Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook CCE - Modelo X30S - MOBO A14CT0X Rev 2.0 - Teclados falhando diversas teclas

Avalie este tópico:


Querosergrande

Posts em destaque

Boa noite pessoal!

Estou com o supracitado notebook de um cliente que chegou aqui com problema de aquecimento no DC jack, o qual foi substituído e funciona normalmente.

O outro defeito era o de que algumas teclas no teclado não funcionavam. Sem pensar muito, como de praxe pedi para buscar outro teclado para substituição. O teclado em questão é o  modelo MP-10F88PA-F513. Ao receber o teclado novo, instalei o mesmo, que precisa praticamente desmontar a máquina inteira para tal finalidade.

Para minha surpresa, as exatas mesmas teclas apresentam o mesmo problema. 

Na linha do Q ao P todas as teclas funcionam. Na linha de baixo, apenas funcionam as teclas G e H. Algumas como { e [ funcionam também. As setas direcionais não funcionam.

Já verifiquei se a tecla num lock poderia estar influenciando, mas não está. Com um teclado USB externo, tudo funciona perfeitamente.

Isso pode ser algum problema na MOBO? Alguém poderia me dar uma luz?

Editado: por Querosergrande
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se é realmente gravação de bios só gravando pra ter certeza.

eu por costume regravo todas as bios quando tenho algum problema de video, não liga, teclado, usb ...

isso é costume meu procuro fazer as regravações verificar com o esquema por exemplo teclado quem responde é o SIO verifica os valores que entra e sai do SIO.

quanto mais testes você puder fazer e colocar antes de perguntar ajuda muito aos colegas pra responder também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef, obrigado por compartilhar os programas, mas eu não tenho permissão para baixar os arquivos, segundo a página.

 

@marcomance, infelizmente eu sou iniciante em manutenção de MOBO amigo. Desculpe a minha ignorância ou estar perdido diante o que você tem proposto. Sequer esquema dessa placa eu tenho ou permissão para baixar. Espero que entenda que não tenho seu calibre. Se não puder mais ajudar irei compreender.

 

PESSOAL, eu tentei ressoldar com auxílio de fluxo os conectores do teclado, assim como o super I/O. Procurei capacitores em curto próximo ao conector do teclado e nada. Estou mais perdido que o Donald Trump no México 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Querosergrande , como mencionou o @marcomance , o SIO é responsável pela leitura dos sinais enviados pelo teclado, e já q trocou o mesmo e o defeito persistiu, faça uma inspeção visual nele, veja se não há oxidação em seus pinos.     Também verifique essas trilhas e seus componentes q se comunicam com o teclado.

 

Vc possui 52 créditos, mais do q suficiente para adquirir um pacote de downloads.    Para isso, clique 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, escolha um pacote e preencha o cadatsro até o final.   Após isso já poderá baixar o esquema para analisar esse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @curtolo

Eu realizando uma inspeção no SIO (não reconheci a sigla quando mencionaram), verifiquei que em alguns terminais existe algo parecido com uma anormalidade na solda com a placa, próximo ao pino 1. Exatamente esses pinos são enviados ao barramento do teclado. Acho que é isso! Estou postando uma foto. Alguém tem ideia de como resolver esse pepino?

Eu realmente não sabia que precisava escolher um plano.

Estou aprendendo bastante com vocês por aqui.

Gratidão

EBr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Querosergrande , faz uma boa limpeza com uma escova macia e álcool isopropílico e muito cuidado para não danificar nenhum pino, após isso, faça a  ressoldagem.     Volte a limpar e verifique se não sobrou resíduo de solda  entre os pinos.      Se fechar curto nesses pinos, pode perder o SIO.    É um trabalho que deve ser feito com o máximo cuidado e atenção.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@curtolo, fiz a limpeza com alcool isopropílico e escova macia, após isso passei uma mistura de fluxo pastoso com fluxo líquido nos terminais e ressoldei com estação de retrabalho.

Ainda nada 😕

Fiz contato com o cliente para levantar maiores informações e ele me disse que adquiriu o equipamento como uma forma de pagamento, já com o defeito. Segundo a antiga dona, o equipamento levou um tombo e algumas teclas pararam de funcionar. O mais esquisito é que apenas algumas sequências de tecla não funcionam (tanto no novo, quanto no antigo) como a, s, d, f... a seta de retorno e algumas de acentuação.

Editado: por Querosergrande
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados @curtolo, @regisfatef e @marcomance. Infelizmente fiquei bem limitado ao que fazer e como fazer.
Passei ao cliente a complexidade e informei que caso queira realmente efetuar o reparo, eu precisaria fazer uma análise melhor. Nesse caso, pretendo repassar para alguém com maior experiência, pois por se tratar de um chip muito minucioso, fico com receio de causar um defeito maior ao equipamento. 

Mas expresso minha gratidão a todos que tentaram me ajudar.

JB

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...