Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP LaserJet 1010 / Fundo cinza nas impressãoes

Avalie este tópico:


Posts em destaque

IMG_20180731_083259278.jpg

Bom dia, estou com essa HP 1010 em minha bancada com as impressões saindo conforme a imagem.

Já foi trocado o cartucho, rolo de transferência e LSU, também foram verificados os contatos da placa da fonte, tudo OK.

Testei com a fonte de uma 1012 que temos aqui e as impressões saíram perfeitas.

Algum dos colegas saberia me informar qual o componente que estaria causando esse defeito?

Estou querendo efetuar o reparo antes de passar o valor da troca da fonte para o cliente.

 

Desde já agradeço

IMG_20180731_083259278.jpg

Editado: por Isaac Steinmetz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlexandeDominio Conforme informado pelo colega acima, foi trocado o toner e não resolveu. Pra solução foi feita a troca da placa DC Controller.

@Isaac Steinmetz Confesso que o reparo da placa não é meu forte, quem sabe algum outro colega possa ajudar: @zazulak @João Henrique ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isaac SteinmetzSe trocou a placa fonte e resolveu, diagnóstico feito. Eu começaria trocando os capacitores eletrolíticos, principalmente os que atuam no circuito de retificação de entrada. Se tiver um osciloscópio fica um pouco mais fácil de se encontrar algum ripple nas tensões continuas. Falta de temperatura no cilindro de fusão causam esse cinza. Se atente a esse circuito também, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso parece sintoma de uma das fontes de alta não mantendo a tensão estável. Se a placa tiver um LM324 no lado de baixo, pode começar trocando ele. 

 

Ps. Já que você tem uma fonte boa, compare as tensões das fontes de alta, medindo na escala de 1000v do multímetro enquanto ela imprime. Infelizmente nas fontes HP, é quase impossível acionar as fontes de alta tensão com ela fora da impressora.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

 

        Esse defeito está relacionado com o setor de energização do toner (HV)conforme nosso amigo@zazulak  disse.

Vá nesses dois transistores osciladores indicados na seta azul ,retire eles e meça , outra coisa que pode ser são a saída dos trafos ,confira aqueles resistores , diodos e principalmente aqueles capacitores azuis  indicados na seta vermelha.

       Nas laser há um controle sincronizado no setor de alta , uma fase energiza e outra desmagnetiza atravéz de pulsos AC/DC,

e se haver um descontrole o cilindro não consegue desmagnetizar a tempo de uma nova regravação feita pelo LSU e suja passando pra folha .

        Confira esse setor que voçe na certa resolverá.

Boa sorte.

 

 

FONTE 1010.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2018 às 20:31, zazulak disse:

Isso parece sintoma de uma das fontes de alta não mantendo a tensão estável. Se a placa tiver um LM324 no lado de baixo, pode começar trocando ele. 

 

Ps. Já que você tem uma fonte boa, compare as tensões das fontes de alta, medindo na escala de 1000v do multímetro enquanto ela imprime. Infelizmente nas fontes HP, é quase impossível acionar as fontes de alta tensão com ela fora da impressora.

@zazulak estou acompanhando o post e achei interessante a sua dica. Quais os pontos o colega @Isaac Steinmetz  poderia medir ? Lembrando que o LM fica na parte traseira da placa e ela precisa estar fixada na impressora devido os aterramentos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Alberto Rosa disse:

@zazulak estou acompanhando o post e achei interessante a sua dica. Quais os pontos o colega @Isaac Steinmetz  poderia medir ? Lembrando que o LM fica na parte traseira da placa e ela precisa estar fixada na impressora devido os aterramentos.

 

 

Os 3 pontos de contato de alta tensão. Provavelmente dois são ilhas na parte de baixo da placa, e um é o fio vermelho que vai para o fusor. Os pontos de contato é só identificar algum componente ligado neles e medir no pino do componente pelo outro lado. Dependendo da impressora, não é necessário mandar ela imprimir.. algumas acionam as fontes de alta durante o auto teste do mecanismo, aí é só abrir e fechar a tampa.

 

O LM324 em boa parte dos casos não adianta medir. Como é barato e facil de achar, eu troco direto. Nessas placas fonte de HP, recomendo trocar com o soldador mesmo, porque elas levantam bolhas com muita facilidade se usar ar quente. Mas tem um macete pra identificar defeito nele medindo as tensoes com a placa ligada na bancada. É mais ou menos assim:

 

 - se a tensão na entrada inversora for maior que na não inversora, a saída tem que ser 0v

 - se for maior na não inversora, a saída tem que ser quase igual ao vcc (nessas placas ele é alimentado direto pelos 24v).

 - se a tensão nas entradas for igual, a saída pode ter qualquer valor entre 0 e vcc

 

Esse método serve pra testar qualquer amplificador operacional. 

--------------

 

Nas imp Samsung é fácil ativar as fontes de alta com a placa na bancada. Muitas até tem identificados os pinos de controle no conector do flat. Já em HP, é quase impossível, principalmente naquelas que tem um microcontrolador na placa fonte.

 

 

PS. Para quem for medir fonte de alta em impressora laser, cuidado: apesar da corrente baixa, elas dão um choque bem forte.. o suficiente para o cara levar um susto e acabar derrubando a impressora (experiência própria)

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...