Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
flaviosilvapereira

em análise tv samsung un32fh5030g queimando fet da fonte

Avalie este tópico:

Posts em destaque

to com essa tv que veio com o fet qp801s torrado e tambem os capacitores cp801 cp818 e cp819 torrados os resistores rp809 e rp810 abertos e o ci icp801s ruim pois bem troquei todos eles ate coloquei um fet original de uma outra placa aqui medir continuidade e nada de curto na placa pois bem liguei na lampada em serie de 100w mais ao ligar o fet entra em curto entre dreno e gate e a lampada acende bem forte alguem pode me ajudar 

• Joinha 1
  • Legal 1

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
pepper    10

Amigo,verifica bem se não tem curto colocando o positivo do multímetro no terra e o negativo no dreno,caso não haja,verifique a tensão no dreno sem o mosfet no lugar.Verifique com paciencia que vc vai encontrar.Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para este post
zazulak    396

Bom, esquema dessa aí nem em sonho.. mas se sabe que o SPC7011 é um FA5695, então dá pra se basear no datasheet dele.

ssm.jpg

Os dois pontos críticos pra verificar são esses resistores. Provavelmente na placa entre o pino 7 do integrado e o gate do fet tem mais componentes além do resistor.. 

ps. Esse integrado é do PFC. Experimente tirar fora o fet que ele controla e ligar. A tensão de stand by tem que aparecer, independente de o pfc estar funcionando ou não. 

Compartilhar este post

Link para este post

bom vamos la amigos o que pude notar a tensão do dreno esta normal 166 sem o fet na placa agora a tensão do gate esta dando 13v alta certo? E também não tem os 5v na saída da fonte como o amigo ai disse

Compartilhar este post

Link para este post
zazulak    396
Em 04/09/2018 às 08:31, flaviosilvapereira disse:

bom vamos la amigos o que pude notar a tensão do dreno esta normal 166 sem o fet na placa agora a tensão do gate esta dando 13v alta certo? E também não tem os 5v na saída da fonte como o amigo ai disse

13v significa que ou o integrado está com a saída sempre acionada, ou está trabalhando com largura de pulso máxima por estar sem o fet (pode confirmar com o osciloscópio). 

Ps. Que fet você está pondo? Se der ponha uma foto nítida dele.

Compartilhar este post

Link para este post

bom tem o 3,3v do ps-on e o a5v mais ao a terra o ps-on a tensão  b5v não aparece e nem o 13v. Com o ps-on aterrado a tensão do gate do fet da fonte cai para 0v e se eu desconectar o ps-on do terra a tensão do gate sobe para 13v lembrando to fazendo isso com o gate do fet da fonte desconectado da placa pois com o gate soldado ela queima na hora mesmo com a lampada em serie alguém tem alguma dica para me ajudar?

Editado: por flaviosilvapereira

Compartilhar este post

Link para este post
zazulak    396
4 horas atrás, flaviosilvapereira disse:

bom tem o 3,3v do ps-on e o a5v mais ao a terra o ps-on a tensão  b5v não aparece e nem o 13v. Com o ps-on aterrado a tensão do gate do fet da fonte cai para 0v e se eu desconectar o ps-on do terra a tensão do gate sobe para 13v lembrando to fazendo isso com o gate do fet da fonte desconectado da placa pois com o gate soldado ela queima na hora mesmo com a lampada em serie alguém tem alguma dica para me ajudar?

Bom, não sobrou muita coisa aí pra fazer o fet queimar. Ou você está pondo um fet que não presta, ou o indutor do PFC está em curto, ou o diodo. Ou talvez o capacitor pós PFC.

PS. Quanto está medindo a resistência do pino 5 do integrado ao terra? E, tem como pôr uma foto do fet que você está pondo? Só acredito que não é falsificado vendo..

Compartilhar este post

Link para este post

bom amigo retirei um de uma placa que tinha certeza ser original e pimba não queimou mais. ate ai tudo a tensão do pfc subiu para 390v mais ao ligar na lampada em serie a lampada acende forte rapidamente e apaga isso e normal pois estou com medo de ligar direto na rede e estourar tudo 

Compartilhar este post

Link para este post
zazulak    396
1 hora atrás, flaviosilvapereira disse:

bom amigo retirei um de uma placa que tinha certeza ser original e pimba não queimou mais. ate ai tudo a tensão do pfc subiu para 390v mais ao ligar na lampada em serie a lampada acende forte rapidamente e apaga isso e normal pois estou com medo de ligar direto na rede e estourar tudo 

Depende de quantos w de lâmpada você está pondo em série. Esses PFC em modo contínuo dão um pico de consumo quando acionados, então se a tensão subiu a 390v quando a lâmpada apagou, a princípio o  PFC está resolvido.  Se puser umas 3 lâmpadas de 100w juntas, a fonte deve funcionar, inclusive acendendo o backlight.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...