Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP Davos NX6120 / MB 6050a0055001-a04 / Não liga com carregador (as vezes)

Avalie este tópico:


_GD_

Posts em destaque

Caros colegas, estou com esse note na bancada e o mesmo esta estranho.
Do nada ele parou de ligar e passou somente a ligar somente com a bateria e carregador desconectado.

Bateria carrega normalmente com o carregador.
Se conectar apenas carregador sem bateria, liga normalmente.
Se conectar a bateria ele entra num "modo de espera" acendendo os leds e se colocar o carregador nesse momento ele vai ligar 1x, porém ao desligar não ligará mais até que um dos dois seja desconectado (carregador ou bateria);

Logo concluo que seja o comutador da bateria. Porém ao pesquisar a placa mãe aqui, não achei esquema para essa mb... Logo pergunto, como eu poderia identificar o comutador?
Ou caso alguém ache que o problema seja outro, estou aberto a sugestões.

Editado: por _GD_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse esquema. Bem, agora vem a parte chata, como achar o problema. Ele não esta mostrando as tensões que deveria ter. Pra ser sincero, nem sei muito bem o que devo testar, achei esse circuito um pouco mais complexo que a maioria que peguei. =/

17 minutos atrás, wjinformatica disse:

@_GD_ iniciar analise testando outra bateria

estava com um aqui que o note ligava e depois de uns segundos travava e para minha surpresa era a bateria com problemas

outra funcionou normalmente


Vou tentar conseguir outra. Apesar dessa "parecer normal" pelo fato de carregar e descarregar e conseguir ligar o note sozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem o link:


Eu só não havia colocado no post, pq coloquei a parte onde tem o DC e Battery changer, com o intuito de poder ser ajudado, sem dar trabalho pro pessoal baixar e ainda gastar seus créditos, caso tenham pouco.
(Já me vi nessa situação a tempos atrás, baixar um esquema para ajudar alguém no qual ele desistiu do conserto e eu gastei os meus últimos créditos haha)
P.S.: Eu sempre dou joinha para quem me ajuda, mesmo se eu devolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O q503 é comutador dessa placa, e nos pinos 11 e 12 devem chegar a tensão do carregador.


Sim, eu estava olhando o Datasheet dele agora mesmo. Porém como saber se ele realmente esta ruim ou bom?
Eu estava procurando algum desses na sucata, mas esta difícil.
Pera como assim 11 e 12? Ele tem 8 pinos. Seria 1 e 2?

E se estiver chegando as tensões do carregador, como posso ver se ele comuta?
Penso que, sem bateria, ele teria que entrar a tensão nos pinos 5 a 8 e sair no 1 a 3 a mesma tensão certo?
Porém como funcionaria com a bateria? Onde que ele faria a comutação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

q503:
no carregador:
1, 2 e 3: 18v
4: 9v
5, 6, 7 e 8: 18v

 

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4:  11v
5, 6, 7 e 8:  0v

Com os dois:
1, 2 e 3: 18 v
4:  9v
5, 6, 7 e 8: 18 v


q515:
no carregador:
1, 2 e 3: 18v
4: 18v
5, 6, 7 e 8: 0v

 

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4: 11v
5, 6, 7 e 8: 11v

Com os dois:
1, 2 e 3: 18v
4: 12v
5, 6, 7 e 8: 12v

q8:
no carregador:
1, 2 e 3: 18v
4: 18v
5, 6, 7 e 8: 0v

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 11v

Com os dois:
1, 2 e 3: 18v
4: 18v
5, 6, 7 e 8: 12v
 

q17:
no carregador:
1, 2 e 3: 0v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 0v

 

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 11v

Com os dois:
1, 2 e 3: 12v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 12v
 

q16:
no carregador:
1, 2 e 3: 0v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 0 v

 

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 11 v

Com os dois:
1, 2 e 3: 12v
4: 0v
5, 6, 7 e 8: 12v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Fiz confusão, o comutador dessa placa é o q515. No source a tensão do carregador, nos drenos a tensão da bateria.


Por sorte eu medi sem querer ele, juntamente com os outros e o valor ta ali na lista:
 

q515:
no carregador:
1, 2 e 3: 18v
4: 18v
5, 6, 7 e 8: 0v

 

Na bateria (pouca carga):
1, 2 e 3: 11v
4: 11v
5, 6, 7 e 8: 11v

Com os dois:
1, 2 e 3: 18v
4: 12v
5, 6, 7 e 8: 12v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Fiz confusão, o comutador dessa placa é o q515. No source a tensão do carregador, nos drenos a tensão da bateria.



Com os dois ligados vimos que tem o que você falou, source a tensão do carregador e no dreno da bateria. E ainda no Gate também tem a tensão da bateria.

O teste "com os dois" fiz de dois modos:

Coloco a bateria, depois o carregador e ele liga sozinho, ou seja eu faço as medições com ele em funcionamento.
Depois desligo no botão, desconecto apenas o carregador, conecto novamente e aperto o power (e ele não liga mais) e medi novamente e não apresentou variação, as tensões permaneceram as mesmas.

Pensei que pudesse dar alguma diferença, mas não deu =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, _GD_ disse:


Bugou tudo aqui. A pagina atualizou, postou 2x. Tentei editar e ficou teu nome e não muda.

Enfim. O que eu queria dizer, tentei seguir a tua logica do diodo porém fui para o q503 e achei algo curioso:

No diodo D10 que alimenta o gate do q503 com carregador tem 6.3v no anodo e 5.5 no catodo  (valores aproximados)
Com a bateria fica 11v e com os dois juntos fica 11 também, ou seja o valor da bateria.
Isso esta correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase desistindo. Acho que ninguem mais vai ajudar aqui também... Estou vendo a possibilidade de comprar uma MB estragada igual, ai poderei trocar todos esses componentes, um a um e depois o pwm e ver se funciona.
Bateria ainda não consegui. E não posso regravar a bios pq meu adaptador não serve para o modelo dessa MB.
Vou esperar a resposta da MB, tentar fazer isso e se não der vou abandonar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...