Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte GA-H61M-S1 - sem imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Buenas,

 

estou com uma placa mãe desse modelo (rev. 2.1) que responde ao comando de ligar, mas não tem imagem.

 

Medindo as tensões nos pontos principais, notei a falta da tensão VAXG. Ela é gerada pelos FETs DQ13 e DQ15, alimentados pelos mesmos 12V que alimentam o regulador do VCore, e controlados pelo mesmo integrado que regula o VCore (ISL95836). Todas as outras, inclusive o VCore, estão presentes.

 

O que já fiz:

 - retirar e colocar de volta o ISL98536 para descartar a possibilidade de solda fria

 - regravar bios com o arquivo baixado direto do site da Gigabyte para essa placa (mais de uma versão). Também testei gravando numa memória nova

 - testar com outro pente de memória, tanto no slot 1 como no 2

 - verificar com o osciloscópio se aparece pulso no gate dos DQ13 e DQ15 no momento que a placa é acionada. Não aparece pulso em nenhum deles

 

Não testei com outro processador porque não tenho nenhum processador 1155 no momento. O processador apresenta uma resistência baixa na linha do VAXG, mas não um curto total.. dá uma medida próxima a do VCore. Ligando sem o processador, além da não ter a VAXG, não tem VCore

 

Desconfio do ISL98536, mas como ele não é um componente dos mais baratos (fora o frete), queria ver se há mais algum teste que eu possa fazer antes de condenar. Alguém já pegou esse defeito?

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@zazulak , seria interessante a regravação da bios com um arquivo confiável, já q os arquivos disponíveis no site, muitas vezes, se tratam de apenas atualizações.    Seria interessante também, se já não fez, o reset da bios, retirando a pilha 2032 e fechando curto em seus terminais ou utilizando os jumpers próprios para isso (reset rtc).

 

Segue link bios:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, curtolo disse:

@zazulak , seria interessante a regravação da bios com um arquivo confiável, já q os arquivos disponíveis no site, muitas vezes, se tratam de apenas atualizações.    Seria interessante também, se já não fez, o reset da bios, retirando a pilha 2032 e fechando curto em seus terminais ou utilizando os jumpers próprios para isso (reset rtc).

 

Segue link bios:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Eu comparei os arquivos com um editor hexa antes de gravar.. as vezes esses arquivos de BIOS baixados do fabricante vem num formato diferente do que pode ser gravado direto na memória. O conteúdo da memória bate exatamente com uma das versões do site da gigabyte. 

Esse do último link eu já tinha aqui. Com ele acontece a mesma coisa. O conteúdo dele tem algumas diferenças do conteúdo original da memória, mas pouca coisa.. acredito que seja pela diferença de versão.

 

Ah, sobre o reset, eu tiro a bateria toda vez que vou tirar a memória pra gravar. 

 

Vou atrás de um processador emprestado.. se não for ele, aí sim vou apostar 80 pratas (preço do pwm com frete) no pwm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

CUANDO VCS nao tem vcore o vfgx (igp) o vtt (vccsa etc ) essas tensoes nao precisa repgrogramar essa bios !!!!!

sou tem que olhar que o pwm tem:

-VCC (3v-5v etc)

-ENABLE (vr_on) 0.8v o mais.

-vr_hot (0v) se ele esta en 1v o mais e porque tem um problema nesses fets o mesmo pwm,

-pwgood : e utima señal, ela dice Tudo esta bem lets go! ela SAI DO PWM. se tudo esta bem e nao tem saida, entao pwm ta fudido. o mais probavel.

desculpa meu texto sou argentino.

 

Tambem vou decir uma coisa :

sou precisa osciloscopio pra ver si os pulsos estan bem. os pulsos sempre tem voltaje voce pode ver voltaje pra saber que pelo menos hay pulsos.

depois sim, ja precisa osciloscopio pra ver os pulsos. etc

eu sempre realizo uma mediçao rapida sem osciloscopio, se nao tem voltaje en gate do mosfet de alta entao nao tem pulsos. e simple pra que prender osciloscopio se nao tem voltaje muleks!

Editado: por Diego Mr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...