Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Fonte Brother DCP 7055 referencia EDPS-62AF duvida no valor de componentes

Avalie este tópico:


DTI Pronet

Posts em destaque

Boa noite pessoal, alguém poderia me ajudar estou com uma placa fonte dessa impressora brother DCP7055 EDPS-62AF A(115) DELTA em minha bancada, o FET (trocado) entrou em curto junto com o IC31(trocado), R35(trocado) e também afetou D31, R32 e C39 e não consigo saber a referência deles pelo esquema, Alguém poderia me ajudar?

 

Segue anexo foto do circuito.

Capturar.JPG

Editado: por DTI Pronet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

não sei os valores originais, mas com esses ela deve funcionar:

 

D41: 1n4148

R32: 10 a 22r

C39: 470pf/1kv

 

Veja se não abriu o R34..

Valeu zazulak

 

Eu nao sabia qual era acabei colocando um capacitor no C39 de valor de 2 microfarad, e as tensões de saída da fonte cairão bastante, será que pode ter alterado por conta deste capacitor de valor alto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2018 às 23:20, DTI Pronet disse:

Valeu zazulak

 

Eu nao sabia qual era acabei colocando um capacitor no C39 de valor de 2 microfarad, e as tensões de saída da fonte cairão bastante, será que pode ter alterado por conta deste capacitor de valor alto?

 

Essas placas costumam ter um diodo schottky que costuma dar problema tmb. Não me recordo mas, uma vez tive um problema numa placa que apresentou tensão baixa e era ela. Não custa dar uma conferida.

Boa sorte e volte com o resultado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela tem um zener de 30v no secundário que as vezes entra em curto. Pode ter sido isso que aconteceu aí. Também pode ter queimado o integrado.. veja como está a tensão no pino 6 dele.

 

ps. É normal ela ficar com as saídas um pouco diferentes dos valores nominais quando é ligada sem carga fora da impressora. Tem uma saída de 3.3, uma de 8 e a de 24v.. se não me engano fora da imp só a de 24 fica normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, DTI Pronet disse:

eu troquei o diodo zener ZD 33 que estava em curto ele é o TZX8V2A e eu troquei pelo C18PH, e agora tá queimando o mosfet Q1.

O how.. se ele queimou, muito provavelmente o integrado (qual é o código dele?) e o optoacoplador também queimaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite caro zazulak,

 

Amigo até agora fiz a troca do integrado pwm (1219a6) e mosfet (fqa10n80c), tb o C39 por ceramico 470pf/1kva, o ZD33  pelo 1n756, R32 pelo 22 ohms, D31 pelo 1n4148.

 

No momento não esta queimando mais e os pinos do pwm estão dando: 

pino 1: nada

pino 2: 3,7 vdc

pino 3: nada

pino 4: gnd

pino 5: nada

pino 6: 9 vdc

pino 8: 95 vac

e não tem as tensão de saída 8, 3,3, 24vdc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o ncp1219 parte com 12,7v no pino 6, e depois de partir, ele precisa de no mínimo 9,9v para se manter funcionando. Se a tensão não passa dos 9v, ou ele está pifado, ou tem alguém na linha do pino 6 (c31, c32, zd32 ou d8) com fuga, impedindo a tensão de subir. Ah, veja se quando queimou o fet não levou junto o R35. No esquema também aparece um zener (zd31) em paralelo com o R35, mas geralmente ele é omitido na montagem da placa.. é provável que não exista nessa aí.

 

ps. você conseguiu achar o ncp1219 à venda no mercado nacional? Eu nunca encontrei... nessas fontes tenho usado o ncp1271a, equivalente mais próximo que se acha por aqui, ou o ncp1203d60, adicionando um zener de 15v/1w entre vcc e gnd. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia caro amigo,

 

encontrei nesses links abaixo no mercado livre o integrado:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Testei todos que estão na linha do pino 6, mas estão todos ok.

notei que no pino 6 a tensão fica variando no multimetro entre 9 e chega até 10vdc bem rapido, vou tentar trocar o pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...