Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

    Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

    disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

    Clique Aqui e Apresente-se !!! 

         Passo 1
edward linux

 notícia Samsung, LG e outras marcas de TV formaram cartel por 12 anos no Brasil

Avalie este tópico:

Posts em destaque

20180823120258_660_420.jpg

 

 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) julgou nesta semana dois casos de formação de cartel no mercado de eletrônicos brasileiro. Num deles, o órgão acusa Samsung, LG, Philips, Panasonic e Toshiba de se unirem para combinar preços de TVs por 12 anos.

As empresas praticaram o expediente entre 1995 e 2007, quando vendiam TVs de tubo (CRTs e CPTs) e também monitores (CDTs). "Os cartéis foram marcados pela troca regular de informações comercialmente sensíveis, fixação de preços, divisão de mercado e restrição da produção do produto", diz o Cade 

Conteúdo oculto

.

 

Em cartéis, as empresas combinam, entre si, o preço dos seus produtos, com o objetivo de manipular o mercado. No julgamento, realizado na última quarta-feira, 22, o conselheiro Paulo Burnier condenou as empresas Toshiba Corporation e MT Picture Display (que pertence à Panasonic), além de uma pessoa física, por formação de cartel. No total, os réus foram multados em R$ 4,9 milhões.

A Samsung, porém, saiu sem punição porque foi graças a ela que a investigação teve início, em 2008. A empresa, junto com pessoas físicas ligadas a ela, denunciou o esquema e firmou acordos de leniência (a famosa "delação premiada") com o Cade, confessando a participação nos cartéis e apresentando provas em troca de uma espécie de "anistia".

 

"As condutas afetaram a concorrência no mercado de tubos para imagem colorida e causaram prejuízos no Brasil. Foram lesadas as empresas que adquiriram, via importação, os produtos das representadas, e os consumidores brasileiros que compraram televisores e computadores fabricados com essa tecnologia", disse o Cade.

Ao Olhar Digital, a Samsung e a LG disseram que não vão se pronunciar sobre o caso. Vamos atualizar o texto assim que recebermos as repostas das outras marcas.

fonte:

Conteúdo oculto

Compartilhar este post


Link para este post
Compartilhar em outros sites

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×