Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E5-574G / da0zrwmb6g0 REV G / Matando Fonte

Avalie este tópico:


Israel Lorandi

Posts em destaque

Bom dia pessoal tudo bom? Estou com este aparelho que está matando a fonte, fui analisando e cheguei na bobina PL2 que ao remover ela para de matar a fonte, a máquina até liga sem esta bobina que "fecha" o circuito e manda alimentação para o processador, agora estou em dúvida o processador foi para o espaço ou pode ser ainda um capacitor ou algo do tipo? Os de tantalo já removi e testei e estão bons. A PL2 gera o sinal +VCCGT ( acho que é isso que entendi, muita dificuldade de entender esquemas). Alguma dica? PL2 está circulada, liguei a máquina sem ela e na parte superior do pad tela possui 19v.

38119247_1756614261113256_3166591009798750208_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só retirando esta bobina não vai resolver, como vc disse tem um curto nesta placa que esta derrubando a fonte vc tera que testar com o multímetro mas esta bobina vc tem que colocar ela novamente no lugar e testar outros componentes e encontrar o curto, a bobina tem uma resistência baixa mesmo mas terá que testar outros componentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Israel Lorandi, estou sem o esquema agora, mas verifica o seguinte, volta a bobina no lugar e da uma olhada se o curto não está em algum Fet de entrada, qq coisa faz um jumper só pra teste. Verifica tb a linha das bobinas de 3v e 5v. 

 

Posta resultados positivos ou negativos. 

 

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, christian.ricard disse:

Bom dia @Israel Lorandi, estou sem o esquema agora, mas verifica o seguinte, volta a bobina no lugar e da uma olhada se o curto não está em algum Fet de entrada, qq coisa faz um jumper só pra teste. Verifica tb a linha das bobinas de 3v e 5v. 

 

Posta resultados positivos ou negativos. 

 

Abraços e boa sorte.

Como falei amigo retirando a PL2 o curto fica isolado e a máquina liga normalmente, 3v3 e 5v normais só fica sem alimentação no processador, vou dar mais uma verificada na linha do processador, ja removi o pwm do processador mas também não é ele, por estar com 19v na bobina que não deveria como citou o @cristi pode ser um problema no Pu6 estar mandando uma alimentação errada e ter queimado mais alguma coisa do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi amigo, vou comprar o componente, liguei a máquina o CPU está aquecendo digamos que dentro do normal, a tela chega a ligar os leds pois vê-se que a tela ligou porém sem vídeo (obviamente está faltando um pwm....) mas para constar fiz a medição de todas as bobinas da placa exceto a do charge. Vou passar uma foto com a numeração das bobinas e as tensões para deixar registrado e caso possa ter algo errado ja sem contar com o pwm faltando.

1- 0.79v              7- 0.90v

2- 0.88v              8- 1.05v

3- 0.61v              9- 1.35v

4- 0.61v             10- 1.05v

5- 1.51v             11- 3.32v

6- 0.90v             12- 5.20v

38286841_1756913651083317_8100466594095824896_n.jpg

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, system08 disse:

Acredito  que seja esse pu6  que não está gerando a energia padrão para a bobina, ele tem wue receber noa pinos 6 e 22 e não mandar nos pinos   5 e  13

A máquina só ligou pois removi ele, se olhar em cima da bobina PL2 no caso a número 4, não tem ele ali e a máquina estava ligada na hora da medição. Por a máquina ligar aquecer e ter outras tensões acho que só ele queimou e colocando novo volte a funcionar normalmente (rezo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Israel Lorandi disse:

A máquina só ligou pois removi ele, se olhar em cima da bobina PL2 no caso a número 4, não tem ele ali e a máquina estava ligada na hora da medição. Por a máquina ligar aquecer e ter outras tensões acho que só ele queimou e colocando novo volte a funcionar normalmente (rezo).

 

Cara pelos relatos vc está no caminho certo, vamos acompanhar seu tópico, não esqueça de retornar aqui depois e dar uma feedback pro pessoal e lembre tb de dar os joinhas a todos q tentaram lhe ajudar. 

 

Abraços.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Israel Lorandi nunca ligue a maquina sem um Bulck converter (nós chamamos erado de PWM),

pois ele, juntamente com os mosfets de alta e baixa e mais a bobina que irão gerar as tenções de saida 

e sem ele podemos gerar um curto nesses mosfets ou em outros componentes que dependem dessa tensão.

essa tensão é normalmente que alimenta o chipset (no teu caso PCH)

Editado: por wjinformatica
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 28/08/2018 às 11:56, cristi disse:

@Israel Lorandi amigo final da tarde abro seu esquema e volto com sua analise ! coloque por favor a tabela com as tensão como fez mas com os nomes por exemplo: PL 1 = 3v 

fico no aguardo !

Aquele outro tópico vou deixar um pouco de lado, preciso de uma mão nesse kkkkk 

Fiz uma tabela com as tensões, as bobinas que eu mesmo nomeei (conforme imagem da resposta #16) e as tensões que achei e as bobinas correspondentes no esquema.

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...