Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Rastreador de defeitos - Rastre Curve

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite a todos,

 

Para quem não conhece, além das ferramentas como osciloscópio, multímetros, temos também o curve trace que na realidade e um rastreador de defeitos. Este aparelho utilizo diariamente em minha bancada. Com ajudada do esquema elétrico e este aparelho, consigo identificar algum problema em algum componente " pwm, capacitor ...." ou na linha que está ligado o pino do componente.

O nosso colega @Gilson Macedo a uns dias atrás, me perguntou se este aparelho era bom. Como não conhecia, fui verificar e acabei comprando.

Hoje instalei o programa e efetuei alguns testes e realmente no meu caso, achei excelente. Abaixo algumas imagens de uma placa de macbook pro 820-3115, onde capturei algumas imagens de um circuito vcore de uma placa boa e já estou mapeando outros componentes, para caso eu precise fazer uma comparação com uma placa com defeito.

O interessante neste aparelho "Rastre Curve " é que vc consegue colocar a imagem da placa e selecionar o componente para captura das curvas. Outro ponto positivo é que vc consegue comparar a imagem que salvou e comparar com a imagem que está verificando e mostrando a diferença em porcentagem.

 

Link do rastreador >   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Tem este também que muda somente de 20VPP para 10VPP  >  

Captura de tela 2018-08-03 20.53.00.png

Captura de tela 2018-08-03 20.56.56.png

Captura de tela 2018-08-03 20.58.09.png

Captura de tela 2018-08-03 20.59.04.png

IMG_2958.jpg

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edward linux Boa noite,

 

Tem esta nova versão do software, para vc colocar a imagem da placa e selecionar os componentes. Muito bom mesmo. Até para quem mexe com placas de notebook, vale a pena. Vc pode mapear placa a placa, mesmo que não tenha outra na mão. Se vc pega uma placa com defeito e depois conserta, mapea os principais componentes e qdo chegar outra vc já tem o banco de imagens.

Logo com o tempo de uso, já iremos se acostumando com a forma de ver as curvas.

Uma característica destes módulos de trace é ver o sinal que entra no gate ou saída do pwm. Se não houver este sinal, pode checar o pwm ou o mosfet que tá no pau.

 

Captura de tela 2018-08-03 23.27.37.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Hoje entrou um placa de macbook Pro 820-3115 sem tensão de 5V. A placa tinha os 16v, 3,42V 3.3V mas não liberava os 5V.

 

Verificando no esquema elétrico abaixo, o pino 21 do U7200 " TPS51125 " sai para o gate do Q7260 e efetuando a medição com este aparelho rastreador de defeito, pude identificar que este PWM estava com defeito. Efetuado a troca liberou a tensão dos 5V.

 

A curva em vermelho é da placa boa e a curva em verde, desta com defeito.

 

 

 

Captura de tela 2018-08-04 21.48.22.png

Captura de tela 2018-08-04 21.48.59.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos.  Abaixo uma imagem, onde mostra um circuito ligado a alguns capacitores e gerador de clock e mosfet. Pela imagem na cor verde, podemos ver a forma de um capacitor, mas a imagem correta é a que está em vermelho. Se observar, ela mantem a forma do capacitor, mas tem ausência de algum circuito aberto.

Pelo circuito abaixo podemos ver o gerador de clock U1900, onde pode estar com problema e o mais provável é o U3010 aberto, por ser um micro bga.

 

Captura de tela 2018-08-07 21.34.05.png

Captura de tela 2018-08-07 21.34.35.png

Captura de tela 2018-08-07 21.35.26.png

Captura de tela 2018-08-07 21.36.08.png

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Uma nova atualização no programa, onde conseguimos inserir texto na placa e uma visualização do texto, passando o mouse em cima do componente. Com isto podemos mapear os defeitos que a mesma placa pode ocorrer. Neste caso a placa não liga e foi encontrado problema no PQ9. Caso entre uma nova placa igual, além das imagens gravadas dos componentes já selecionados, iremos acrescentar o outro defeito caso seja diferente, selecionando novos componentes e novas curvas e informando o defeito.

Teve placa que não tinha uma igual para comparar as curvas, então consertei e fiz o mapeamento do problema e dos PWM e caso apareça outra placa igual, não irei precisar de outra para comparar.

