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setorhost

em análise HP M1120 queimada ligada em 220v

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Boa noite amigos, sou novo no forum e não sei se criei o topico no local correto.

Estou com uma HP 1120 q foi ligada em 220 e troquei todos os componentes q estavam queimados como o capacitor, o transistor e o fusivel, 

Coloquei um transistor equivalente q foi o 11n60 e ligou de boa, funcionou td, tirei xerox, logo depois desliguei e fui conectar ao notebook, mas ao ligar o fusivel voltou a queimar e o transistor tb, voltei a colocar um outro transistor do mesmo e com a lampada serie liga mas sem corrente para ficar totalmente ativada, da para escutar q o rele ficar ativando e desativando e sem a lampada serie acaba queimando novamente o fusivel e o transistor.

Minha duvida é a seguinte, pq funcionou e logo ao religar acabou queimando sendo q coloquei um transistor mais forte q o original?

alguem para da uma força por favor?

Edited by setorhost

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Buenas,

 

primeiro, muito cuidado com a qualidade do fet que for usar.. a maioria dos 10n60 e 11n60 encontrados nas lojas são falsificados, especialmente os iniciados por "FQPF". O ideal é testar o fet (medir o RDSOn) antes de pôr na fonte. 

 

Outra coisa que faz essa fonte queimar direto é um resistor de 47r smd e um transistor que são ligados ao gate do fet. O transistor pode ser substituído pelo bc847.

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@setorhost , seu tópico foi movido para a área correta » Impressoras e Copiadoras

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

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@zazulak primeiramente obrigado. Realmente o fet q usei q foi o 11N60C tem inicial FQPF.

Mas o q estou indignado é q a copiadora funcionou de boa, tirei xerox e quando fui ligar ao notebook para testar na porta USB ela voltou a queimar o fet e o fusivel. As demais peças ja testei e estao boa. 

 

Como testar o RDSOn @zazulak?

Edited by setorhost

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Bom dia.

 

         O problema está no fet mesmo como nosso amigo@zazulak disse.   Na dúvida retire um mosfet de uma placa de sucata ,praticamente quase todas as placas da hp laser o fet funciona . Monte e desligue o conector da fusora e meça os 24v da saída da fonte, e lembre que a lâmpada de série não pode acender e se acender confira também a ponte retificadora.

Valeu.

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Obrigado @João Henrique .

Comprei o 12N50 e estou aguardando chegar para fazer o teste. 

Tomara q funcione bem pois o 11N60 q coloquei funcionou de boa mesmo, tirei xerox e desliguei e quando liguei mais de uma hora depois para testar no computador ela acabou queimando dinovo. 

 

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Até um irf840 funciona bem aí, se você conseguir encontrar um de qualidade. Aqui em poa por um tempo parei de usar ele porque as lojas estavam vendendo um lote (marcado "147p") que só suportava 250v em vez dos 500 que deveria. 

 

Curiosidade: usar um fet para corrente muito alta nessas fontes de HP auto oscilantes nem sempre funciona bem: Um fet para corrente mais alta também tem capacitância entre gate e source mais alta, o que acaba diminuindo a amplitude do sinal no gate, que se for baixa demais fará o fet aquecer mais, ou até dificultar a oscilação, fazendo que a fonte funcione sem carga, mas arrie quando exigida. 

 

Para medir o RDS, eu fiz um testador alimentado por bateria (que inclusive as vezes levo junto quando vou comprar fets) mas você pode usar duas fontes, sendo pelo menos uma com ajuste de corrente: com uma você aplica 12v entre gate e source, e com a ajustável faz circular exatamente 1a entre dreno e source, e mede a tensão entre dreno e source. Um irf840 de qualidade dá 0,8v o que equivale a 0,8 ohms de rdson. 

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@zazulak  estou sem fonte q ajusta a corrente. Fiz uma fonte com ajuste de voltagem q tb marca a corrente. achei na net alguns circuitos de ajuste de corrente mas fiquei com medo de fazer e nao funcionar corretamente. Mas vou tentar fazer o q vc indicou parece ser muito bom para fazer esses testes.

