Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP M1120 queimada ligada em 220v

Avalie este tópico:


setorhost

Posts em destaque

Boa noite amigos, sou novo no forum e não sei se criei o topico no local correto.

Estou com uma HP 1120 q foi ligada em 220 e troquei todos os componentes q estavam queimados como o capacitor, o transistor e o fusivel, 

Coloquei um transistor equivalente q foi o 11n60 e ligou de boa, funcionou td, tirei xerox, logo depois desliguei e fui conectar ao notebook, mas ao ligar o fusivel voltou a queimar e o transistor tb, voltei a colocar um outro transistor do mesmo e com a lampada serie liga mas sem corrente para ficar totalmente ativada, da para escutar q o rele ficar ativando e desativando e sem a lampada serie acaba queimando novamente o fusivel e o transistor.

Minha duvida é a seguinte, pq funcionou e logo ao religar acabou queimando sendo q coloquei um transistor mais forte q o original?

alguem para da uma força por favor?

Editado: por setorhost
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

primeiro, muito cuidado com a qualidade do fet que for usar.. a maioria dos 10n60 e 11n60 encontrados nas lojas são falsificados, especialmente os iniciados por "FQPF". O ideal é testar o fet (medir o RDSOn) antes de pôr na fonte. 

 

Outra coisa que faz essa fonte queimar direto é um resistor de 47r smd e um transistor que são ligados ao gate do fet. O transistor pode ser substituído pelo bc847.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@setorhost , seu tópico foi movido para a área correta » Impressoras e Copiadoras

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak primeiramente obrigado. Realmente o fet q usei q foi o 11N60C tem inicial FQPF.

Mas o q estou indignado é q a copiadora funcionou de boa, tirei xerox e quando fui ligar ao notebook para testar na porta USB ela voltou a queimar o fet e o fusivel. As demais peças ja testei e estao boa. 

 

Como testar o RDSOn @zazulak?

Editado: por setorhost
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

         O problema está no fet mesmo como nosso amigo@zazulak disse.   Na dúvida retire um mosfet de uma placa de sucata ,praticamente quase todas as placas da hp laser o fet funciona . Monte e desligue o conector da fusora e meça os 24v da saída da fonte, e lembre que a lâmpada de série não pode acender e se acender confira também a ponte retificadora.

Valeu.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até um irf840 funciona bem aí, se você conseguir encontrar um de qualidade. Aqui em poa por um tempo parei de usar ele porque as lojas estavam vendendo um lote (marcado "147p") que só suportava 250v em vez dos 500 que deveria. 

 

Curiosidade: usar um fet para corrente muito alta nessas fontes de HP auto oscilantes nem sempre funciona bem: Um fet para corrente mais alta também tem capacitância entre gate e source mais alta, o que acaba diminuindo a amplitude do sinal no gate, que se for baixa demais fará o fet aquecer mais, ou até dificultar a oscilação, fazendo que a fonte funcione sem carga, mas arrie quando exigida. 

 

Para medir o RDS, eu fiz um testador alimentado por bateria (que inclusive as vezes levo junto quando vou comprar fets) mas você pode usar duas fontes, sendo pelo menos uma com ajuste de corrente: com uma você aplica 12v entre gate e source, e com a ajustável faz circular exatamente 1a entre dreno e source, e mede a tensão entre dreno e source. Um irf840 de qualidade dá 0,8v o que equivale a 0,8 ohms de rdson. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zazulak  estou sem fonte q ajusta a corrente. Fiz uma fonte com ajuste de voltagem q tb marca a corrente. achei na net alguns circuitos de ajuste de corrente mas fiquei com medo de fazer e nao funcionar corretamente. Mas vou tentar fazer o q vc indicou parece ser muito bom para fazer esses testes.

Estou aguardando alguns fets 12N50 q comprei e talves semana q vem estara chegando. Deus abencoe q dessa vez o fet funcione bem sem queimar.

Te agradeço pela boa vontade na ajuda meu amigo @zazulak , agrande abraço.

Editado: por setorhost
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, zazulak disse:

Até um irf840 funciona bem aí, se você conseguir encontrar um de qualidade. Aqui em poa por um tempo parei de usar ele porque as lojas estavam vendendo um lote (marcado "147p") que só suportava 250v em vez dos 500 que deveria. 

