Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica chipset intel HM67, HM70, HM75 e HM77 e suas compatibilidades. Notebooks que se desligam em 30 minutos

Avalie este tópico:


wjinformatica

Posts em destaque

Já vi vários acer e positivo com o chipset HM70 e tentarem colocar processadores tipo um i3, ou i5 e se desligar em exatos 30min

vejam o motivo abaixo

pessoal que costuma tentar fazer upgrade se atentem ao chipset, pois a compatibilidade dos processadores

tem vários que postam que o PC se desliga em exatos 30 min não é por causa de bios e sim por causa do chipset

é porque o processador não é compatível com o chipset e acontece esse problema

 

hm67

i3, i5 e i7 de 2ª geração, 

Pentium B950, Pentium B940, Pentium 957

Celeron B840, Celeron B800, Celeron B710, celeron 857, Celeron 847, Celeron 787

 

hm70

Processador Intel Pentium 2129

Processador Intel Pentium 2127U

Processador Intel Pentium 2117U

Processador Intel® Celeron 1037U

Processador Intel® Celeron 1020

Processador Intel® Celeron 1007U

Processador Intel® Celeron 1000M

Processador Intel Pentium 2030M

Processador Intel Pentium 2020M

 

hm75

i3, i5 e i7 de 3ª geração,

Pentium 2129Y

Pentium 2127U

Pentium 2117U

Pentium 2030M

Pentium 2020M

Celeron 1037U

Celeron 1020M

Celeron 1007U

Celeron 1000M

 

hm77

i3, i5 e i7 de 3ª geração,

Processador Intel® Pentium® 2129Y

Processador Intel® Pentium® 2127U

Processador Intel® Pentium® 2117

Processador Intel® Pentium® 2030M

Processador Intel® Pentium® 2020M

Processador Intel® Celeron® 1037U

Processador Intel® Celeron® 1020M

Processador Intel® Celeron® 1007U

Processador Intel® Celeron® 1000M

 

Editado: por wjinformatica
  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@wjinformatica Costumeiramente encontramos pessoas pedindo ajuda para resolver esse problema, muitas vezes após ter comprado pela internet algum notebook usado. Eu troquei uma vez o processador e acontecia comigo, fui logo em busca de solução e verifiquei que era por isso. Já havia feito trocas nos modelos mais antigos da ACER, porém dos modelos E1 para cá ficou restrita a troca devido a incompatibilidade. Agora que fizeram o processador soldado na placa não tem mais esse perigo. Porém pode-se trocar o Chipset nesses casos para reconhecer o processador, assisti um video de uma pessoa que fez essa troca, mas informou que não serve para todas as placas realizar esse procedimento.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, labtes disse:

@wjinformatica Estou com um Acer que usa o H77M, sei que é compatível com o i5 que tem nele porém desliga em exatos 3 minutos. já testei ele com processadores desde Celeron até um i7. todos eles desligam com exatos 30 minutos de uso. Só se neste caso for um defeito no chip

No caso eu tou aqui com um E1-571 que veio com i3 de segunda geração 2,4ghz e troquei por um de terceira geração de 2,4ghz, estou so esperando a bateria para fazer os teste final na bateria, mais ate o momento ele nao desligou, alem do chipset ser compativel, temos sempre que lembrar de atualizar a bios, e sempre verificar o cooler se vai dar conta de resfria-lo tambem. Mais ai ele desligaria aleatoriamente, pois depende da temperatura em si.

Por exemplo eu costumo olhar assim:

vou no google e pesquiso pelo chipset.

Dai vai aparecer especificações do produto:

dai vou em produtos compativel e vejo qual a geração, no caso esse chipset HM77 pega a 3 geração e consequentimente pega memoria DDR3L entao se veio com um de segunda eu troco para terceira e troco a memoria, mais normalmente eu troco pela mesma geração porem de celeron ou pentium para i3 e de i3 para i5, ja i7 por experiencia aqui é muito raro o dissipador dar conta, normalmente o que segura melhor é aquelas placas 71R-A14HV6-T840 o dissipador sempre é mais largo e dar certo, porem nas placas da STI, mesmo o chipset sendo compativel ele vem uns resistores que sempre faz desligar ali proximo do processador. segundo um video que eu havia visto.

1.JPG

2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@labtes as vezes a pessoa troca a carcaça e fica com o adesivo de outra configuração, já vi acontecendo várias vezes isso.

Seria bom analisar direitinho, como relatado anteriormente a única causa até então provável seria a incompatibilidade.

Poderia verificar a bios também conforme nosso amigo acima citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@labtes olhando o adesivo e o processador realmente são originais mais será que trocaram  a placa mãe por uma de segunda geração, reveja o Chipset com Everest se realmente é a placa original dele, pois realmente não teria por que desligar.

Editado: por thiago lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer aqui em um Acer porém troquei de i3 de segunda para i3 de terceira geração, agora estou fazendo teste de aquecimento. Para assentar bem a pasta térmica e para confirmação que cooler e dissipador estão bons. Uso Everest, e notem não há cpu throtting que faz cpu baixar o clock e assim desligar.

