Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Smartphone Samsung Gran Prime - [ G530H ] - Liga, porém com imagem preta no LCD

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá meus caros. 

Estou com um aparelho de modelo acima citado onde liga mas não apresenta imagem.
Junto ao esquemático do aparelho identifiquei a falta de 3V da linha VDD_LCD_3.0V , a linha de VREG_1P8_LCD está presente. Verifiquei as resistências e capacitores ao redor e tudo indica estar Correto.

De uma placa funcional mas de modelo G530BT realizei a troca do U601. As tensões de saída do U601 estão corretas também, verifiquei a resistência e temos 10k ohms. 

Segui um vídeo abaixo do Carlos Quiceno onde recuperar tal aparelho com sintoma igual porém não obtive êxito também.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.



image.png

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Jef57 disse:

@o__rionTG ,

O que o cliente relatou?
Irei estudar o caso.


Nada, comprei usada a placa para consertar.

 

 

10 horas atrás, Jef57 disse:

Após substituição do U601 a tensão VDD_LCD_3.0V está presente?


Essa tensão mesmo trocando o U601 não está presente. 
Temos tensão no Vout do U601 em 4.17V , porém no capacitor C603 não temos essa tensão.

Já a tensão de 1.8V está presente mesmo antes de por o LCD.

Notei que essa tensão de 3.0V só se dá quando é identificado o LCD no conector, pois em outra placa funcional essa tensão só liberada quando o Display está conectada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jef57 disse:

 

Ela é uma Vereg para o CI do display mandar a informação de display válido pelo LCD_CABC. Depois o processador libera LCD_LDO_EN. 


Exato, se eu tiver uma falha de Comunicação com o processador que foi no caso do vídeo do Carlos Quiceno, era só jumpear o Vout do U601 com o C608 para liberar o LDO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VictorAntunesME Olá amigo, sim, estou testando com o display + touch juntos. Problema não está no Touch pois tenho outras 2 placas em funcionamento que apresentam imagem normal e funcionam o Touch.

1 - G530H funcionando 100%
1- G530BT funcionando 100% 

Essa placa que eu tenho está faltando o Enable que faz a ativação dos 3V para alimentar o LDO do display.}

Pela ZXW o pino do Enable do U601 é interligado em um pino do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo @VictorAntunesME Em algum momento  da minha manutenção eu consegui fazer o celular funcionar por algum tempo quando eu refiz a trilha do LCD_LDO_EN, mas ficou muito pouco tempo e após isso o celular voltou a ficar sem imagem no LCD. 

Estava até fechando o tópico e colocando a solução quando o aparelho voltou a apresentar o defeito inicial.

 

WhatsApp Image 2018-08-28 at 10.10.10.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Tentei seguir a linha do LCD_LDO_EN e não consegui. Como chegou a conclusão de que o processador deve enviar esse sinal para habilitar o U601? Em outro ponto você diz que tem Vout 4.17V? Confirma isso? 


@Gilson Macedo Sim, confirmo sim que eu tenho 4.17V no pino de Vout do U601.

Cheguei a conclusão através da ferramenta ZXW que me mostra onde estão interligado os pontos da placa. Bem como na explicação do Carlos Quiceno ele comenta que o ENABLE é gerado no processador que por sua vez emite provavelmente um pulso que libera a tensão do U601 para o LCD.

Visto que para ele ter o funcionamento correto temos o LCD_CABC que se não estou enganado faz a identificação quando o display é conectado. Essa linha está conectada ao U615 que entra em minha ideia possa estar com problemas também, pois ele está ligado em paralelo com o LCD_PWM_BL.

Mas me corrija se eu estiver enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Outra coisa que ia esquecendo de mencionar. Como dito acima eu possuo 2 Placas funcionais do G530, onde usei as mesma para análise de tensão e valores de componentes comparados com a placa danificada. 

retirei o U601 do celular danificado e coloquei no celulares funcionais e a imagem apareceu normal. Então nos 2 aparelhos que funcionam eu tenho a tensão de 3V quando o Display é conectado e o celular é ligado.

Já no aparelho com defeito eu não tenho essa tensão de 3V.  O que me indica que tenho falha na linha LCD_LDO_EN ou na linha de identificação do Display LCD_CABC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@o__rionTG , não mexo e nem pretendo mexer com celular, mas de acordo com q expôs, temos 2  situações estranhas aí.     4.7V encontrados no VOUT do U601, acredito q a tensão aí teria q ser 3V, correto?      Outra coisa, se tem 4.7V em VOUT mas no C603 está zerado, pode ser uma trilha rompida, já verificou continuidade nela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, curtolo disse:

se tem 4.7V em VOUT mas no C603 está zerado, pode ser uma trilha rompida, já verificou continuidade nela?


Sim, estão normais. O C603 faz comunicação com o capacitor C607 e com o Pino 3 do U601.
Conforme mostra a imagem da ZWX, cedida pelo amigo @Jef57

 

2 minutos atrás, curtolo disse:

 4.7V encontrados no VOUT do U601, acredito q a tensão aí teria q ser 3V, correto? 


Também acredito que deveria ser 3V, porém nas outras duas placas tenho as mesma tensões.... o que deixa mais confuso ainda.

WhatsApp Image 2018-08-28 at 09.10.10.jpeg

Editado: por o__rionTG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Então estou ficando confuso. Se tem tensão de vout no U601, então essa tensão teria que estar presente no c603.


Também compartilho desse mesmo pensamento, Porém não tem. 

Quando confiro nas demais placas essa tensão só está presente quando o LCD está conectado e quando o aparelho está ligado. 

Já na placa danificada por mais que o aparelho ligue ou  LCD esteja presente não tem esse 3V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não sei o que significa esse LCD_CABC, mas por experiência notei que ele está presente somente quando é reconhecido pelo ATC.

Temos duas problemáticas aqui:

Tem-se saída no U601-C608, mas essa tensão não chega ao C603-conector FPC. Sugiro injetar tensão na linha e verificar no conector FPC.
Tem-se saída no U601-C608, mas não se tem LCD_LDO_EN. Nessa condição o U601 estaria danificado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
12 minutos atrás, o__rionTG disse:

Já na placa danificada por mais que o aparelho ligue ou  LCD esteja presente não tem esse 3V.

Sim, mas se vc encontra tensão no pino 1 do U601 (Vout), se a linha não estiver interrompida, obrigatoriamente vc terá tensão no C603 e C608.     Se um desses capacitores estiver em curto, matando a linha, obrigatoriamente vc não teria tensão no Vout.      Por isso q é ilógica e confusa a situação encontrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, o__rionTG disse:

@Gilson Macedo @Jef57 Correto.... ou só se eu não estou sabendo conferir isso. Ai no caso devo fechar as portas hahaha..

As vezes ao passarmos tanto tempo com um aparelho acabamos focando num ponto e o problema está em outro, ou mesmo não conseguimos ver o que está bem diante dos nossos olhos. Ou quem está tentando ajudar não está enxergando a falha de modo correto. 

  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...