Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak NHS Premium PDV Seinodal 48vdc - Nao fica ligado quando a energia cai

Avalie este tópico:


laerci

Posts em destaque

No-break esta apresentando o seguinte defeito:

Quando o equipamento chegou na empresa encontramos o seguinte defeito, Não ligava

Verificamos a placa CPU do mesmo e encontramos dois (Mosfet) FET3 e FET4 (FB3307Z) queimados, o Fusivel F3(40A)

Feito a troca dos mesmos verificamos os (Diodos) D7 e D25 e encontramos os mesmo com algumas alterações e tentamos uma troca, mas não conseguimos identificar com certeza  o diodo para substituir.

quando ligo o equipamento com um diodo (N4007) ele fica com o  LED de indicação de Proteção piscando, quando ligo sem os diodos ele não liga proteção

Nas duas situações eu não consigo fazer com que o equipamento volte quando a alimentação na rede e retomada.

quando retiro ele da tomada ele aciona a proteção no LED frontal, e nas saídas (tomadas) sai 2.3V, para voltar a alimentação das mesmas tenho que desligar ele no botão e re ligá-lo, medi as voltagem da bateria e estão ok.

Alguém sabe que diodos eu posso substituir os que deram problema?

sou novo na manutenção em no-break, então talvez minhas perguntas sejam um pouco inocentes, mas se alguém conseguir me ajudar 

 

20180813_101445.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, laerci disse:

No-break esta apresentando o seguinte defeito:

Quando o equipamento chegou na empresa encontramos o seguinte defeito, Não ligava

Verificamos a placa CPU do mesmo e encontramos dois (Mosfet) FET3 e FET4 (FB3307Z) queimados, o Fusivel F3(40A)

Feito a troca dos mesmos verificamos os (Diodos) D7 e D25 e encontramos os mesmo com algumas alterações e tentamos uma troca, mas não conseguimos identificar com certeza  o diodo para substituir.

quando ligo o equipamento com um diodo (N4007) ele fica com o  LED de indicação de Proteção piscando, quando ligo sem os diodos ele não liga proteção

Nas duas situações eu não consigo fazer com que o equipamento volte quando a alimentação na rede e retomada.

quando retiro ele da tomada ele aciona a proteção no LED frontal, e nas saídas (tomadas) sai 2.3V, para voltar a alimentação das mesmas tenho que desligar ele no botão e re ligá-lo, medi as voltagem da bateria e estão ok.

Alguém sabe que diodos eu posso substituir os que deram problema?

sou novo na manutenção em no-break, então talvez minhas perguntas sejam um pouco inocentes, mas se alguém conseguir me ajudar 

 

20180813_101445.jpg

encontrei mais um fusível de 40A queimado troque e agora ele volta quando recoloco ele na corrente elétrica ele volta a energia nas saídas, mas quando retiro ele fás uma sequencia de beeps e zera as tomadas, mas continua com o painel frontal  (atenção) ligado, este LED nunca desliga só quando desligo ele no botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esses diodos só servem para proteger os fets do inversor de uma eventual sobretensão quando os fusíveis abrem. Com os fusíveis bons eles não tem nehuma função. São diodos rápidos para 3A/600V. Na prática, pode usar qualquer diodo rápido de 3A e pelo menos 100V, tipo: FR302 (tem em algumas fontes de PC na retificação dos 12V), UF5404, MUR420, MUR460, etc..

 

No seu caso, como queimaram os fets, o primeiro ponto a verificar são os componentes responsáveis pelo acionamento, que estão circulados em vermelho na imagem. Quando há algum dano no circuito de acionamento do lado "alto" da ponte inversora, o nobreak funciona normalmente em rede, porque em rede só os fets do lado baixo (que nesse modelo são o 1, 2, 7 e 8 ) são acionados, para carregar as baterias. 

 

Pus o esquema dele na area de arquivos. É o modelo de 36V, mas as diferenças para o de 48V são mínimas: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

ps. Pode acontecer de depois de você resolver o defeito ele passar a funcionar normalmente, mas continuar com o led "atenção" aceso. Isso é uma indicação de bateria no fim da vida util. Para resetar essa indicação, é necessário pôr ele para funcionar por alguns minutos com baterias boas e carga na saída.

 

 

nhs.jpg

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia, o nobreak primeiro tem que funcionar na bateria perfeitamente para depois fazer os testes em rede. desconecte os braços inversoes, geralmente sao dois cabos bem grossos que saem do trafo (verde e amarelo) e se conectam perto dos mosfets, feito isso, verificar os gates dos mosfets, tem que ter uma onda tipo pwm com 60hz, se nao tiver vc tem problema nesses geradores de pulso, que na nhs sao geralmente o lm324 e verificar tbm resistores de gate. Se tiver a onda presente com 60hz nos gates , deve ser problema em fusivel ou os proprios mosfets. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...