Jump to content

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal, me passou uma ideia: eu poderia usar uma inversora mma como fonte CC para criar um arco elétrico e, adaptando uma tocha e um compressor de ar, criar um cortador a plasma? Penso que toda a eletrônica básicamente já está ali, faltando apenas a parte do gás e, talvez, um circuito para iniciar o arco. Alguém pode ajudar? Uma ideia a respeito? Olhei circuitos como o do plasanator mas ele é muito diferente se uma máquina comercial e, aparentemente bem menos seguro. Obrigado.

Edited by aaraujo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia.

O tópico é meio antigo , mas tive a mesma dúvida, tenho uma TIG /MMA , assim que chegou meu corte plasma fui pesquisar se existe a possibilidade ,mas não é viável. 

 Solda MMA ou TIG utiliza uma corrente alta e uma baixa tensão(10-200A e 12-24V), já corte plasma é o inverso (10 -40A e 100-150V). 

 Seria mais interessante partir pra um projeto plasma do zero,pra fazer um circuito de inverter as características da inversora acho mais trabalhoso do que projetar um projeto final de alta tensão e baixa corrente. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...