Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SVF4N65F - transistor ou diodo?

Avalie este tópico:


BlackDiamond

Posts em destaque

Tenho em mãos esse transistor de canal N segundo datasheet SVF 4N65F 4A 650v, vindo de uma fonte de um amplificador, faço testes de identificação de componentes com meu "MTESTER" mas, em vez do testador mostrar um "Transistor Mosfet de canal N"..., está mostrando um "Diodo"..., o que está acontecendo?, o transistor está danificado?

O mesmo componente testado com um multímetro digital se comporta como um Diodo, com  a ponteira negativa no meio ele conduz dos dois lados e com a ponteira positiva no meio não conduz. 

Que mistério é esse...???

🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, BlackDiamond disse:

Ok, então porque o MTESTER(testei em dois aparelhos, um novo em folha) mostra ele como "diodo"...???, porque quando testado com multímetro digital, apresenta comportamento de diodo...?, é algum tipo de defeito...?

Está com jeito de ser um fet com curto entre GATE e source.. não é a forma mais comum de um fet dar defeito mas acontece. 

 

Ele é usado onde? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, BlackDiamond disse:

Ok, então porque o MTESTER(testei em dois aparelhos, um novo em folha) mostra ele como "diodo"...???, porque quando testado com multímetro digital, apresenta comportamento de diodo...?, é algum tipo de defeito...?

Se você observar bem o datasheet verá que um transistor tem na sua composição um diodo, e em alguns casos dois diodos. Então mostrar ser um diodo não está incorreto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou detalhar o que aconteceu, achei bem estranho e fiquei em dúvida, tenho um certo conhecimento em eletrônica..., peguei o SVF 4N65F 4A 650v, procurei o datasheet e constatei ser um mosfet, após verificar fiz a medida com MTESTER que na mesma hora identificou como um transistor..., a partir disso nas outras medidas ele foi identificado como um diodo e não mais como transistor, faço teste com multímetro digital e se comporta como um diodo, com o negativo do multímetro no pino do meio o dreno, ele conduz no source e no gate e com o positivo do multímetro ele não conduz em nenhum dos dois, fiquei por entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de colocar o Mosfet na placa novamente, no mesmo lugar em que sempre esteve e quando liguei veio o pipoco e fechou um curto, sempre ligo os aparelhos que conserto numa lâmpada série.

Acredito que o componente estava para queimar, a remoção e volta do mesmo à placa foi o gatilho.

Preciso agora correr atrás de um componente similar , mosfet de 650v e 4A, alguém tem uma sugestão de um componente mais fácil de achar do que o SVF4N65F.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BlackDiamond disse:

Sim Gilson, há um diodo mas, o componente não deveria se mostrar no teste como um transistor?

O conjunto do componente?

Cara, esses testadores de componentes não tem dentro deles um chinesinho com uma bola de cristal. Se você colocar para testar nele um componente com defeito, ele não vai conseguir  adivinhar que componente é. Basicamente o que esses testadores fazem é o mesmo que um técnico com um multímetro faz: testa a condução em todos os sentidos, e mede a resistência e queda de tensão. Se o componente mostrar um comportamento não linear em função do tempo (como um capacitor ou indutor), ele aplica uma frequência e mede a reatância. Não adianta colocar um diodo ou capacitor em curto nele e querer que ele diga que é um diodo ou capacitor em curto, ele vai dizer simplesmente que é um curto.

 

Olhe na placa, com certeza há uma referência desse componente, uma inscrição iniciada por uma letra seguida de um número (Q, T, D, etc..). Se der poste uma foto dele e da área da placa onde ele fica.

 

Pode ser um diodo? Sim, mas é absurdamente improvável. Diodos de 3 pinos quase que invariavelmente são diodos duplos, onde o primeiro e o último pino não tem continuidade entre si. 

 

Com 99,5% de certeza isso é um fet, e com uns 95% de certeza, se você colocar um para 600v (mtp6n60, 2sk3569, pra citar os mais comuns) em vez de 650, vai funcionar sem problemas, a não ser que tenha mais defeitos aí.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aparelho ligava, acendia o LED e chegavam 306V na entrada do Trafo e não tinha tensão na saída do Trafo e não funcionava, faltava alimentação para a plaquinha lógica 12V e 5V, agora com o pipoco do FET não liga mais.

Seguem as fotos com o mosfet selecionado em amarelo.

1.JPG

2.JPG

3.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...