Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Epson TX133 não liga

Avalie este tópico:


Ixquema

Posts em destaque

Olá pessoal, tenho uma Epson modelo: TX133 que funcionava perfeitamente, só que eu fiquei um bom tempo sem utilizá-la e quando coloquei na tomada  a impressora não ligou, sem luz, sem barulho de motor.

Li alguns tutoriais dizendo que era o tal do diodo D1, fiz o teste com o multímetro digital,  e estava dando o mesmo valor nas duas "Pontas", li que se tiver dando o mesmo valor está queimado.  

Fui numa loja que vende peças e o cara me indicou o diodo 1N4007,  fiz a troca sodei certinho, só que fui testar cm o multímetro na escala de ohms não obtive leitura

tentei ligar na tomada e nada de funcionar, apenas emitiam apitos constantes

 

Descobri que existe um tópico com o mesmo problema:  

Ajudem aí! Tô pensando em jogar fora, porquê não vale a pena eu levar noc onserto já que cobram o preço de um novo.

 

Aj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matuca1035 Já testei a fonte e me parece que estão boas,   42v  nos dois pinos.

Sim, testei esse diodo  (original) fora da placa e os dois terminais   não apresentam resistência alguma; 000  no multímetro e conduzindo nos dois lados, foi aí que coloquei um novo  "1N007"

 

Então deve ter outros componentes em curto? 

Editado: por Ixquema
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, retire o diodo de novo e com a ponteira preta do multimetro aterrada e na escala de continuidade meça os pinos onde ia o diodo na placa com a ponteira vermelha e nos diga qual a leitura.

   Se qualquer componente em curto nessa linha voce vai saber com esse teste.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Henrique Você diz aterrado no próprio pino onde estava o diodo?  Ou aterrando em outro lugar da placa? (qual local pra aterrar?)

 

Eu medi aterrando no pino onde ficava o diodo e com a ponteira vermelha no outro e deu o valor de:  007     e aterrando na chapa também deu o mesmo valor.

 

----------EDIT-----------------------

 

Testei o D2 na placa e o multímetro acusava  um valor de 000

Removi e o testei fora da placa e esse diodo "SB60"  apresenta o valor de 150 e está bom já que no lado reverso não conduz nada.

 

Tirei o fusível 'F2' da placa  já que o mesmo mostrava 000  no multímetro. 

 

E continua a mesma coisa, font apitando e impressora não liga

 

Eu desisto...  eu só queria fazer funcionar o escâner mesmo, já que essa impressora não estava reconhecendo o cartucho preto, portanto a impressão nem funcionava antes desse problema acontecer...

Editado: por Ixquema
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

    Sua placa está em curto mesmo ,pois como voce disse (Testei o D2 na placa e o multímetro acusava  um valor de 000)

ou seja seu multímetro bipa e nunca pode dar 000 .

Quando disse pra aterrar o negativo do  multímetro é  pra pôr  no gnd ou terra da placa e com o positivo do multimetro onde vai o diodo e nunca pode dar 000 nos dois lados.

 

     Não compensa realmente consertar essa placa amigo.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Pessoal tenho uma TX133 ela tá piscando as três luzes, já fiz de tudo mais não adiantou, aquele movimento que ela tem que fazer com o cartucho de ir pra esquerda pra fazer a leitura, ela não esta fazendo, ela ficou um bom tempo para sem os cartuchos, aí quando fui ativar ela novamente, tá aparecendo esse erro, alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...