Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Monitor AOC 2236vwA funcionando só com DVI-D com VGA ele trava e não desliga - editado

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia Senhores, estou a pouco tempo  trabalhando com monitores, alguns resolvidos com sucesso graças a muitos aqui e outros batendo bastante a cabeça.

 

Esse caso é um destes que me deixou em dúvida.

 

A situação é a seguinte:

-  O monitor funciona normalmente quando conectado a saida DVI-D , fiz vários testes e o monitor não apresenta nenhuma falha, corre tudo 100% !
- Quando conectado pela saida VGA, ele liga, dá tela , funciona por cerca de 1 ou 2 minutos e a imagem some e ele fica "travado" nem desligar eu consigo, só mesmo tirando o cabo de energia, esperando alguns segundos e dai ele liga novamente, mas volta a travar.

-  Testei as placas adicionais que ele tem (usb e audio) e estão ok, sem fugas de corrente, solda fria .

- Capacitores estão ok ,testados ,não troquei ainda pois pelos sintomas, se fosse algo com a placa fonte, não funcionaria ligado a DVI-D , ou seja, não funcionaria de nenhuma forma.

 

Estou acreditando ser a placa principal , onde está a saida VGA, pode ser algum microcontrolador ,mas não notei nada diferente na placa que chamasse a atenção.

 

Outro ponto que notei é que na máquina (PC) que estou testando, possui duas placas de vídeo, a onboard (VGA) e uma placa secundaria que possui as 2 entradas (VGA e DVI), quando ligo esse montior na DVI-D funciona ok, quando ligo na VGA ele retorna que não tem sinal de video . Quando ligo na VGA Onboard ele dá sinal normal e liga, só que dai começa os defeitos relatados acima.

 

Nesse Monitor a placa principal é do código:   715g3329-1-2
E da fonte:  715g2892-5-4

 

A minha ideia era comprar uma placa principal nova, mas achei poucas no mercado (até de codigo similar ,porém com eprom gravada pra outras marcas , philips por exemplo)  e não possuo ainda um gravador de eprom(mesmo q nao sei nem se ajudaria, já que no DVI funciona normalmente.

Alguma sugestão dos senhores mais experientes ? 

Esse monitor pretendo colocar a venda então quero deixa-lo 100% funcional, visto que hoje nem todos possuem mais DVI e sim HDMI na saida da placa, o padrão VGA é comum então seria a mais utilizada.

 

Aguardo retorno de vocês e agradeço de antemão. Anexei as imagens das placas.

 

p.s. Caso faltei com alguma informação estou a disposição para passar.

 

 

20180719_075632.jpg

20180719_074002.jpg

20180719_073954.jpg

20180719_073829.jpg

20180719_073815.jpg

20180719_073809.jpg

Editado: por William_R
Novo Problema ocorrido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente primeiro trocar TODOS os capacitores eletroliticos da linha de +5V (C920/C922/C925) que fica na placa fonte, depois verifique na placa logica se o integrado U104 (AZC199-04S) não esta com algum diodo interno de proteção em curto.

U103.png

Uma vez estando tudo em ordem creio que uma outra tentativa sera de regravar a BIOS.

 

Boa sorte ;)

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2018 às 11:15, Henderson Rhedmax Moto Peças disse:

Show William !!! Muito obrigado pelo retorno, vou tentar e te confirmo isso , segunda-feira volto com ele pra bancada e já faço isso e retorno aqui o que ocorreu.

 

Um ótimo fim de semana.

Fiz o procedimento . Iniciei pelo mais simples os capacitores foram trocados e o comportamento se manteve. 

 

Medi o u104 e ele não está com o comportamento normal mesmo não. Vi o datasheet dele é também medi o u103 que é o mesmo. Estão com comportamentos diferentes . O u104 não deixa sinal nenhum passar onde deveria . Já o 103 está ok. Este circuito de proteção se removido ( sei que vai ficar sem proteção). Mas vai funcionar ? 

 

Valeu 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para verificar o funcionamento ate pode ficar sem, mas lembre-se que ele serve para proteção contra descargas estaticas.

 

Se ele estiver alterado ou em curto, removendo da placa o sinal vai passar para o MICON/Scaler e o aparelho deve voltar a funcionar.

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, William_R disse:

Para verificar o funcionamento ate pode ficar sem, mas lembre-se que ele serve para proteção contra descargas estaticas.

 

Se ele estiver alterado ou em curto, removendo da placa o sinal vai passar para o MICON/Scaler e o aparelho deve voltar a funcionar.

