Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Notebook Sony vaio PCG 71312L, placa mae MBX233 M960 REV1.1, Liga sem video

Avalie este tópico:


andrei fauth

Posts em destaque

Bom dia senhores, estou o modelo de notebook do titulo, ele liga, porem sem imagem, já regravei a bios de 4mb, consumo enquanto ligado na assimetrica é de 1,08a. A PL19(GFXCORE) nao possui tensão apos a placa startar.

Achei o mosfet SiR474DP PQ61 em curto(na linha do DCbatout), removi da placa e continua o mesmo problema. Nao achei ainda similar ou o mesmo para a substituição, qual seria a função dele na placa?

Notei que a tensão que vem do PU25, dos pinos 21 e 22 estão ausentes, em qual situação deveriam estar? O pino 23 possui 5v, este pino no esquema se liga apos um capacitor PC256(este capacitor tem a tensão de 5v, mas nao esta passando para o outro lado, qual a função dele?) com a pl19.

Estou iniciando na analise de esquema, por favor, me perdoe pelo baixo conhecimento 😃

Segue link do esquema 

Segue esquema mosfet 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Editado: por andrei fauth
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, andrei fauth disse:

Achei o mosfet PQ61 em curto, removi da placa e continua o mesmo problema. Nao achei ainda similar ou o mesmo para a substituição,

Sem o PQ61 não haverá tensão na PL19. Tem que colocar outro no lugar. Ele é um mosfet canal N.

 

Citar

qual seria a função dele na placa?

Ele trabalha em conjunto com o PQ62, PU25, PL19 e demais componentes para por em funcionamento esta fonte.

 

Citar

um capacitor PC256(este capacitor tem a tensão de 5v, mas nao esta passando para o outro lado, qual a função dele?

Não vai passar mesmo.... está correto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jakers Binder 

40 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Sem o PQ61 não haverá tensão na PL19. Tem que colocar outro no lugar. Ele é um mosfet canal N.

 

Ele trabalha em conjunto com o PQ62, PU25, PL19 e demais componentes para por em funcionamento esta fonte.

 

Não vai passar mesmo.... está correto.

Coloquei um equivalente ao PQ61, a questao é que nao possui tensão no pino 4 deste mosfet, como ele ira converter a tensão do dreno para o source, se o gate esta zerado?

Em relação ao capacitor eu retirei ele e fiz o teste fora, esta ok, so nao entendi qual a função dele no circuito, gostaria de saber para poder ajudar outros também.

 

Editado: por andrei fauth
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, andrei fauth disse:

@Jakers Binder 

Estou procurando um equivalente, ainda nao encontrei, mas no gate dele nao possui tensão, mesmo eu colocando ele quem chavearia a tensão pra ele converter a tenção para a pl19?

Quem irá acionar o gate é o PU25, porém é necessário que todos os componentes dessa fonte estejam ok para o perfeito funcionamento do PU25, pois eles trabalham em conjunto.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Olá Andrei, este circuito completo se chama buck converter, e tem um circuito oscilador pwm.

- De forma geral, tem a função de baixar a tensão, porem trabalhar com corrente alta, para alimentar o processador.

- Quanto ao mosfet PQ 61, no caso, configurado como mosfet de alta, porque recebe os 19 V.

- Se o mosfet entrou em curto, deve ser substituido, e fazer novo teste.

- Quanto ao capacitor PC 256, neste caso, ele não está como filtro, como os demais no circuito. Ele está como um circuito RC, que tem por finalidade, amortecer um pulso de acoplamento.

- O código do mosfet, em questão sir 474 dp ( Pq 61 ), deve ser substituido por um igual, ou outro, com caracteristicas próximas, sendo considerados, Canal N ou P, tensão e corrente.

- Conforme datasheet do componente, temos os dados :

Canal N - 30 V - 20 A.

 

 

image.png

Editado: por regisfatef
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jakers Binder disse:

Quem irá acionar o gate é o PU25, porém é necessário que todos os componentes dessa fonte estejam ok para o perfeito funcionamento do PU25, pois eles trabalham em conjunto.

 

 

Vou verificar os restante, todos na linha fo gfxcore certo?Já efetuei a troca do pq61.

 

12 minutos atrás, regisfatef disse:

- Olá Andrei, este circuito completo se chama buck converter, e tem um circuito oscilador pwm.

- De forma geral, tem a função de baixar a tensão, porem trabalhar com corrente alta, para alimentar o processador.

- Quanto ao mosfet PQ 61, no caso, configurado como mosfet de alta, porque recebe os 19 V.

