Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Hp 14-R052 BR - LA-A993P rev 1.0 - Não liga, nem ascende led de carga

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Pessoal recebi hoje esse notebook que não apresentava nenhum sinal, nem o led de carga ascende ao ligar o notebook. Desmontei e verifiquei que não existia 3v e 5v e o pwm PU301 tava aquecendo. Eu abri os jumpers PJ301 e PJ304 e as tensões subiram. Injetei tensão na linha de 3v e o super I/O estava aquecendo. Removi o Original KB9012QF A4  e substitui por um KB9012QF A3, pois é o que eu dispunha aqui em estoque. Busquei datasheet desses componentes mas não encontrei distinção entre o A3 e A4. Soldei ele na placa, fechei os jumpers e liguei o carregador mas as tensões não apareceram, mas nem o I/O nem o pwm esquentaram. Reabri o jumper dos 3v e as tensões do pwm subiram novamente. Eu injetei tensão na linha de 3v e nada aquece, mas a placa tb não liga. Gostaria da ajuda dos colegas com 2 questões: a primeira é se alguém tem conhecimento se existe alguma diferença entre os I/os que mencionei acima, e a segunda é como posso verificar qual componente está em curto nessa linha pois a mesma não tem a serigrafia em todos os componentes e não encontrei boradviewer dela nos fóruns que sou cadastrado.

 

 

Editado: por XkawagataX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Apenas para adiantar, neste caso esse sio é regravável. 

Assisti teu video, obrigado pela ajuda. Só mais uma duvida, onde consigo comprar o gravador de I/O, já procurei no mercado livre e não encontrei. Esse já é o segundo notebook que não tenho como resolver por conta dessa gravadora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,. comprei deste vendedor o meu... 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas onde consigo ou o esquema para montar ou o produto já pronto para comprar? Não consegui no ML nem um nem outro.

3 minutos atrás, regisfatef disse:

- Tem algumas opções, comprar já gravado, ou montar o gravador de forma simples.

- Tem modelo profissional svod.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Vamos analisar o possível defeito na placa, deixando o super io, no aguardo.

- Porem, se precisar, no ML, basta digitar kb 9012 qf a4, terá várias opções de compra, basta solicitar já com o arquivo desejado gravado.

- Opções china :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ou

Editado: por regisfatef
inserir links aliexpress.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Minha opinião...

Se ao abrir os jumpers, as tensões de 3,3v e 5v aparecem... então vc tem um problema no secundário. Um provável curto.

 

cara se esse é o caso, como vou identificar os componentes que estão em curto se não tem serigrafia na placa para eu analisar pelo esquema? Eu injeto tensão na linha de 3v que é a que mata o pwm quando fecho o jumper mas nada aquece. E com o I/O velho ele aquece quando injeto tensão na linha de 3v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, regisfatef disse:

- Vamos analisar o possível defeito na placa, deixando o super io, no aguardo.

- Porem, se precisar, no ML, basta digitar kb 9012 qf a4, terá várias opções de compra, basta solicitar já com o arquivo desejado gravado.

- Opções china :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ou

Vc falou que tem como montar. Teria o esquema de como fazer um? Esse investimento está um pouco alto para mim no momento. Acabei de duplicar as ferramentas da assistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Minha opinião...

Se ao abrir os jumpers, as tensões de 3,3v e 5v aparecem... então vc tem um problema no secundário. Um provável curto.

 

O problema é que ele injetou 3v no sio e ele esquentou, então há um provável curto nele. Ele trocou, mas neste caso teria que ser de placa igual, ou então regravar o sio. Mas além do sio ele pode ter um curto conforme descreve no tópico.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, XkawagataX disse:

cara se esse é o caso, como vou identificar os componentes que estão em curto se não tem serigrafia na placa para eu analisar pelo esquema?

No caso se trata de dificuldade para encontrar o componente defeituoso... sei que é complicado, mas isso não quer dizer que vc tem que seguir o caminho errado.

Se o problema fosse a regravação do SIO, as tensões de 3v e 5v não iriam aparecer só porque vc tirou o jumper.

Essa tensão +3VL se ramifica por vários pontos da placa, inclusive o SIO com a função de alimentá-lo.

Vai ser trabalhoso, mas seu problema está na linha +3VL.