 

Captura de tela 2018-08-14 23.54.28.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Tem algum link de venda no aliexpress? nesse valor atual que está sendo cobrado no mercado livre é bem próximo de um osciloscópio Digital Hantek de 200 MHZ pelo aliexpress, claro que com o frete e a taxação vai ficar quase o dobro. Mas é uma ferramenta interessante e gostaria de utilizá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio.lucas Bom dia,

 

Vc tem este meu tópico e tem a Live do osciloscópio. Na realidade uma ferramenta, complementa a outra. Esta neste tópico, vc irá verificar a placa sem energia e poderá comparar as formas do sinal para comparação. No caso do osciloscópio vc tem uma referência do sinal de uma placa para outra. 

Eu tenho os dois e melhorou muito o diagnóstico dos defeitos. Veja em meu blog aqui no EBR, onde mostro um circuito de trace ligado ao osciloscópio e outro trace usando um PIC.

Eu gostei deste trace, pelo fato de vc poder mapear a placa. Veja a primeira imagem deste tópico e veja a imagem abaixo, onde já avancei no mapeamento desta placa.

 

 

Captura de Tela 2018-10-24 às 12.18.52.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Noce Bom dia.

 

Entendi, nesse caso você consegue mapear a placa através dos sinais e ajuda pelo fato de retirar a foto da placa.

Estou pensando em comprar o meu osciloscópio, aguardando o dólar baixar um pouco mais ou na Black Friday no mês que vem. Mas gostei dessa ferramenta será minha compra posterior ao osciloscópio e o Gravador SIO.

 

Editado: por Sergio.lucas
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Para abrilhantar mais ainda o tópico, para os interessados segue o link do Canal específico de Rastre Curve:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Acho que o @Paulo Noce conhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

também Comprei 1 rastre Curve  no início das vendas,  Isso não é equipamento Chines, é desenvolvido por um brasileiro o Ricardo Dalesandro,  o Hardware e o Software desenvolvidos pro ele, ele está sempre acrescentando novas funções, atualmente atualiza Online e tbm tem uam Nuvem de Curvas,  O Rapaz é muito bom no que faz e vem mais novidades dele por aí,   Não é caro, 2 ou 3 ou 4 bons serviços que te ajudar já se paga.  Eu gastei uns 2 anos montando aqueles esqueminhas de net de traçar curvas,, perda de tempo, quando vi o dele, vi que era hora de dar o braço a torcer e comprar um e parar de brincar de fazer um... ehhehe. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
On 8/15/2018 at 12:11 AM, Paulo Noce said:

Boa noite,

 

Uma nova atualização no programa, onde conseguimos inserir texto na placa e uma visualização do texto, passando o mouse em cima do componente. Com isto podemos mapear os defeitos que a mesma placa pode ocorrer. Neste caso a placa não liga e foi encontrado problema no PQ9. Caso entre uma nova placa igual, além das imagens gravadas dos componentes já selecionados, iremos acrescentar o outro defeito caso seja diferente, selecionando novos componentes e novas curvas e informando o defeito.

Teve placa que não tinha uma igual para comparar as curvas, então consertei e fiz o mapeamento do problema e dos PWM e caso apareça outra placa igual, não irei precisar de outra para comparar.

 

Captura de tela 2018-08-14 23.54.28.png

Eu sigo essa ideia do gabarito, mas não tenho esse equipamento ainda. Dá pra você entrar com dados nele tipo em um PLC e manter seu gabarito para futuras placas iguais ?

Editado: por Bferreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Moderador Global

@silvano servitec , comprei 4 pares no aliexpress, bem prático:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já comprei e compro destes ponta agulha prontos a tempos.. são bons mas a ponta entorta facil, vivem me estressando aperto em alguma lugar e tombada e a pontinha é mole.. é de latão,,, a gente soldar uma ponta de aço (e ela pega solda facil), é uma beleza,, os meus tipo desse seu vou ter que soldar agulhas neles tbm, estão ficando feios  na pontinha, mas a qualidade geral deles são uma beleza,,, nem se compara aos cabos normais que a gente comprava ou vinha nos multimetros, fios e bornes ótimos, 

Editado: por silvano servitec
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...