- Se o mosfet entrou em curto, deve ser substituido, e fazer novo teste.

- Quanto ao capacitor PC 256, neste caso, ele não está como filtro, como os demais no circuito. Ele está como um circuito RC, que tem por finalidade, amortecer um pulso de acoplamento.

- O código do mosfet, em questão sir 474 dp ( Pq 61 ), deve ser substituido por um igual, ou outro, com caracteristicas próximas, sendo considerados, Canal N ou P, tensão e corrente.

 

 

image.png

Obrigado pela explicação amigo, vai me ajudar e muito a entender melhor o circuito, vou deixar salvo. Estava vendo a video aula aqui do forum mesmo sobre esquema eletricos e me esclareceu algumas coisas. Já realizei a troca do pq 61, ainda na mesma, vou analisar o resto da linha pra ver se acho algo alterado. Infelizmente eu nao disponho de um osciloscopio pra ter mais eficiencia, eu percebi que quando há uma sobrecarga ou curto na linha, o integrado corta a tensão daquela linha. Eu levantei a bobina pl69 e nao acusou curto antes dela, após somente a resistencia baixa de 45ohms, por causa do processador.

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Este chip, para começar a oscilar o sinal pwm, para disparar os mosfets de saída ( potencia ), tem alguns detalhes :

- Verifique se ele tem tensão no pino 24 = 5 V . Alimentação do chip

- Pino 32 = 3 V , sinal de habilitação.

- Mosfet PQ 61, deve ter 19 V, de alimentação no dreno.

 

image.png

 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pino 24 esta sendo alimentado com 5v, pino 32 possui alimentação de apenas 0,96v, pq 61 possui 19v no dreno. A nomenclatura EN seria entrip? Deve estar em estado alto pra habilitar certo?

Segui a linha do GFX_VR_EN, e cheguei ao Socket do processador com uma saída de sinal, poderia ser o processador com defeito? eu não tenho outro do mesmo se não já teria testado(liga com o cooler disparado)

Editado: por andrei fauth
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GFX_VR_EN sai da esfera AR25 do PCH

passa por um divisor resistivo

calculando esse divisor fica 

Vs= Ve . (R1/(R1+R2))

Vs= 1.05v. (10K/(10K+470)= 1.00286V

como ele esta tendo 0,98v diria que esta normal e sim esse PWM esta recebendo a tensão de habilitação

Por isso é crucial a avaliação do esquema elétrico para ajudar na nossa avaliação da maquina

espero ter feito uma explicação que se tenha entendido

qualquer coisa pode perguntar

 

 

 

Vs= voltagem de saida

Ve= voltagem de entrada

R1= resistor 1 (sempre o que recebe a tensão entrada)

R2= resistor 2

 

image.png

image.png

Editado: por wjinformatica
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, wjinformatica disse:

GFX_VR_EN sai da esfera AR25 do PCH

passa por um divisor resistivo

calculando esse divisor fica 

Vs= Ve . (R1/(R1+R2))

Vs= 1.05v. (10K/(10K+470)= 1.00286V

como ele esta tendo 0,98v diria que esta normal e sim esse PWM esta recebendo a tensão de habilitação

Por isso é crucial a avaliação do esquema elétrico para ajudar na nossa avaliação da maquina

espero ter feito uma explicação que se tenha entendido

qualquer coisa pode perguntar

 

 

 

Vs= voltagem de saida

Ve= voltagem de entrada

R1= resistor 1 (sempre o que recebe a tensão entrada)

R2= resistor 2

 

image.png

image.png

Obrigado amigo! mais uma excelente explicação, vou deixar salvo aqui tbm. Como eu disse estou iniciando, as dicas dos colegas estao ajudando e muito o entendimento ao todo. Pelo meu entendimento ate aqui, tecnicamente deveria estar liberando o sinal para o mosfet pq61, correto? verifiquei os setores das linhas e nao existe curto nessas linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, wjinformatica disse:

@andrei fauth teve casos que tive que regravar varias bios, pois existe uma incompatibilidade de alguns arquivos por diversos fatores como modelo do pch e outros mais 

essa tensão é uma das ultimas a subir e qualquer errinho entes ela não sobe

Eu pensei tambem na bios, regravei com uma a rom de 4mb, mas nao encontrei, pelo menos fora do eletronica br, a rom de 128k. Aqui no site possui as duas, porem estou sem credito pra comprar o download. Vou ver se acho pra comprar a eprom gravada ja, o ideia era como vc disse, ter varios arquivos pela questao que vc mencionou, pode ter a chance de a bios que eu comprar dar erro tbm.

Obrigado novamente @wjinformatica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...