Jump to content
gvnotebooks

devolvido Sony PCG-81114L / M931 1P-0104J01-8011 MBX-215 / drenando bateria de cmos

Rate this topic

Recommended Posts

Pessoal, estou com esse notebook que está me dando uma dor de cabeça. A princípio, veio com problema  de não ligar, foi feito o BGA no PCH e voltou a ligar, foi entregue. Um dia depois volta o cliente reclamando que o áudio não tava funcionando (sendo que fora testado), era solda fria. Após um tempo, cliente voltou com o notebook drenando a bateria CMOS. 

A análise:

Percebo que ao conectar uma cmos de 3v cr2032, nao possuo a original de 2,4v(original é aquelas duplas de 2,4v, padrão da sony.), ela cai instantaneamente para 1,5v e vai caindo ainda mais aos poucos. Ao conectar a fonte de alimentação, o conector CN26 possui os 3v, com e sem a cmos instalada. Ao remover a cmos e medi, a tensão ta 2,2v ~ 2,0v por ai. 

Não há curto entre os dois polos e não encontrei curto nessa linha. Há uma sequência de resistores até chegar ao PCH, mas está um pouco complicado de identificar, pois esta placa não possui serigrafia em resistores e capacitores. 

O que ja foi feito:

Troca do PU5 e do Y4

Ressolda na região.

Anteriormente, BGA no PCH para resolver o primeiro problema. 

Esquema:

20180831_102615.jpg

20180831_102623.jpg

Edited by gvnotebooks
não exagerar nas maiúsculas

1 minuto atrás, thiago lucena disse:

@gvnotebooks Se não me falha a memoria essas baterias são recarregaveis, a placa alimenta ela. outra coisa vc esquentou o bga e pch seria isso, ou vc retirou eles e trocou as esferas?

Foi feito o reballing do PCH. Voce acha que o problema pode ser a incompatibilidade da CMOS? Pois, como eu disse, a original é essa verdinha dupla de 2,4v, e não há nada escrito sobre ser recarregável nela. A CR2032 que eu coloquei não é recarregável.

Agora, gvnotebooks disse:

Foi feito o reballing do PCH. Voce acha que o problema pode ser a incompatibilidade da CMOS? Pois, como eu disse, a original é essa verdinha dupla de 2,4v, e não há nada escrito sobre ser recarregável nela. A CR2032 que eu coloquei não é recarregável.

@gvnotebooks pode ser, seria bom recolocar a outra e ver se ela recarrega na fonte de bancada e depois recolocar. 

6 minutos atrás, thiago lucena disse:

@gvnotebooks pode ser, seria bom recolocar a outra e ver se ela recarrega na fonte de bancada e depois recolocar. 

Há essas informaçoes na CMOS original:

2/V15H 15mAh

2.4v Ni-MH

S040

Ponho na fonte assimétrica 3v e 0,15A?

2 minutos atrás, thiago lucena disse:

@gvnotebooks ela ta zerada? 

2,3v, mas ao conectar na placa, cai para 1,3v.(Sem a fonte conectada)

Edited by gvnotebooks

1 minuto atrás, thiago lucena disse:

@gvnotebooks e mesmo com ela assim fica perdendo a hora?

Editei minha resposta anterior, dizendo que 2,3v fora da placa, ao conectar na placa, cai para 1,3v.