Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
lucasdeliima10

devolvido Dell inspiron 14r 3450 / DA0R08MB6E2 REV:E2 / Matando a fonte

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Galera, estou com esse notebook em bancada e estava matando a fonte, coloquei a assimetrica e acorrente com 3v ja ia la pra quase 2A. Fui isolando o curto e até qu encontrei a linha em curto que era a +VCC_DGFX_CORE, retirei as bobinas PL14 e PL15 isolando o curto. Injetei 1v no pad da PL14 e apresentou consumo de 1.6A, porém a BGA aqueceu mas não sei se foi algum capacitor ou realmente o chip, alguem ja pegou esse defeito?

Editado: por lucasdeliima10

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
Roberto275803    399

Colega se está matando a fonte, você tem curto na linha de Vin (19 v) e não tem nada a ver com chipset algum.

Chipset é alimentado por fonte secundaria de baixa tensão e alta corrente.

Você tem que verificar capacitores, mosfet e componentes tipo PWM que recebam 19 v direto da fonte.

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
fabiano.julio    106
3 horas atrás, lucasdeliima10 disse:

Galera, estou com esse notebook em bancada e estava matando a fonte, coloquei a assimetrica e acorrente com 3v ja ia la pra quase 2A. Fui isolando o curto e até qu encontrei a linha em curto que era a +VCC_DGFX_CORE, retirei as bobinas PL14 e PL15 isolando o curto. Injetei 1v no pad da PL14 e apresentou consumo de 1.6A, porém a BGA aqueceu mas não sei se foi algum capacitor ou realmente o chip, alguem ja pegou esse defeito?

volte com todos os componentes, deixe sua fonte com a corrente no máximo e tensão em 0v 

conecte o cabo da fonte assimétrica e vá subindo a tensão gradativamente, volt a volt, até que a corrente estabilize sem 1.50A  

Toque na placa e procure por componentes aquecendo!

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post

Certo, geralmente o curto é na linha de 19v, mas além do curto nessa linha, tem mais algum curto nessa linha em questao +VCC_DGFX_CORE, pois a bobina PL14 e PL15 dão terra mesmo isoladas.

Segue o esquema pra vocês acompanharem:

Compartilhar este post

Link para este post
cristi    399
26 minutos atrás, lucasdeliima10 disse:

também dá terra nas bobinas PL14 e PL15

@lucasdeliima10 amigo acho que sei oque está acontecendo vc deve estar medindo em escala de diodo com o BIP do multímetro correto ?

se sim as regiões de processador e chipset não podem ser medidas dessa forma por apresentarem uma resistencia muito baixa, sempre vão bipar !

faça dessa forma que é a correta:

Curto_Ohms.png.28996fa7dc50dff6211d8f02326e4318.png

Compartilhar este post

Link para este post

certo, obrigado pela dica, mas estou utilizando o multimetro analogico na escala de X1, mas fiz o teste no digital e apresentou 4,5 Ohms nas bobinas

Compartilhar este post

Link para este post
cristi    399

@lucasdeliima10 então a curto ai amigo, não posso abrir seu esquema agora, mas lhe dou o caminho, eu iria nessa área e procuraria um jumper e isolo ela, depois injeto um tensão baixa e vejo se algo aquece, e assim vai matando a área de curto, lembrando que nessa area pode ter curto no bga, mas é estranho as duas placas terem o mesmo sintoma! 

pode ser esse curto na linha de 19v fechando curto nessa linha por isso o jumper para isolar a linha de 19v

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post

acabei de encontrar uma terceira placa e essa não tem curto na pl15 e pl14, então há curto sim nesa área. Vou colocar um pouco de alcool nos capacitores para ver se algum aquece mais que os outros

Compartilhar este post

Link para este post

Galera, vou comprar o spray congelante e verificar se é algum capacitor ou o chip, então vo finalizar o topico, se for resolvido eu altero depois, vou dá como devolvido. Valeu e vai os joinhas pra galera que disponibilizou a ajudar 

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
Roberto275803    399

@lucasdeliima10 

colega este é o defeito que eu mais gosto de encontrar. Sempre mato a solução com poucos minutos.

1 - Ligo a fonte - se a fonte apagou o led verde é sinal que tem curto na linha de Vin (19 v)

2 - tem que abrir o notebook e fazer uma inspeção visual para encontrar algum componente torrado ou escuro porque curto no 19 v é feia a coisa.

3 - Se não conseguir achar nada no visual então agora é partir para a fonte assimétrica e começar os testes de consumo de corrente

4- Podemos dividir o isolar alguns circuitos de Vin e analisar por etapas.

5- O curto sempre é encontrado até mesmo se for curto interno nas trilhas da PCB

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...