Jump to content
_GD_

em análise HP Davos NX6120 / MB 6050a0055001-a04 / Não liga com carregador (as vezes)

Rate this topic

Recommended Posts

Caros colegas, estou com esse note na bancada e o mesmo esta estranho.
Do nada ele parou de ligar e passou somente a ligar somente com a bateria e carregador desconectado.

Bateria carrega normalmente com o carregador.
Se conectar apenas carregador sem bateria, liga normalmente.
Se conectar a bateria ele entra num "modo de espera" acendendo os leds e se colocar o carregador nesse momento ele vai ligar 1x, porém ao desligar não ligará mais até que um dos dois seja desconectado (carregador ou bateria);

Logo concluo que seja o comutador da bateria. Porém ao pesquisar a placa mãe aqui, não achei esquema para essa mb... Logo pergunto, como eu poderia identificar o comutador?
Ou caso alguém ache que o problema seja outro, estou aberto a sugestões.

@_GD_ iniciar analise testando outra bateria

estava com um aqui que o note ligava e depois de uns segundos travava e para minha surpresa era a bateria com problemas

outra funcionou normalmente

Achei esse esquema. Bem, agora vem a parte chata, como achar o problema. Ele não esta mostrando as tensões que deveria ter. Pra ser sincero, nem sei muito bem o que devo testar, achei esse circuito um pouco mais complexo que a maioria que peguei. =/

17 minutos atrás, wjinformatica disse:

@_GD_ iniciar analise testando outra bateria

estava com um aqui que o note ligava e depois de uns segundos travava e para minha surpresa era a bateria com problemas

outra funcionou normalmente

Vou tentar conseguir outra. Apesar dessa "parecer normal" pelo fato de carregar e descarregar e conseguir ligar o note sozinha.

Aqui tem o link:

Eu só não havia colocado no post, pq coloquei a parte onde tem o DC e Battery changer, com o intuito de poder ser ajudado, sem dar trabalho pro pessoal baixar e ainda gastar seus créditos, caso tenham pouco.
(Já me vi nessa situação a tempos atrás, baixar um esquema para ajudar alguém no qual ele desistiu do conserto e eu gastei os meus últimos créditos haha)
P.S.: Eu sempre dou joinha para quem me ajuda, mesmo se eu devolver.

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O q503 é comutador dessa placa, e nos pinos 11 e 12 devem chegar a tensão do carregador.

Sim, eu estava olhando o Datasheet dele agora mesmo. Porém como saber se ele realmente esta ruim ou bom?
Eu estava procurando algum desses na sucata, mas esta difícil.
Pera como assim 11 e 12? Ele tem 8 pinos. Seria 1 e 2?

E se estiver chegando as tensões do carregador, como posso ver se ele comuta?
Penso que, sem bateria, ele teria que entrar a tensão nos pinos 5 a 8 e sair no 1 a 3 a mesma tensão certo?
Porém como funcionaria com a bateria? Onde que ele faria a comutação?

Desculpa, pinos 11 e 12 do U5 deve ter tensão do carregador. Quais as tensões encontradas no q503?

Edited by Gilson Macedo

q503:
no carregador:
1, 2 e 3: 18v
4: 9v
5, 6, 7 e 8: 18v

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4:  11v
5, 6, 7 e 8:  0v

Com os dois:
1, 2 e 3: 18 v
4:  9v
5, 6, 7 e 8: 18 v

q515:
no carregador:
4: 18v
5, 6, 7 e 8: 0v

4: 11v
5, 6, 7 e 8: 11v

Com os dois:
4: 12v
5, 6, 7 e 8: 12v

q8:
no carregador:

4: 0v

Com os dois:

q17:
no carregador:
1, 2 e 3: 0v

Com os dois:
1, 2 e 3: 12v

q16:
no carregador:
1, 2 e 3: 0v
5, 6, 7 e 8: 0 v

5, 6, 7 e 8: 11 v

Com os dois:
1, 2 e 3: 12v

Todos esses são os mesmos componentes: TPC8111 (com exceção do q515 que confundi) que no esquema dessa placa são os: FDS6675

Agora estou indo pra casa, amanha dou uma estudada nesses valores a procura de alguma incongruência e vejo se tem respostas.
Boa noite.

14 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Fiz confusão, o comutador dessa placa é o q515. No source a tensão do carregador, nos drenos a tensão da bateria.

Por sorte eu medi sem querer ele, juntamente com os outros e o valor ta ali na lista:

q515:
no carregador:

4: 11v

Com os dois:
4: 12v

14 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Fiz confusão, o comutador dessa placa é o q515. No source a tensão do carregador, nos drenos a tensão da bateria.

Com os dois ligados vimos que tem o que você falou, source a tensão do carregador e no dreno da bateria. E ainda no Gate também tem a tensão da bateria.

O teste "com os dois" fiz de dois modos:

Coloco a bateria, depois o carregador e ele liga sozinho, ou seja eu faço as medições com ele em funcionamento.
Depois desligo no botão, desconecto apenas o carregador, conecto novamente e aperto o power (e ele não liga mais) e medi novamente e não apresentou variação, as tensões permaneceram as mesmas.

Pensei que pudesse dar alguma diferença, mas não deu =/

O problema pode não ser no q515. Veja que a tensão do gate com carregador e bateria fica em em 12v, sendo que deveria ser 18. Veja o resistor e o diodo ligados ao gate do q515.

Diodo medindo normalmente anodo e catodo somente numa direção, logicamente fora do circuito. E o resistor medindo 5.5 ohms, no circuito (não tirei ele). E no esquema marcando 4.7... logo deduzo que esteja ok.

Não me diga que só resta o u5? =(

1 minuto atrás, Gilson Macedo disse:

Não acho que seja o U5, já que se estiver apenas com o carregador a tensão do gate fica em 18v conforme a sua resposta.

Vou refazer as medições, porém creio que estejam corretas.

Única coisa que vi de diferença é que na bateria e com os dois o gate ficou com 9v e não 11 ou 12 como marquei anteriormente.

Infelizmente não consigo enxergar o problema.

34 minutos atrás, _GD_ disse:

Bugou tudo aqui. A pagina atualizou, postou 2x. Tentei editar e ficou teu nome e não muda.

Enfim. O que eu queria dizer, tentei seguir a tua logica do diodo porém fui para o q503 e achei algo curioso:

No diodo D10 que alimenta o gate do q503 com carregador tem 6.3v no anodo e 5.5 no catodo  (valores aproximados)
Com a bateria fica 11v e com os dois juntos fica 11 também, ou seja o valor da bateria.
Isso esta correto?

Estou quase desistindo. Acho que ninguem mais vai ajudar aqui também... Estou vendo a possibilidade de comprar uma MB estragada igual, ai poderei trocar todos esses componentes, um a um e depois o pwm e ver se funciona.
Bateria ainda não consegui. E não posso regravar a bios pq meu adaptador não serve para o modelo dessa MB.
Vou esperar a resposta da MB, tentar fazer isso e se não der vou abandonar.