Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Placa Evaporadora Mitsubishi Electric - Diodo Zener


Posts em destaque

Bom dia pessoal,

 

Estou com um problemão, apareceu essa placa, é a placa principal de uma evaporadora de ar condicionado da marca Mitsubishi Electric, não encontro esquema, nada na internet. Nem peças de reposição.

O sintoma inicial era um transistor (Q141 - 2SD1858) visualmente queimado e a turbina da evaporadora não girava, em seguida dando código de erro referente a turbina sem rotação. Efetuei a substituição e ao ligar ele queimou de imediato novamente.

Seguindo as trilhas da placa, o emissor do transistor vai ligado diretamente ao pino 3 do motor da turbina. O motor é do tipo DC, 280-340VDC brushless com 5 fios (Vm, Gnd, Vcc, Vsp, FG). 

Entre o Vm (Vermelho) e GND (Preto) entram 310VDC, direto da ponte retificadora, passando por um capacitor de 120uF/450V. Entre GND (Preto) e o VCC (Branco) que vai ligado ao emissor do transistor queimado, verifiquei que há uma resistência de 0 ohms (indicando um curto), talvez por isso ocorrendo a queima do transistor. Ocorre que antes de testar o motor, já que nunca vi um desses em curto, imaginei que o problema fosse na base do transistor, talvez chegando uma tensão muito elevada.

Então, a base do transistor vai ligada diretamente em um diodo zener (ZD141). O código impresso nesse diodo é apenas "16". Imaginei que fosse um zener de 16v e fiz a substituição do mesmo. Só que ao ligar a placa em um motor "bom", acredito que tenha queimado o mesmo. ;(

Pesquisando mais um pouco, vi que esse transistor tem um ganho de 100. Então, se o Zener colocado na base foi de 16v, a tensão no emissor deve ter sido na ordem de 160v?

Pelo que vi entre o Gnd (Preto) e o Vcc (Branco) devem entrar 15VDC.

Já no Vsp (Amarelo) Deve entrar entre 0v e 6,5VDC. Mas essa parte está ligada em um fotoacoplador que pertence a um circuito separado, não afetado pelo problema.

o Azul é FG, que não sei o que significa, mas também vai ligada em um fotoacoplador em circuito separado.

A pergunta que faço é, que diodo zener eu coloco na base desse transistor D1858? O diodo vai ligado diretamente no negativo da ponte retificadora, em paralelo com o capacitor de 120uF/450v e do outro lado na base do transistor. O emissor por sua vez vai ligado direto ao motor. Preciso que saia 15VDC pelo que entendi. 

  

 

motor-ventilador-evaporadora-lg-18000-btus-D_NQ_NP_971682-MLB27274944535_042018-F.jpg

Editado: por epellenz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom, a solução para o problema foi um Diodo Zener de 15,7v (Que não encontrei para venda), então coloquei um de 16v, gerando 15,3v no emissor do transistor. Um pouco alta, mas está funcionando a mais de um mês.

Sobre o motor, ele possui uma placa drive interna e esses 15VDC alimentam o integrado de controle da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...