Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Acer Aspire E1-471(DAZQSAMB6E1): Liga e desliga, vezes dá vídeo vezes não.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde amigos,

 

Já quebrei a cabeça em algumas placas dessas. Muitas dei como sem solução. Então resolvi pesquisar o defeito mais a fundo. Essas placas normalmente apresentam o defeito de ligar e desligar, ou ligar dar video e logo desligar. Depois de regravações de BIOS, reflows no PCH, ativação de algumas tensões suspesas resolvi então, o que deveria ter feito o início, era medir a tensão no pino 8 das BIOS. Encontrei lá uma tensão variando de 2,2V a 2,9V. Quando esta tensão chegava no seu valor mais alto a placa ligava e dava vídeo. Fui então pesquisar qual circuito alimentava as BIOS. Cheguei ao mos-fet da figura 1 (PQ54) que chaveia tensão +3VPCU para +3V_S5, essa que dá origem a tensão +3V_PCH_ME (presente nos pinos 8 das BIOS). Troquei o dito mos-fet porém o defeito permaneceu. Fui então mais a fundo pesquisando quem chaveava o PQ54 que recebe em seu gate o sinal S5D. Cheguei então o circuito da figura 2. Foi então que achei baixa tensão no divisor resistivo formado pelos resistores PR153 e PR150. Medindo a resistência sobre o PR153 ela acusava 100 Ohms. Saquei o resistor da placa e o mesmo estava bom. Foi então que comecei a levantar mos-fets e transistores do circuitinho em que os resistores citados estão inseridos e cheguei ao PQ27 apresentando fuga entre seus terminais. Trocado o referido transistor a placa funcinou normalmente. Fica a dica antes de partir para reflows e reballs do PCH que também é responsável por "acordar" as tensões suspensas.

Figura 1.png

Figura 2.png

Editado: por Shadow2012
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...