 

Curiosidade: usar um fet para corrente muito alta nessas fontes de HP auto oscilantes nem sempre funciona bem: Um fet para corrente mais alta também tem capacitância entre gate e source mais alta, o que acaba diminuindo a amplitude do sinal no gate, que se for baixa demais fará o fet aquecer mais, ou até dificultar a oscilação, fazendo que a fonte funcione sem carga, mas arrie quando exigida. 

 

Para medir o RDS, eu fiz um testador alimentado por bateria (que inclusive as vezes levo junto quando vou comprar fets) mas você pode usar duas fontes, sendo pelo menos uma com ajuste de corrente: com uma você aplica 12v entre gate e source, e com a ajustável faz circular exatamente 1a entre dreno e source, e mede a tensão entre dreno e source. Um irf840 de qualidade dá 0,8v o que equivale a 0,8 ohms de rdson. 

Caracas.... ^-^ Voçe faz isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jackfider disse:

Caracas.... ^-^ Voçe faz isso ?

Sim, faço. Depois de tomar vários prejuizos que se somados hoje com certeza passariam dos 1000 pilas, comecei a testar os fets na hora da compra. Não testo todos, só um de cada lote.

 

O testador de fets que fiz é bem simples: uma bateria de nobreak de 5a, um lm317, um resistor de 1r2, e um conector de alimentação de drive de disquete com um pino cortado fora, tirado de uma fonte de pc. O lm317 mais o resistor de 1r2 funcionam como uma fonte de corrente constante de aproximadamente 1a. No conector, o pino da esquerda é ligado direto no positivo da bateria, o do meio é ligado no positivo atraves do conjunto lm317+resistor, e o da direita vai no negativo. Simplesmente espeto o fet no conector e meço a tensão entre dreno e source. 

Antes do lm317+resistor, fiz um com uma lâmpada automotiva de 21+5w, que não tinha a mesma precisão, mas dava pra ter uma noção da qualidade do fet vendo o quanto ele aquecia no teste. Com alguns, a lâmpada nem acendia.. especialmente esses "fqpf", que são todos fajutos: eles tem o logotipo da Toshiba, mas o estilo de serigrafia da Fairchild..

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, zazulak disse:

Sim, faço. Depois de tomar vários prejuizos que se somados hoje com certeza passariam dos 1000 pilas, comecei a testar os fets na hora da compra. Não testo todos, só um de cada lote.

 

O testador de fets que fiz é bem simples: uma bateria de nobreak de 5a, um lm317, um resistor de 1r2, e um conector de alimentação de drive de disquete com um pino cortado fora, tirado de uma fonte de pc. O lm317 mais o resistor de 1r2 funcionam como uma fonte de corrente constante de aproximadamente 1a. No conector, o pino da esquerda é ligado direto no positivo da bateria, o do meio é ligado no positivo atraves do conjunto lm317+resistor, e o da direita vai no negativo. Simplesmente espeto o fet no conector e meço a tensão entre dreno e source. 

Antes do lm317+resistor, fiz um com uma lâmpada automotiva de 21+5w, que não tinha a mesma precisão, mas dava pra ter uma noção da qualidade do fet vendo o quanto ele aquecia no teste. Com alguns, a lâmpada nem acendia.. especialmente esses "fqpf", que são todos fajutos: eles tem o logotipo da Toshiba, mas o estilo de serigrafia da Fairchild..

Olá, obrigado pela explicação, tentei desenhar o circuito mas eu não entendi como o LM317 com o Fet em teste :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/08/2018 às 02:06, zazulak disse:

Até um irf840 funciona bem aí, se você conseguir encontrar um de qualidade. Aqui em poa por um tempo parei de usar ele porque as lojas estavam vendendo um lote (marcado "147p") que só suportava 250v em vez dos 500 que deveria. 

 

Curiosidade: usar um fet para corrente muito alta nessas fontes de HP auto oscilantes nem sempre funciona bem: Um fet para corrente mais alta também tem capacitância entre gate e source mais alta, o que acaba diminuindo a amplitude do sinal no gate, que se for baixa demais fará o fet aquecer mais, ou até dificultar a oscilação, fazendo que a fonte funcione sem carga, mas arrie quando exigida. 

 

Para medir o RDS, eu fiz um testador alimentado por bateria (que inclusive as vezes levo junto quando vou comprar fets) mas você pode usar duas fontes, sendo pelo menos uma com ajuste de corrente: com uma você aplica 12v entre gate e source, e com a ajustável faz circular exatamente 1a entre dreno e source, e mede a tensão entre dreno e source. Um irf840 de qualidade dá 0,8v o que equivale a 0,8 ohms de rdson. 

