Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial forno De Refusão De Solda para assentar as esferas na BGA

Avalie este tópico:


Posts em destaque

QUIPAMENTO Transforme um forno elétrico em uma estação de para assentar esferas no chipset 

 

02062016-_MG_8170.jpg

 

 

 

Foi um pouco de tempo que pensei em transformar um forno elétrico em uma estação de reflow, um forno super barato que pode ser comprado por menos de 30 € pode ser um aliado válido quando você tem que lidar com cartões eletrônicos SMD porque ajuda se você não for muito prático estações de retrabalho manuais, mas acima de tudo é definitivamente mais rápido se comparado ao refluxo manual.

Então fui ao primeiro supermercado disponível e comprei um forno barato, o que, é claro, tentei ver se funcionava antes de desmontá-lo.

 

 

 

 

O outro componente que precisamos para fazer o forno de refusão é um controlador PID que eu comprei na internet para os interessados aqui é o link REX C100 , caso contrário você encontrá-los um pouco em qualquer lugar on-line ..
 

Para transformar nosso forno em uma estação de retrabalho, primeiro temos que começar a desmontá-lo, depois remover os parafusos localizados na parte traseira e inferior do forno, no meu caso eu também encontrei dois parafusos especiais com entalhes triangulares e quando saí de casa No meu conjunto de chaves de fenda especiais, eu procedi para removê-las, girando-as da cabeça com um alicate, durante a remontagem, vou substituí-las por dois entalhes normais em forma de cruz.

Dentro vemos que a estrutura é muito simples é composta de elementos de aquecimento, um termostato mecânico e um timer, nós removemos ambos e deixamos apenas os elementos de aquecimento.





Então, nos ajudar com um prego (mas um parafuso, uma chave de fenda ou qualquer outra coisa apontada) é bom, nós rastreamos onde cortar para criar o alojamento para nosso regulador PID, e nós encontramos onde consertar o relé SSR confortavelmente.




Fazemos um buraco na parte inferior do corpo de modo a passar o cabo blindado do termopar, que será ancorada na parte inferior da grade, que é o melhor ponto de ser capaz de medir a temperatura no ponto mais próximo de onde vamos colocar as cartas que vamos Para soldar / dessoldar, o cabo do termopar deve ser fixado com folha adesiva, comum para as tubulações de metal das chaminés ou caldeir

Além disso, uma vez que em sua operação "original" do forno para sanduíches é automaticamente extinto quando o tempo decorrido mas o controlador PID não lidar com a fase de acendimento eu tive que recuperar um interruptor unipolar (recuperado de uma fonte de alimentação PC de idade) para que ele possa também desligue sem ter que desconectar o plugue, você pode vê-lo posicionado acima do controlador PID na foto anterior.

Escusado será dizer que o sistema elétrico deve ser adaptado para a nova funcionalidade, por isso vamos modificá-lo conectando o termopar nos terminais 9 e 10, respeitando a polaridade, em seguida, vermelho no terminal 10 e azul no terminal 9.

O controle do relé SSR deve ser conectado nos terminais 4 e 5 e a fonte de alimentação de 220V nos pinos 1 e 2, atentando que o interruptor será conectado em série à fase, de modo a poder desligar a estação de refluxo.

Agora, basta conectar os elementos de aquecimento ao relé SSR, depois conectaremos o neutro diretamente aos elementos e à fase que passaremos pelo relé SSR.

Para maior clareza estou anexando um esquema e o manual do Rex C100.


Manual PDF Rex C100

Vamos dizer que é tudo, só temos que fazer o chamado "teste de fumaça" em que atacamos nosso forno nossa estação de refluxo na saída e ver como se comporta, meu muito bom ....

 

 

manual 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

se ajudei não esça de deixar sua joinha 

 

esse projeto peguei de um site italiano

montei em um forno eletrico da philco de 40 litros ficou muito bom

 

 

 


 

MG_8083-300x271.jpg

MG_8097-300x200.jpg

IMG_8087-300x200.jpg

MG_8101-300x200.jpg

MG_8106-300x200.jpg

02062016-_MG_8167-300x198.jpg

MG_8098-300x200.jpg

MG_8099-300x200.jpg

MG_8093-300x169.jpg

02062016-_MG_8170.jpg

Editado: por Josean Lima
  • Joinha 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...