Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15 / FX3MC / tela não liga backlight

Avalie este tópico:


JPedroo

Posts em destaque

Este notebook da Dell não ligava o backlight, eu medi na placa e estava tudo bem, resolvi olhar na tela e o fusível do backlight estava aberto, medindo descobri que avia um curto em uma voltagem de 19v, injetando voltagem controlada no curto descobri um capacitor esquentado. removi ele e o curto sumiu mas por não ter o esquema da tela não pude substituir o capacitor por outro, mesmo assim eu coloquei um fusível ali e liguei o notebook, ele até liga o backlight mas em alguns segundos ele desliga ou da umas piscadas, eu observando percebi uma bobina que fica perto do capacitor em curto esquentando bastante.

Eu sei que provavelmente trocando a tela resolve o problema mas queria consertar esta tela tendo em vista que ela até liga o backlight. E vai me sair mais barato.

A tela é a B140XTN03

Alguma dica?

Editado: por JPedroo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JPedroo

 

Cara acho q ao injetar + tensão deve ter danificado mais alguma coisa.

Essa tela acontece bastante de danificar esses cap mas se vc medir vai encontrar uns 3 em curto no Multímetro normalmente eh um dos 2 em que estão um ao lado outro.

Então eh mais viável vc retira 1 por 1 doq ficar injetando tensão e danificar + alguma coisa como deve ter acontecido no caso.

Eu pegaria uma tela quebrada do mesmo modelo e iria trocando componente a os poucos, iniciaria pelo CI pero do conector do led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jotape no caso eu não injetei voltagem assim aleatoriamente. Foi a voltagem que tem naquela área que é de 19v e tmbm é com uma fonte com controle de amperagem, eu vou aumentando a amperagem bem devagar ate alguma coisa dar uma leve esquentada dai eu vejo o que é, justamente para não ir queimando tudo.

@curtolo não entendi o que quer dizer com serigrafia dos componentes da placa, o que eu posso te informar seria o modelo dela que esta ali na placa e na primeira postagem e depois cada componente tem sua descrição que se eu tivesse o esquema daria para ver, mas não tenho joinhas para fazer o download.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@JPedroo , a serigrafia é a descrição do componente na placa, vc disse q achou um capacitor em curto, como ele é identificado na placa?    C1, C100...   ou a bobina q está aquecendo - L10, L2.     Assim eu vejo no esquema e posto aqui um print do esquema dessa área da placa e vc vê as características desses componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, JPedroo disse:

@curtolo Apos eu retirar o capacitor C243 que estava em curso o backlight voltou a funcionar mas depois de alguns segundos desliga e as vezes pisca rapidamente e esquenta a bobina L205. o fusível F202 é o que estava aberto

Colega isto indica que está acontecendo ainda um elevado consumo de corrente e o circuito do backlight está desarmando por proteção.

 

Todos os aparelho que tem tela led tem esta proteção que ativa nestes casos. Como esta placa não tem muitos componentes pode ser testado quase todos e outra coisa se a régua de led estiver com algum led em curto acontece estes mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 21/07/2018 às 11:26, JPedroo disse:

Este notebook da Dell não ligava o backlight, eu medi na placa e estava tudo bem, resolvi olhar na tela e o fusível do backlight estava aberto, medindo descobri que avia um curto em uma voltagem de 19v, injetando voltagem controlada no curto descobri um capacitor esquentado. removi ele e o curto sumiu mas por não ter o esquema da tela não pude substituir o capacitor por outro, mesmo assim eu coloquei um fusível ali e liguei o notebook, ele até liga o backlight mas em alguns segundos ele desliga ou da umas piscadas, eu observando percebi uma bobina que fica perto do capacitor em curto esquentando bastante.

Eu sei que provavelmente trocando a tela resolve o problema mas queria consertar esta tela tendo em vista que ela até liga o backlight. E vai me sair mais barato.

A tela é a B140XTN03

Alguma dica?

 

 

AMIGO RESOLVI AQUI O MESMO DEFEITO A MESMA TELA TROCANDO OS DOIS CAPACITORES C246 E C243 E TROQUEI O FUSÍVEL PEGUEI TUDO DE OUTRA TELA QUEBRADA.. NAO PRECISA SER A MESMA TELA. E SO OLHAR O TAMANHO DOS CAPACITORES E FUSÍVEL E FAZER A TROCA E CORRER PRO ABRACO... VALEU  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2018 às 11:26, JPedroo disse:

Este notebook da Dell não ligava o backlight, eu medi na placa e estava tudo bem, resolvi olhar na tela e o fusível do backlight estava aberto, medindo descobri que avia um curto em uma voltagem de 19v, injetando voltagem controlada no curto descobri um capacitor esquentado. removi ele e o curto sumiu mas por não ter o esquema da tela não pude substituir o capacitor por outro, mesmo assim eu coloquei um fusível ali e liguei o notebook, ele até liga o backlight mas em alguns segundos ele desliga ou da umas piscadas, eu observando percebi uma bobina que fica perto do capacitor em curto esquentando bastante.

Eu sei que provavelmente trocando a tela resolve o problema mas queria consertar esta tela tendo em vista que ela até liga o backlight. E vai me sair mais barato.

A tela é a B140XTN03

Alguma dica?

aqui sempre conserto essas telas eu sempre troco esse capacitor ceramico e refaço um fusistor  o capacitor vc acha em telas de 14 led podes coloca que vai funciona boa tarde tem essa dica aqui que postei 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...