Outra dúvida: Essa resistência entre Dreno e Source quando o Fet está ligado não é a mesma que é indicada no Datasheet ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, jackfider disse:

Olá, obrigado pela explicação, tentei desenhar o circuito mas eu não entendi como o LM317 com o Fet em teste :(

Rabisquei o esquema e anexei. Nessa configuração o 317 funciona como fonte de corrente constante.

Também fiz uma versão para testar fets para nobreak, com uma lâmpada de farol (de 60/55w com os dois filamentos em paralelo, o que dá aprox. 10a de corrente) no lugar do lm317. Um irf3205 por exemplo não pode dar mais que uns 100mv de queda de tensão nesse teste. Com alguns falsificados, a lâmpada nem chega a acender e o fet já queima.

 

36 minutos atrás, jackfider disse:

Outra dúvida: Essa resistência entre Dreno e Source quando o Fet está ligado não é a mesma que é indicada no Datasheet ?

Sim. Daí comparando com a resistência encontrada dá pra ter uma idéia se o fet presta ou não. As vezes você encontra uns fets que deveriam dar menos de 0,5r (por exemplo, os 20n60), e na medida dão mais de 10r. 

tmp-cam-333323229.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, zazulak disse:

Rabisquei o esquema e anexei. Nessa configuração o 317 funciona como fonte de corrente constante.

Também fiz uma versão para testar fets para nobreak, com uma lâmpada de farol (de 60/55w com os dois filamentos em paralelo, o que dá aprox. 10a de corrente) no lugar do lm317. Um irf3205 por exemplo não pode dar mais que uns 100mv de queda de tensão nesse teste. Com alguns falsificados, a lâmpada nem chega a acender e o fet já queima.

 

Sim. Daí comparando com a resistência encontrada dá pra ter uma idéia se o fet presta ou não. As vezes você encontra uns fets que deveriam dar menos de 0,5r (por exemplo, os 20n60), e na medida dão mais de 10r. 

tmp-cam-333323229.jpg

Olá, muito obrigado por desenhar o esquema, agora ficou claro. (eu sou meu burro né ?)

 

E sobre a questão de toda essa diferença entre a medição real e a indicada no datasheet seria pela qualidade (falsificação) do componente. j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/08/2018 às 15:15, zazulak disse:

 

tmp-cam-333323229.jpg

@zazulak vc ta de parabéns pelo artigo, mas peço desculpas pela minha falta de conhecimento, mas esse projetinho pode ser usar para qualquer fet? tipo é so olhar o datasheet e ver o RDS informado e comparar com o resultado do projeto q vc criou?

Desculpe minha ignirancia ou se estou perguntando besteira, rsrs, 

Editado: por setorhost
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2018 às 21:31, jackfider disse:

Já que estamos aproveitando da sua boa vontade de explicar para quem está começando, aproveito mais uma vez: nesse esquema que postou é para Fet de canal N, certo? e para Fet de canal P, como eu faço ?

Tem mais de um jeito, um deles é trocar o lm317 por um lm337 e inverter a bateria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/08/2018 às 18:37, setorhost disse:

Boa noite amigos, sou novo no forum e não sei se criei o topico no local correto.

Estou com uma HP 1120 q foi ligada em 220 e troquei todos os componentes q estavam queimados como o capacitor, o transistor e o fusivel, 

Coloquei um transistor equivalente q foi o 11n60 e ligou de boa, funcionou td, tirei xerox, logo depois desliguei e fui conectar ao notebook, mas ao ligar o fusivel voltou a queimar e o transistor tb, voltei a colocar um outro transistor do mesmo e com a lampada serie liga mas sem corrente para ficar totalmente ativada, da para escutar q o rele ficar ativando e desativando e sem a lampada serie acaba queimando novamente o fusivel e o transistor.

Minha duvida é a seguinte, pq funcionou e logo ao religar acabou queimando sendo q coloquei um transistor mais forte q o original?

alguem para da uma força por favor?

Amigo pode ter curto na linha deste fet retira ele da placa e medi continuidade nas trilhas dele pra ver o que da se zera no multimetro se tiver e curto mesmo ai vc vai desativando os componentes dasv trilhas ate o curto sumir 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...