Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Netbook Acer Aspire one (modelo apagado / MB LA-5141p / Sem +1.8V

Avalie este tópico:


braucksdiego

Posts em destaque

Ola pessoal, estou meio sumido por motivos de muito trampo e ta difícil conciliar trabalho familia e eletronicaBR :/. meu problema é o seguinte, estou com esse netbook aqui da Acer que ele estando sem memoria tem a tensão de 1,8v e as respectivas que usam ela que são 1.5VSP e 0.9VSP. quando conecto o modulo de memoria a tensão de 1.8 sobe e ja cai. isso em mili segundos... capturei o momento com o scope, vou colocar aqui a wave. gostaria de ajuda sobre o que fazer. pois essa placa não tem uma bobina que alimenta a memoria. lembrando é DDR2.

 

-percebam na wave que parece um ripple...

wave_netbook.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, braucksdiego disse:

@Gilson Macedo Ai que ta o problema. Não tem curto.... estou desconfiado da GMCH.... por que nada apresenta curto nem com a memoria no slot e nem sem a memoria, porem quando esta com a memoria no slot ela liga e some os 1.8v

Pode ser sim um problema de bga, já que a tensão de 1.8v também alimenta o bga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

A tensão de 1.8v alimenta os pinos 81, 87, 95, 103, 111 e o 117, então se o 117 estiver em curto todos estarão. Mas como você já disse que há um curto na linha do 1.8v, então o melhor é tentar isolar essa tensão que alimenta a memória.

Exato nao tem nenhum terminal em curto.... eu que não contei direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode cortar a alimentação de 1.8v e alimentar com a fonte para ver se fica estabilizado. O consumo tá bem alto, mas alguns notebooks podem chegar a esse nível. Você já testou com outra fonte de alimentação? Se a fonte não estiver muito boa pode ocasionar essa queda de corrente e como consequência pode desligar o notebook. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Você pode cortar a alimentação de 1.8v e alimentar com a fonte para ver se fica estabilizado. O consumo tá bem alto, mas alguns notebooks podem chegar a esse nível. Você já testou com outra fonte de alimentação? Se a fonte não estiver muito boa pode ocasionar essa queda de corrente e como consequência pode desligar o notebook. 

Vou alimentar ele direto com a Fonte de bancada os 19v para ver. E depois eu tiro a bobina e alimento somente os 1.8v para testar a estabilidade.... e agora que você falou, a tensão cai para 1.4 na bobina quando eu alimento pela Fonte de bancada. Isso é pelo fato de estar consumindo 2A no esquema diz qual o consumo da linha mas gira em torno disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigos.... mais testes feitos e a situação é a seguinte. Após tirar a bobina e isolar o pwm do restante do circuito do lado da bobina que vem do pwm eu ainda estou sem tensão, porém coloco minha Fonte de bancada do outro lado da bobina e o net da vídeo.

A minha pergunta agora, após tirar a bobina o pwm ainda tem o feedback  consumo da linha? Por que nao adianta trocar o pwm pq se ele tá desarmando por sobreconsumo.

A primeira imagem é na bobina do lado que vem do PWM, com o net funcionando...

1534436820301-2053014506.jpg

Editado: por braucksdiego
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, wjinformatica disse:

@braucksdiego sem a bobina não teremos as tensões pois o mosfet de alta e o de baixa oscilam criando a tensão na bobina e ela manda de volta para o bulck converter( ele possui um oscilador pwm, mas se chama bulck converter )

Eu nao escrevo bulk por que da para entender. Mas enfim... então não vou ter a tensão sem a bobina por que ela induz a tensão, sem o indutor eu teria uma alta frequência resultante do chaveamento dos fets. Mas como eu isolaria a tensão de 1.8 para saber se o bulk está com defeito? Nao está ficando claro para mim isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu abri o PJ7 (coloquei o indutor de volta) que isola a tensão de +1.8VP e ela cai sobe até 1.5v e cai para 0v. vou trocar o bulk converter de 1.8v para ver se resolve... ja que o restante do circuito esta isolado só nos resta ele, correto?

Editado: por braucksdiego
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...