Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Interface arduino-KWP2000

Avalie este tópico:


fpanazzolo

Posts em destaque

Boa noite!

Venho a alguns dias procurando uma solução para extrair informações da ECU do Meu carro (Audi A4 B6),

Encontrei alguns matérias muito escaços e sempre em inglês (um salve para o Google Tradutor), assim as vezes as informações são um pouco confusas.

Meu carro Trabalha no Link de diagnostico, com o protocolo kwp2000 sobre a Linha K( não sei qual dos dois é realmente o verdadeiro protocolo). 

Pelo que entendi a linha K é similar ao nosso Rs232 só que com níveis de tensão de 12V, assim precisamos de um CI mc33290, para adequar estes niveis. 

Enfim no final de todo este textão a pergunta é: Alguém que tem experiencia com isso pode me dar um suporte para ter um pouco mais de segurança e evitar ter problemas com minha preciosa caranga?

 

obduino.jpgiso_interface.jpg 

Estas fotos não são minhas, são de um projeto chamado Opengauge.

Editado: por fpanazzolo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me leve a mal, mas a  melhor dica, já que está querendo ter muito cuidado para não danificar o seu veículo é a seguinte:

 

Leve-o em uma oficina mecânica de confiança ou assistência técnica e que tenha os aparelhos corretos e necessários para realizar a devida manutenção!!!

 

Assim, não terá problema!!!

 

Imagine alguém que te passe um projeto completo e de graça.

Você por descuido, inverta um diodo, pontos de solda em curto, fios ligados invertidos ,ou outro defeito de montagem..., resultando assim em danificar sua ECU.

 

Como vai ser???

 

E se você conseguir realizar a leitura, mas por um erro de projeto, na hora de gravar, gravar um byte ou bit errado???

 

Terá uma cópia de backup dos dados da ECU???

 

Se tiver, como vai gravar se teve erro de gravação???

 

Agora se você tivesse uma ECU de backup e quer aprender os procedimentos... Ai já seria uma outra história!!!

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

vou te falar eu conheco bem KWP, CAN ja trabalhei em uma empresa de desenvolvimento de chaves para centrais automotivas, o mais certo seria voce conseguir uma ECU de outro carro reserva e simular em bancada sem correr riscos com seu carro, se nao me falha a memoria nos usavamos um T para fazer ligacao da ECU,DO equipamento de desenvolvimento e algum programa para capturar os envios de dados e respostas que a ECU mandava

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Primeiramente, desculpe pela demora em responder, e obrigado pelas respostas.

Após fazer este post as coisas evoluiram, mas ainda não consegui comunicação com a ECU. 

Estou usando o chip MC33290 conforme a primeira postagem, mas ainda não consegui adaptar um código para funcionar perfeitamente.

Quando estou usando este código: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, simplesmente não consigo resposta nenhuma da ECU, porém, quando uso este código:  (com algumas alterações), consigo comunicação com o painel e a ECU me responde alguns caracteres responsáveis pela inicialização, mas ao que parece, não é compatível com o código e logo em seguida, da erro de TIMEOUT.

Quando utilizo o cabo VAG-Com ( para windows) consigo conectar com todos os módulos do carro, segundo o software dele a ECU utiliza o protocolo KWP2000 e o Painel KWP1281. 

 

Estou disposto a correr o risco, até certo ponto, sei o que estou fazendo, minha maior dificuldade no momento é o código, tendo em vista que já consegui conectar com o painel e extrair algumas informações para um LCD, e também a interface usada pelos dois protocolos é a mesma.

Agradeço a ajuda 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou dar uma olhada de noite em minhas coisas ver se encontro algo relacionado a comandos dele ,mas dar erro de timeout é normal se nao for o codigo que estava esperando ou se ficar aguardando resposta muito tempo e nao ter nada, "fora da linha de pensamento que informacao voce queria da ECU? vai programar chave ?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...