Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Sony VPCF234FX - MBX-243 - Não liga

Avalie este tópico:


Leandro Battochio

Posts em destaque

Boa noite. Há um ano atrás estava usando meu notebook quando ele deu um estouro e nunca mais ligou. Já mandei na assistencia porém queriam me cobrar uma placa mãe nova, dando orçamento num valor de R$ 1.000,00. Achei absurdo e não fiz o negocio. Desde então estou com ele parado aqui, há mais de um ano. Possuo um conhecimento bem basico sobre eletronica, possuo um multimetro em casa então posso fazer as medições (é aqueles bem simples, modelo DT830B). A placa mãe dele é a MBX-243.

 

Meu carregador está normal, entregando 19,5V na saida normalmente.

O conector DC da placa mãe não esta em curto.

Coloquei a mão em diversos componentes próximo ao conector DC de alimentação e nos arredores, não senti nenhum chip superaquecido, então acredito que não seja um curto circuito? Pelo fato de na época ter ouvido um estouro, poderia ser algum capacitor que explodiu ou algo do tipo?

Alguém poderia me ajudar dizendo quais componentes eu deveria testar para tentar encontrar o problema? Se possível informar aonde eu localizo tais componentes na placa seria de grande ajuda também. Não conheço circuito de notebooks.

Editado: por Leandro Battochio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Battochio  No caso ele nem mostra nenhum led ascesso? geralmente placa mae sony tem varios fusivel (proteção) pela placa, da logo uma inspeção visual e veja se tem um componente danificado, normalmente quando é pwm ele faz um furinho bem pequeno em cima dai nao dar para ver assim sem prestar bem atenção ou com uma lupa ou microscopio. na entrada tambem vc tem os mosfet que fica proximo ao conector da bateria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Battochio , "Pelo fato de na época ter ouvido um estouro" , isso é indicativo que algo foi danificado, se vc conecta o DC e a fonte não morre, em algum lugar está sendo interrompido o fluxo da tensão. Eu, em primeiro lugar, seguiria a linha dos 19v pra ver onde ela para. Antes procura se tem as outras tensões 3v e 5v, se o chip da Bios está com tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago lucena

 

Não, o led do teclado não da nenhum sinal. Simplesmente morreu. O normal era acender mesmo com o cabo de força plugado.

Eu encontrei um componente perto do conector de energia denominado "F15",  um verde. Acredito ser fusível. Testei ele, não estava aberto. Vou tentar procurar por esse mosfet proximo ao conector da bateria. Poderia me dar alguma dica de como encontra-lo e sobre o que devo procurar nele?

 

@Rogerio Nascimento

Sim, eu conecto a fonte e ela permanece armada, com o led aceso. Poderia me informar onde fica o chip da bios para que eu possa ver se existe tensão? E essas outras tensões de 3v e 5v, deve existir algum regulador pra elas, correto? onde ficariam esses chips? Achei meio dificil de encontrar as trilhas nessa placa pra ser bem honesto. Não sei se são aquelas placas que tem duas camadas, que a trilha fica por dentro. Algumas trilhas consigo ver, mas são bem pequenas realmente. Devo providenciar uma lupa nos proximos dias.

Editado: por Leandro Battochio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com pouco conhecimento e sem ferramenta como estação de retrabalho eu creio que ficará muito complicado consertar essa placa. Alguns técnicos não têm conhecimento em reparo de placas, ou não querem fazer porque dá muito trabalho e pouco dinheiro. Mas se conseguir encontrar alguém que conserte sua placa será bem mais fácil. Aqui não falamos em dinheiro, mas o que posso dizer é que o valor de fato está realmente muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...