 

28 minutos atrás, XkawagataX disse:

E com o I/O velho ele aquece quando injeto tensão na linha de 3v.

As vezes em uma placa se encontra mais de um componente em curto.

 

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O problema é que ele injetou 3v no sio e ele esquentou, então há um provável curto nele. Ele trocou, mas neste caso teria que ser de placa igual, ou então regravar o sio. Mas além do sio ele pode ter um curto conforme descreve no tópico.

Tbm acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Jakers Binder disse:

No caso se trata de dificuldade para encontrar o componente defeituoso... sei que é complicado, mas isso não quer dizer que vc tem que seguir o caminho errado.

Se o problema fosse a regravação do SIO, as tensões de 3v e 5v não iriam aparecer só porque vc tirou o jumper.

Essa tensão +3VL se ramifica por vários pontos da placa, inclusive o SIO com a função de alimentá-lo.

Vai ser trabalhoso, mas seu problema está na linha +3VL.

 

As vezes em uma placa se encontra mais de um componente em curto.

 

Isso eu entendo. Falei pois algum colega poderia ter o boardviwer desse modelo para upar no fórum pois não encontrei aqui. Como falei essa placa não tem a serigrafia em todos os componentes o que dificulta a análise das linhas pois no esquema tenho como seguir mais chegando na placa trava por falta das referências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Pela sequencia , tem de verificar estas tensões, antes do start.

 

image.png

 

image.png

 

- Verifique as tensões iniciais, VL, de 3 V e 5 V.

- Pino 11 = Vin = 19 V.

- Pino 14 = LDO = 5 V. ( alguns chips só liberam, após sinal de habilitação ).

- Pino 15 = LDO = 3 V.

 

- Após ( sem start )

- Pino 13 = Ec on = 3 V ( vem do sio ) habilitação. 

    - Pino 9   = 3 V alw

    - Pino 17 = 5 V alw

 

 

image.png

 

image.png

Editado: por regisfatef
inserir sequencia de start.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, regisfatef disse:

- Pela sequencia , tem de verificar estas tensões, antes do start.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

- Verifique as tensões iniciais, VL, de 3 V e 5 V.

- Pino 11 = Vin = 19 V.

- Pino 14 = LDO = 5 V. ( alguns chips só liberam, após sinal de habilitação ).

- Pino 15 = LDO = 3 V.

 

- Após ( sem start )

- Pino 13 = Ec on = 3 V ( vem do sio ) habilitação. 

    - Pino 9   = 3 V alw

    - Pino 17 = 5 V alw

 

 

 

image.png

Bom, Nesse caso eu irei ressoldar o IO original visto que o que pode estar causando seu aquecimento é o componente que está em curto na linha dos 3v. Após isso irei testar as tensões e sinais que o colega regisfatef mencionou e posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, regisfatef disse:

- Pela sequencia , tem de verificar estas tensões, antes do start.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

- Verifique as tensões iniciais, VL, de 3 V e 5 V.

- Pino 11 = Vin = 19 V.

- Pino 14 = LDO = 5 V. ( alguns chips só liberam, após sinal de habilitação ).

- Pino 15 = LDO = 3 V.

 

- Após ( sem start )

- Pino 13 = Ec on = 3 V ( vem do sio ) habilitação. 

    - Pino 9   = 3 V alw

    - Pino 17 = 5 V alw

 

 

 

image.png

Bom, ressoldei o IO e tentei fazer as verificações das tensões porém só tenho o AC IN, abri o jumper dos 3v e com ele aberto eu tenho ACIN, +3VLP( esta só até  o jumper), +5VLP . Não tenho tensão em nenhum ponto onde deveriam estar presentes os +3VL. Se eu fecho o jumper fico apenas com os 19v e o pwm derruba as demais tensões. Com o jumper fechado se eu alimento apenas a linha de 3v o IO aquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Resumo, da forma que entendi.

- Super io kb 9012 qf a4 , aquecendo na placa.

   -  Substituido por modelo  kb 9012 qf a3, não aquece na placa, porem não liga a mesma.    

   - Suspeita de necessidade de regravar a bios interna do novo super io. ( faltou o recurso ).

        - Devolvido o super io original a placa, voltou o aquecimento no super io.

- A linha de tensão de + 3 VL, foi injetada tensão, e somente o super io aquece.

- Vou aguardar a análise dos demais colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...