Resto fora da bancada e depois de tudo certo coloco na carcaça para ver qual aumento da dissipação do calor, as vezes a carcaça e mal ventilada.

15413429922021236096262.jpg

15413430132371393891726.jpg

15413430307111506845760.jpg

15413430455011579726774.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tou com uma teoria de voltagem, aqui mesmo a voltagem do processador tá 0,881v, quero ver se troco para um i5 e ver o que vai puxar. 

Pois lembrei de um LG s460 que veio com i3 3110m e eu coloquei um i5 e depois i7 e nenhum dos dois ativou o turbo, sempre ficando em seu GHz padrão e diminuindo o clock quando não era necessário, então a placa tinha alguma função que não ativava o turbo boost do processador. O que acham?

Sabemos que a placa aceita porém a engenharia deixa alguma limitação física ou de BIOS, ainda não peguei um s460 com i5 e nem I7 aí não tirei isso a prova, sei que já peguei dois modelo dessa mesma placa e ainda tem outra com placa de vídeo dedicada, então pode ser que eles capam alguma coisa

Editado: por thiago lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um bom teste, porém depende muita da placa, por exemplo eu fiz vários "Upgrades" de processadores nas placas 5750 da Acer que é de 2ª Geração, as vezes vinha com o processador Intel Pentium e colocava um i3 e funcionava normal. percebi que o problema talvez esteja relacionado com as placas da 3ª Geração, pelo menos é o que acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio.lucas no caso eu já tive problema mais com de segunda geração, principalmente nos STI agora estou fazendo com i5, na notei que o turbo boost não funcionou nessa placa tbem igual dos LG.

Notei um pequeno aumento de voltagem do processador de 0,881v para 0,911v que o consumo a mais do i5, vou ver agora se vai desligar.

1541346871406471478495.jpg

1541346936931704774452.jpg

1541347148085912708568.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Vídeo removido por exibição de telefone comercial]

 

Regras Gerais

 

3.2.    Não é permitido:
3.4      É vetado indicações ou anúncios de propagandas de cursos e serviços, como também feedbacks dos mesmos dentro do Fórum EletrônicaBR ou através de MP .
3.7      É proibido divulgar grupos ou redes sociais nas postagens ou MPs. Ex. Facebook, Twitter, Whatsapp, Skype e outros (Exceto quando autorizado pela administração do fórum.)

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio.lucas tou aproveitando que tou com a mesma placa que o colega apenas o i5 que e 2.5 e não 2.6ghz porem ja notei que no adesivo dele fala que vai até 3.2 GHz e o meu acho que seria 3 ou 3.1 agora não lembro, mais depois do teste eu vejo pois como testando 💯% os processadores creio que ele não ativa o turbo apenas quando ele precisa executar aí ele sobe e logo desce. No uso constante não sei lhe falar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de acordar e fui ver a máquina ainda estava ligada, mesmo não ativando o turbo boost tbsm não desligou, então se a placa do nosso amigo. Realmente for a original dele ou tem algum problema ou pode ter Cido trocada, a seria bom a velha conversa com o dono para ver o histórico. Mais sendo original teria que verificar creio eu todas tensões e até mesmo o PCH para ver se não tá esquentando de mais e há um desligamento agora o fato de ser em 45 minutos se assemelha com os upgrade nos Chipset que não suporta a família "i"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2018 às 16:51, labtes disse:

@wjinformatica Estou com um Acer que usa o H77M, sei que é compatível com o i5 que tem nele porém desliga em exatos 3 minutos. já testei ele com processadores desde Celeron até um i7. todos eles desligam com exatos 30 minutos de uso. Só se neste caso for um defeito no chip

Outra coisa que lembrei agora, na hora que fui fazer o teste hoje a tarde, tem que mudar a configuração de energia para quando tiver na tomada não desligar por padrão se desliga o computador com 30 minutos, e sendo que na incompatibilidade de Chipset vs processador e de 45 minutos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sergio.lucas vdd aqui como eu compro arrumo e vendo daí pego muito notebook, e muitos quando abro já foi modificado, aí desmonto tudo e tento colocar o mais original possível, caso contrário já fica aqui no meu banco de peças kkkkkkk.

Esse Acer que peguei hoje já é um E1-571-6644. E como peguei com carcaça ruim comprei outra, e já vai sair com um modelo diferente, daí já tenho que remarcar abaixo na etiqueta o modelo correto e já saí para cliente ciente.

Por isso pesquiso bem histórico dele e a história, a história ao pesquisar o modelo na internet podemos ver se a placa são mesma a que sai de série e se e mesma versão, lembrei de um caso de um Sony foi trocado a placa mãe por outra original porém veio sem os seriais na bios e nenhum drive do site deixava instalar pela Sony. Já da erro ai só depois de colocar a BIOS antiga na placa nova voltou ao normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...