Estou aguardando alguns fets 12N50 q comprei e talves semana q vem estara chegando. Deus abencoe q dessa vez o fet funcione bem sem queimar.

Te agradeço pela boa vontade na ajuda meu amigo @zazulak , agrande abraço.

Edited by setorhost

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21 horas atrás, zazulak disse:

Até um irf840 funciona bem aí, se você conseguir encontrar um de qualidade. Aqui em poa por um tempo parei de usar ele porque as lojas estavam vendendo um lote (marcado "147p") que só suportava 250v em vez dos 500 que deveria. 

 

Curiosidade: usar um fet para corrente muito alta nessas fontes de HP auto oscilantes nem sempre funciona bem: Um fet para corrente mais alta também tem capacitância entre gate e source mais alta, o que acaba diminuindo a amplitude do sinal no gate, que se for baixa demais fará o fet aquecer mais, ou até dificultar a oscilação, fazendo que a fonte funcione sem carga, mas arrie quando exigida. 

 

Para medir o RDS, eu fiz um testador alimentado por bateria (que inclusive as vezes levo junto quando vou comprar fets) mas você pode usar duas fontes, sendo pelo menos uma com ajuste de corrente: com uma você aplica 12v entre gate e source, e com a ajustável faz circular exatamente 1a entre dreno e source, e mede a tensão entre dreno e source. Um irf840 de qualidade dá 0,8v o que equivale a 0,8 ohms de rdson. 

Caracas.... ^-^ Voçe faz isso ?

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1 hora atrás, jackfider disse:

Caracas.... ^-^ Voçe faz isso ?

Sim, faço. Depois de tomar vários prejuizos que se somados hoje com certeza passariam dos 1000 pilas, comecei a testar os fets na hora da compra. Não testo todos, só um de cada lote.

 

O testador de fets que fiz é bem simples: uma bateria de nobreak de 5a, um lm317, um resistor de 1r2, e um conector de alimentação de drive de disquete com um pino cortado fora, tirado de uma fonte de pc. O lm317 mais o resistor de 1r2 funcionam como uma fonte de corrente constante de aproximadamente 1a. No conector, o pino da esquerda é ligado direto no positivo da bateria, o do meio é ligado no positivo atraves do conjunto lm317+resistor, e o da direita vai no negativo. Simplesmente espeto o fet no conector e meço a tensão entre dreno e source. 

Antes do lm317+resistor, fiz um com uma lâmpada automotiva de 21+5w, que não tinha a mesma precisão, mas dava pra ter uma noção da qualidade do fet vendo o quanto ele aquecia no teste. Com alguns, a lâmpada nem acendia.. especialmente esses "fqpf", que são todos fajutos: eles tem o logotipo da Toshiba, mas o estilo de serigrafia da Fairchild..

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13 horas atrás, zazulak disse:

Sim, faço. Depois de tomar vários prejuizos que se somados hoje com certeza passariam dos 1000 pilas, comecei a testar os fets na hora da compra. Não testo todos, só um de cada lote.

 

O testador de fets que fiz é bem simples: uma bateria de nobreak de 5a, um lm317, um resistor de 1r2, e um conector de alimentação de drive de disquete com um pino cortado fora, tirado de uma fonte de pc. O lm317 mais o resistor de 1r2 funcionam como uma fonte de corrente constante de aproximadamente 1a. No conector, o pino da esquerda é ligado direto no positivo da bateria, o do meio é ligado no positivo atraves do conjunto lm317+resistor, e o da direita vai no negativo. Simplesmente espeto o fet no conector e meço a tensão entre dreno e source. 

