Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida como começar

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Poxa irmão... vou ser sincero me baseando na minha experiência de profissão.

Tenho atualmente 38 anos de idade e me formei em Eletrônica em 1998.

Durante o meu segundo grau técnico me apaixonei pela possibilidade de ser suporte técnico e vivo disso até hoje.

Entretanto, com a visão do crescimento da manutenção em notebooks, vi uma bela oportunidade em usar meus conhecimentos em eletrônica e sair reparando placas mãe, correto? ERRADO!

A eletrônica teórica é bem diferente da eletrônica prática. Não que a primeira possa ser desprezada. Não em absoluto! Mas muitas teorias, fórmulas, informações sobre componentes e etc não vão fazer de você um cara EFICIENTE. Tem muitos caras que nunca fizeram um curso na vida e DÃO SHOW!

Eu assisto muitos vídeos quando tenho dificuldades e não tenho vergonha de perguntar, apesar de fazer poucos reparos por ser mais suporte de T.I.

Meu conselho é dar uma olhada em cursos online gratuitos de eletrônica básica, e depois TER FOCO NO OBJETIVO. Vai reparar TVs? Notebooks? Módulos veiculares? As coisas se assemelham, mas têm suas particularidades. Procure cursos de especialização, mas fuja da promessa de que irão te formar um profissional apto a resolver qualquer problema. 

Assista vídeos no Youtube e em casos de dúvidas, converse com a galera.

OBS: Como dica, após você começar a ter uma boa noção, busque um estágio não remunerado em alguma loja (mesmo que pequena) próxima a você, para você começar a pegar prática e experiência.
OBS2: Use como cobaisas, SUAS COISAS, ou sucatas. Jamais se disponha a resolver algo para alguém sem a devida experiência. Ao invés de consertar, você pode terminar de destruir.

É isso... Eletrônica básica, funcionamento básico dos componentes, aprender a usar um multímetro e técnicas de soldagem / dessoldagem já seria um belo começo, aliada a metodologia com alguns vídeos do Youtube.

Abração, boa sorte e sucesso!

JB

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 01/08/2018 às 13:02, Kelvy Rodrigues disse:

por onde começo na eletronica

Seria bom partir da eletrônica básica, estudar os componentes, simbologia, como medir , leitura de esquema elétrico entre outros, com a vasta disponibilidade de material, com dedicação você chega lá.

Estou fazendo um curso on line de análise, é diferente.. mas estou aprendendo bastante e tento conciliar com os problemas relatados aqui no EletrônicaBR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...