terminal do soft start e o equipamento voltou a realizar o chaveamento, comprovando que o defeito é relacionado ao circuito integrado ruim, mesmo depois da troca do mesmo.

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esses integrados da Infineon não são muito confiaveis mesmo. Você pode adaptar no lugar o KA1m0565, ligando os pinos assim:

- pino 1 no gnd

- pino 2 no drain

- pino 3 no vcc

- pino 4 no fb

 

e acrescentar um resistor de partida de 220k/2w do positivo do capacitor principal para o vcc.

 

 

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×