Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony Vaio Svf153 Fit 15e Dahkdamb6a0 Rev:a - Tela sem backlight

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Amigos, estou com esse notebook que está sem o sinal INT_LVDS_BRIGHT, sinal este que no esquema vem direto do processador (Corei i5 com GPU embarcada) e segundo o esquema só existe o resistor R181 entre o processador  e o conectador CON6 da tela. Já testei o resistor se era ela que estava matando este sinal mas não é o resistor de 10K. Bem, creio eu que essa trilha está rompida em algum lugar, fiz uma inspeção visual mas não achei nada. Próximo ao R181 tenho o sinal INT_LVDS_VDDEN que também é de 3.3v (ambos os sinais tem a mesma tensão) e saem do mesmo setor do processador. Eu poderia fazer um jumper deste sinal para o INT_LVDS_BRIGHT ? Minha dúvida seria, será a corrente deste sinal vai dar conta de alimentar os dois sinais ?! E outro detalhe, esse sinal INT_LVDS_VDDEN é um sinal de ON/OF do U6 que um switch do sinal LCDVCC. O que vcs me falam?

p1.png

p2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, wjinformatica disse:

@DobloClick amigo backlight normalmente é o dispon 

Veja a voltagem dele 

Bright deve ser do brilho como ele está sem luz esse sinal vai estar zerado 

Confira esse pino e de onde ele vem 

@wjinformatica O DISPON tem 3.3v, a única tensão que não apresenta em momento algum é o LVDS_BRIGHT, fiz um jumper para teste pegando do R183 e a tela iluminou, lembrando que o DISPON vem do SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@DobloClick , INT_LVDS_BRIGHT e INT_LVDS_VDDEN são sinais diferentes, e se vc tem 3V em LCDVCC, é sinal q o último está em ordem, habilitando o U6.

 

Sobre o jumper, não terá problema quanto à corrente, apenas ficará sem o controle do brilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DobloClick sim sim

o dispon vem do sio

o problema de tu pegar essa tensão de algum lugar 

para mim o maior problema é se a corrente for mais alta que a necessária 

que dai pode dar problema mais para frente

@curtolo será que a corrente é igual?

 

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
13 minutos atrás, wjinformatica disse:

será que a corrente é igual?

Tem q ser igual ou maior.    Se já foi feito o jumper e funcionou, é sinal q a corrente é satisfatória para o funcionamento do componente.    A tensão sim deve ser respeitada, nunca para menos ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@wjinformatica , até onde sei, se o componente exige 3A, independente da corrente existente, somente será entregue 3A.    Já vi discussões sobre esse assunto em alguns fóruns e algumas opiniões contrárias, mas a grande maioria defende essa versão.      Na prática, nunca tive problema, vide o uso da fonte assimétrica em bancadas, normalmente entregam 5A para equipamentos q consomem 3.4 ou 4.1A.     

 

Mas é um assunto que muitos devem ter dúvidas, seria interessante a criação de um tópico explanando sobre isso, inclusive para não poluirmos o tópico do colega com mensagens off-topic.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@wjinformatica , para finalizar, achei um tópico que explana sobre isso.    Nem precisa criar outro.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

@DobloClick , se desejar, posso excluir as mensagens sobre corrente de seu tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, curtolo disse:

@wjinformatica , até onde sei, se o componente exige 3A, independente da corrente existente, somente será entregue 3A.    Já vi discussões sobre esse assunto em alguns fóruns e algumas opiniões contrárias, mas a grande maioria defende essa versão.      Na prática, nunca tive problema, vide o uso da fonte assimétrica em bancadas, normalmente entregam 5A para equipamentos q consomem 3.4 ou 4.1A.     

 

Mas é um assunto que muitos devem ter dúvidas, seria interessante a criação de um tópico explanando sobre isso, inclusive para não poluirmos o tópico do colega com mensagens off-topic.

Mas minha preocupação é justo essa, e ainda tenho uma dúvida a mais, se tenho uma fonte secundária (neste caso meu essa tensão de 3v vem do Processador), não sei a corrente desta tensão, mas imaginemos que seja de 1A e coloco nesta fonte um jumper para outro circuíto que consome 1A também, ou seja, agora tenho dois circuitos de 1A cada, neste momento tenho duas linhas ligadas na mesma fonte de 1A, essa corrente vai ser dividida entre os dois circuitos (500ma) ou vai continuar fornecendo 1A para cada circuito?!

 

Editado: por DobloClick
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@DobloClick ,é como mencionei acima, corrente sempre igual ou superior.     Para uma resposta mais técnica, somente com uma análise mais aprofundada nesses circuitos.      Mas como disse q funcionou com o jumper, acredito q seja suficiente, fosse menor, não daria brilho na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

19 minutos atrás, DobloClick disse:

Mas minha preocupação é justo essa, e ainda tenho uma dúvida a mais, se tenho uma fonte secundária (neste caso meu essa tensão de 3v vem do Processador), não sei a corrente desta tensão, mas imaginemos que seja de 1A e coloco nesta fonte um jumper para outro circuíto que consome 1A também, ou seja, agora tenho dois circuitos de 1A cada, neste momento tenho duas linhas ligadas na mesma fonte de 1A, essa corrente vai ser dividida entre os dois circuitos (500ma) ou vai continuar fornecendo 1A para cada circuito?!

 

 

Neste caso só da pra saber se haverá danos analisando o componente que fornece essa capacidade de corrente e somando as demandas de corrente que estão penduradas nele. Quando ao sinal de habilitar o brilho ou disp on/off como são sinais lógicos eles não consomem alta corrente e só serve normalmente para avisar o controlador da tela o que deve fazer. Se pegar por exemplo uma fonte que foi feita para alimentar o processador e puxar um jumper para um circuito que consome bastante como um cooler poderia haver problemas de sobrecarregar pelo fato de a carga influenciar bastante a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...