Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Ar Condicionado Consul - Placa fonte sem tensão no secundário

Avalie este tópico:


Lauro Marins

Posts em destaque

Boa tarde a todos.

 

Venho ao fórum pedir auxílio na análise deste defeito que um ar condicionado da Consul (não sei o o modelo, o cliente acabou me passando apenas as placas de alimentação e de controle) que não está ligando.

Ao começar a análise vejo que o equipamento possui a tensão no primário do capacitor no valor de 300V e esta tensão chega até o dreno do circuito integrado ice3b0365j. 

 

Continuando a verificação consigo constatar que a tensão para a alimentação deste CI (Terminal 7 - VCC) possui uma alimentação próxima de 15V, comprovando que ele está recebendo a alimentação e desta forma funcionando corretamente.

 

Porém quando vou realizar a medição no secundário da fonte (nos capacitores eletrolíticos) , acabo percebendo que os mesmos não possuem tensão nenhuma (0V).

 

Cheguei na conclusão no momento que este CI estava danificado, já que não estava realizando o chaveamento do Mosfet interno que ele possui. Mas para a minha surpresa, ao trocar o componente por um novo, o defeito persistiu o mesmo.

 

Peço então para os amigos do fórum o que poderia estar causando este defeito. Será o TL431 ou fotoacoplador com defeitos? Se sim, como constatar que eles estão com defeito mesmo.

 

Abaixo estou mandando o link do datasheet deste componente e uma imagem exemplificando as medições que realizei.

 

Datasheet

https://www.infineon.com/dgdl/Infineon-ICE3BXX65J-DS-v02_09-en.pdf?fileId=db3a3043394427e4013953109b207cb2

esquematico.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Analisando o circuito acima,  verifiquei que só acontece de não ter tensão na saída com 15V na alimentação do CI, quando, ou o diodo D21 está aberto , ou as trilhas desse diodo estão  interrompidas ou ainda o secundário do  TR1 aberto.  Verifique as soldas do TR1 na placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal.

 

Primeiramente quero agradecer a ajuda dos colegas acima. O defeito em relação a fonte de alimentação deste equipamento consegui descobrir na semana passada, porém não vim postar o resultado no fórum.

 

Fiz a leitura do datasheet deste CI e descobri para que seu funcionamento aconteça de forma correta, ele não poderia possuir uma tensão acima de 4,5V no terminal do FB (feedback) e também no terminal do SOFTS (Soft Start).

 

Ao analisar isso e realizar as medições, foi constatado que no terminal do feedback possui 5V e no terminal do Soft Start não tinha tensão nenhuma. Esta tensão no terminal do Soft Start é produzida internamente no CI, porém por algum motivo não estava apresentando a mesma. 

 

Fiz uma simulação e injetei uma tensão (5V) no terminal do soft start e o equipamento voltou a realizar o chaveamento, comprovando que o defeito é relacionado ao circuito integrado ruim, mesmo depois da troca do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esses integrados da Infineon não são muito confiaveis mesmo. Você pode adaptar no lugar o KA1m0565, ligando os pinos assim:

- pino 1 no gnd

- pino 2 no drain

- pino 3 no vcc

- pino 4 no fb

 

e acrescentar um resistor de partida de 220k/2w do positivo do capacitor principal para o vcc.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...