Antes do lm317+resistor, fiz um com uma lâmpada automotiva de 21+5w, que não tinha a mesma precisão, mas dava pra ter uma noção da qualidade do fet vendo o quanto ele aquecia no teste. Com alguns, a lâmpada nem acendia.. especialmente esses "fqpf", que são todos fajutos: eles tem o logotipo da Toshiba, mas o estilo de serigrafia da Fairchild..

Olá, obrigado pela explicação, tentei desenhar o circuito mas eu não entendi como o LM317 com o Fet em teste :(

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Em 10/08/2018 às 02:06, zazulak disse:

Até um irf840 funciona bem aí, se você conseguir encontrar um de qualidade. Aqui em poa por um tempo parei de usar ele porque as lojas estavam vendendo um lote (marcado "147p") que só suportava 250v em vez dos 500 que deveria. 

 

Curiosidade: usar um fet para corrente muito alta nessas fontes de HP auto oscilantes nem sempre funciona bem: Um fet para corrente mais alta também tem capacitância entre gate e source mais alta, o que acaba diminuindo a amplitude do sinal no gate, que se for baixa demais fará o fet aquecer mais, ou até dificultar a oscilação, fazendo que a fonte funcione sem carga, mas arrie quando exigida. 

 

Para medir o RDS, eu fiz um testador alimentado por bateria (que inclusive as vezes levo junto quando vou comprar fets) mas você pode usar duas fontes, sendo pelo menos uma com ajuste de corrente: com uma você aplica 12v entre gate e source, e com a ajustável faz circular exatamente 1a entre dreno e source, e mede a tensão entre dreno e source. Um irf840 de qualidade dá 0,8v o que equivale a 0,8 ohms de rdson. 

Outra dúvida: Essa resistência entre Dreno e Source quando o Fet está ligado não é a mesma que é indicada no Datasheet ?

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39 minutos atrás, jackfider disse:

Olá, obrigado pela explicação, tentei desenhar o circuito mas eu não entendi como o LM317 com o Fet em teste :(

Rabisquei o esquema e anexei. Nessa configuração o 317 funciona como fonte de corrente constante.

Também fiz uma versão para testar fets para nobreak, com uma lâmpada de farol (de 60/55w com os dois filamentos em paralelo, o que dá aprox. 10a de corrente) no lugar do lm317. Um irf3205 por exemplo não pode dar mais que uns 100mv de queda de tensão nesse teste. Com alguns falsificados, a lâmpada nem chega a acender e o fet já queima.

 

36 minutos atrás, jackfider disse:

Outra dúvida: Essa resistência entre Dreno e Source quando o Fet está ligado não é a mesma que é indicada no Datasheet ?

Sim. Daí comparando com a resistência encontrada dá pra ter uma idéia se o fet presta ou não. As vezes você encontra uns fets que deveriam dar menos de 0,5r (por exemplo, os 20n60), e na medida dão mais de 10r. 

tmp-cam-333323229.jpg

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9 minutos atrás, zazulak disse:

Rabisquei o esquema e anexei. Nessa configuração o 317 funciona como fonte de corrente constante.

Também fiz uma versão para testar fets para nobreak, com uma lâmpada de farol (de 60/55w com os dois filamentos em paralelo, o que dá aprox. 10a de corrente) no lugar do lm317. Um irf3205 por exemplo não pode dar mais que uns 100mv de queda de tensão nesse teste. Com alguns falsificados, a lâmpada nem chega a acender e o fet já queima.

 

Sim. Daí comparando com a resistência encontrada dá pra ter uma idéia se o fet presta ou não. As vezes você encontra uns fets que deveriam dar menos de 0,5r (por exemplo, os 20n60), e na medida dão mais de 10r. 

tmp-cam-333323229.jpg

Olá, muito obrigado por desenhar o esquema, agora ficou claro. (eu sou meu burro né ?)

 

E sobre a questão de toda essa diferença entre a medição real e a indicada no datasheet seria pela qualidade (falsificação) do componente. j+

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Em 11/08/2018 às 15:15, zazulak disse:

 

tmp-cam-333323229.jpg

@zazulak vc ta de parabéns pelo artigo, mas peço desculpas pela minha falta de conhecimento, mas esse projetinho pode ser usar para qualquer fet? tipo é so olhar o datasheet e ver o RDS informado e comparar com o resultado do projeto q vc criou?