 

Show !! O sr é o Mestre é dos mestres.... achei também uma resposta de um caso semelhante com o U104 e U103 e adotei com o diodo zener... e funcionou... vou "abraçar" essa opção  e atender a necessidade.

 

Como o Sr. falou realmente fica sem a proteção, li totalmente o datasheet deste protetor, e funcionou,o  VGA ficou perfeito sem travamento, sem interupção na imagem ,ou seja, aguentou bem.

 

Parabéns e muito obrigado ! O Sr. é o cara !

 

Que venha o próximo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Senhores !!!

Infelizmente, ocorreu um novo problema, o monitor foi vendido e o cliente estava utilizando normalmente pelo VGA, porém me ligou informando que o mesmo travou, desligou e não quis ligar novamente.

 

Retirei no mesmo dia (estava 2 dias em uso normal)  e realmente, coloquei na bancada e ele não liga, não acende a luz de standby, nada..  Medi as tensões da placa fonte e estão batendo e as tensões dos transistores U701/U702 e U703/U704 estão batendo com o informado no Manual de Serviço.  As medidas são VOut = 1,8v e Vout = 3,3 !

Fiz alguns topicos com problema semelhante e falaram desses U702 e U703 , mas pelo que medi não estão em curto e com a tensão normal  !

 

O que vi no Manual de Serviço é que pede pra substituir o U401 que é o CI principal, então vejo que terei que trocar essa placa ou alguem sugere algo que ainda pode ser feito ?

 

Detalhe, não medi a forma de onda do Cristal  (X401)

 

Anexei a pagina do manual de serviço.

 

No aguardo de novidades.

 

Obrigado.


 

 

2236vwa_service.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Peguei hoje um DELL e1910c com essa placa (715G3329-1-2) e com sintomas semelhantes de travar no modo VGA !

 

Apos a troca de TODOS os capacitores eletroliticos da fonte de +5V e +14V, so foi resolver quando troquei na Main Board os capacitores eletroliticos:

 

C704 (100uFx25) fonte de 1.8V
C707 (100uFx25) fonte de 3.3V

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal  William, tudo bem ?

Obrigado por informar e também a comunidade.

Estou com esse monitor parado deste então, pois na main board queimou  CI principal.. ou seja, o monitor liga mas não faz mais nada, nem substituinto a bios...  resultado : tem de se trocar ap laca, porém buscando não achei ninguem que a tenha.. o grande problema da AOC é que pode ser um Philips também, e nem sempre a placa mesmo com o PN correto, consegue se uma que seja identica nos conectores que ligam  a placa  T-CON  mas venho garimpando mes a mes... uma hora encontro e ponho o menino pra funcionar, esse é de uso pessoal mesmo.

Agradeço e sucesso a você e a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Aqui tem alguns arquivos desse aparelho:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Lembrando que para poder baixar arquivos terah que ter creditos:

 

 

Leia mais em:

 

 

Editado: por William_R
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2019 às 13:57, Henderson Rhedmax Moto Peças disse:

Legal  William, tudo bem ?

Obrigado por informar e também a comunidade.

Estou com esse monitor parado deste então, pois na main board queimou  CI principal.. ou seja, o monitor liga mas não faz mais nada, nem substituinto a bios...  resultado : tem de se trocar ap laca, porém buscando não achei ninguem que a tenha.. o grande problema da AOC é que pode ser um Philips também, e nem sempre a placa mesmo com o PN correto, consegue se uma que seja identica nos conectores que ligam  a placa  T-CON  mas venho garimpando mes a mes... uma hora encontro e ponho o menino pra funcionar, esse é de uso pessoal mesmo.

Agradeço e sucesso a você e a todos.

 

A principio vou considerar como caso Devolvido e se for o caso de retornar, mude então o prefixo do topico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Boa tarde, tb estou com um aparelho desses, o aparelho está morto nem stand by acende. Na fonte tenho tensões de stand by de 5V mas n tenho a de 16V, acredito que a placa lógica fica com a função de armar esses 16v, mas mesmo assim troquei todos os capacitores da fonte.

 

Em fim parti para placa lógica, troquei os capacitores C704. C419 e C707 e nada. As tensões nos reguladores U702/701 e U703/704 estão normais: 3.3V e 1.76V respectivamente.

 

Reparei que o CI U702/701 tem uma impedância de 1000ohm com o conector de 16V da fonte.

 

O CI principal U401 esquenta levemente ao conectar a fonte.

 

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...