Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Peças a base de silicone pra limpar os contatos do CHIP na PCB

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá,

 

Estou caminhando pro meu primeiro trabalho de BGA e de todo o conhecimento absorvido em diversos videos, percebi que terei um pouco de dificuldade na hora de limpar os contatos do CHIP na PCB devido um problema no meu ferro. Vi o video abaixo em que o técnico usa uma peça de silicone pra remover a solda velha dos contatos.

 

Algum amigo já utilizou este método e recomenda ?  Os contatos ficam bem limpos mesmo ?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GreatField a imagem esta bem ruim, mas da pra ver que ficou bastante solda nos pads e isso vai dar problema na hora de soldar o chip.

 

Além disso, tem que permanecer com a placa com a temperatura bem alta por mais tempo, e isso pode causar problema também.

 

Veja que no vídeo é utilizado uma placa de sucata.

 

Melhor o método tradicional com malha mesmo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GreatField 

Não concordo com a técnica usada no vídeo !

Fazer limpeza de solda com a placa ainda aquecida ? Nem pensar...

Vai empurrar essa solda para onde ? Para junto de outros componentes ? Nem toda placa terá um espaço favorável.

O vídeo fala em agilidade para o reball, porém essa parte da limpeza (fazendo com ferro) "na minha opinião" não leva perda nenhuma de tempo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, GreatField disse:

Olá,

 

Estou caminhando pro meu primeiro trabalho de BGA e de todo o conhecimento absorvido em diversos videos, percebi que terei um pouco de dificuldade na hora de limpar os contatos do CHIP na PCB devido um problema no meu ferro. Vi o video abaixo em que o técnico usa uma peça de silicone pra remover a solda velha dos contatos.

 

Algum amigo já utilizou este método e recomenda ?  Os contatos ficam bem limpos mesmo ?

 

 

 

 

 

Já não trabalho com BGA faz tempo e as últimas vezes que precisei levei ao amigo @edsonninja, não recomendo o método citado, recomendaria voçê utilizar uma estação de solda com controle de temperatura e uma ponta apropriada, geralmente utilizam a ponta faca,espatula ou aquela com a ponta achatada juntamente com a malha.

 

Espatula.jpg

Ponteiras.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...