Desculpe minha ignirancia ou se estou perguntando besteira, rsrs, 

Edited by setorhost

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23 horas atrás, zazulak disse:

1r2 = 1,2 ohms

 

ok

 

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Em 13/08/2018 às 20:43, zazulak disse:

1r2 = 1,2 ohms

Já que estamos aproveitando da sua boa vontade de explicar para quem está começando, aproveito mais uma vez: nesse esquema que postou é para Fet de canal N, certo? e para Fet de canal P, como eu faço ?

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Em 14/08/2018 às 21:31, jackfider disse:

Já que estamos aproveitando da sua boa vontade de explicar para quem está começando, aproveito mais uma vez: nesse esquema que postou é para Fet de canal N, certo? e para Fet de canal P, como eu faço ?

Tem mais de um jeito, um deles é trocar o lm317 por um lm337 e inverter a bateria. 

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Em 07/08/2018 às 18:37, setorhost disse:

Boa noite amigos, sou novo no forum e não sei se criei o topico no local correto.

Estou com uma HP 1120 q foi ligada em 220 e troquei todos os componentes q estavam queimados como o capacitor, o transistor e o fusivel, 

Coloquei um transistor equivalente q foi o 11n60 e ligou de boa, funcionou td, tirei xerox, logo depois desliguei e fui conectar ao notebook, mas ao ligar o fusivel voltou a queimar e o transistor tb, voltei a colocar um outro transistor do mesmo e com a lampada serie liga mas sem corrente para ficar totalmente ativada, da para escutar q o rele ficar ativando e desativando e sem a lampada serie acaba queimando novamente o fusivel e o transistor.

Minha duvida é a seguinte, pq funcionou e logo ao religar acabou queimando sendo q coloquei um transistor mais forte q o original?

alguem para da uma força por favor?

Amigo pode ter curto na linha deste fet retira ele da placa e medi continuidade nas trilhas dele pra ver o que da se zera no multimetro se tiver e curto mesmo ai vc vai desativando os componentes dasv trilhas ate o curto sumir 

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    • By Clebermag
      Olá, pessoal.

      Como citado acima, estou com um Monitor TV LG M237WA-PM placa V3.16 que não liga em análise.
      Inicialmente, este monitor estava com capacitores de 5V e de +15V "estufados" e a tensão de saída era de respectivos 2,5V e 8V. providenciei a troca dos mesmos, manutenção esta típica dos casos de capacitores que com o tempo vazam eletrólito.
      As tensões de +15V e de +5V, porém, as vezes, ao ligar a alimentação, o monitor "não parte" e não dá imagem, porém a tensão de +15V sobe para 18V, eu desligo tudo e ligo de novo e volta para +15V.
      Fiz uma limpeza completa com alcool isopropílico no lado das trilhas da placa de fonte e com isso, a intermitência do sinal de +15V sumiu, mas ainda assim o monitor não parte.
      Analizei a placa principal, as tensões de +5V aparecem, a tensão de +3,2V (ou +3,3V) aparece, mas as fontes secundárias, controladas pelo processador principal (um LGE9914DD-LF-1) estão todos desabilitados (tensão < 0,2V no pino enable).
      Como não tenho costume neste tipo de circuito, não sei como testar somente a fonte, que possui controles de PWM (do circuito de backlight) , Stand-by e "Module".
      Também não consegui encontrar o esquema deste monitor/TV, estou usando como referência os pdf's dos componentes que eu achei na placa bem como o esquema do LG+M227WAP-PM, que tem o mesmo processador e os mesmos pinos de controle da fonte.
      Vi que aqui no fórum disponibilizaram um firmware para este monitor, mas não sei exatamente em que memória ele deve ser gravado, creio que deva ser no chip MX25L1605, uma memória serial de 16Mbits (2Mbytes). Além de ter que esperar a aprovação neste fórum, terei que saber que hardware o pessoal usa para fazer a gravação deste tipo de memória. 
      Se alguém tiver alguma experiência com este tipo de monitor e tiver alguma dica, ajuda. E a medida que for evoluindo, postarei aqui o resultado.

      Cleber Magalhães
    • By Maikon Ramos
      O relé arma e desarma depois de alguns segundos. O led fica piscando 13 vezes. 
      Desconectei a placa principal da fonte e procurei testar separadamente. Na placa da fonte tem a tensão de 3.3v de stby que eu liguei no power on e foi liberado a tensão de 12v e a de 15v.
      Mantive a placa do inverter conectada na fonte, liguei o 3.3 no backlight on da placa da fonte, mas as lâmpadas não acenderam. Já fiz esse teste em tvs LG por exemplo e sei que dá pra testar separadamente da placa principal. 
       
      Pelo que vi na internet, esse erro de 13 piscadas pode ocorrer por defeito nas lâmpadas ou balancer. 
       
      Estou em dúvida, como posso testar o circuito que alimenta as lâmpadas? Esse simples procedimento de ligar o 3.3v no backlight on já deveria fazer acender as lâmpadas, certo? 
       
       
      Coloquei em anexo um print do circuito que controla a tensão que vai para o transformador que gera a tensão para as lâmpadas. 
       

    • By Jaolis
      Pessoal,
      Peguei uma placa mae gigabyte H310M DS2 semi nova com defeito que nao quer ligar, nao starta. 
       
      Primeiramente fui testar ela sem nada nem processador e ela startou e girou o cooler, blz. Depois coloquei um processador (ja testado e funcionando) aí a placa nao ligou, nem girou cooler nem nada mais. Bem removi o processador novamente e tentei ligar sem nada sem ele e continuou sem dar sinal algum.
       
      Verifiquei se havia curto no conector 12v da um breve apito e para.
      Verifiquei curto no conector 24 vias que liga a fonte e normal.
      Verifiquei tensão nos pinos da chave de start e apresenta os 3.3v
      Troquei a bateria da bios.
      Resetei a bios.
      Atualizei a bios externamente com a última atualização disponível no site da gigabyte.
      E continua do mesmo jeito a placa sem ligar nada.
       
      Alguma dica de algo mais que pode ser verificado? 
       
      Agradeço desde ja a todos que puderem ajudar.
    • By JohnTzu
      Olá galera, sou bastante leigo nessa área então me desculpem se for algo muito óbvio, mas preciso da vossa ajuda nessa placa pois estou meio perdido.
       Estou com essa placa (DA0LG2MBD0) na bancada que não está apresentando VIN. Verifiquei que não há tensão no gate de PQ3, que deveria ser liberada pelo PU1 (ACIN_PG), mas que possue 0v nesse sinal. Medindo a alimentação de PU1 encontro 18,30v, oque creio que deveria ser 19v, mas não estou certo disso. Acabei trocando esse charger por um idêntico de uma sucata, mas não houve nenhuma alteração nas tensões encontradas. 
       Oque mais pode estar impedindo de ACIN_PG ser gerado? Pode ser que os dois PU1 que testei estejam danificados, mas como eu só tenho uma sucata compatível essa será minha ultima hipótese. E também estou sem minha fonte de bancada, oque está dificultando muito esse reparo. Abaixo deixo o esquema com as tensões que encontrei, se alguém puder me ajudar agradeço desde já.

    • By AdrianoEgídio
      Olá amigos. Estou com esse problema nessa placa e eu já fiz todos os testes e as tensões estão ok, processador ok, substitui por outras memórias más o problema continua. Não dá imagem e fica emitindo três  bips curtos. Atualizei a bios e nada. Alguém já pegou um problema parecido? Como posso resolver isso? 
       
      Obrigado a todos.

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