Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sony PCG-81114L / M931 1P-0104J01-8011 MBX-215 / drenando bateria de cmos

Avalie este tópico:


gvnotebooks

Posts em destaque

Pessoal, estou com esse notebook que está me dando uma dor de cabeça. A princípio, veio com problema  de não ligar, foi feito o BGA no PCH e voltou a ligar, foi entregue. Um dia depois volta o cliente reclamando que o áudio não tava funcionando (sendo que fora testado), era solda fria. Após um tempo, cliente voltou com o notebook drenando a bateria CMOS. 

A análise:

Percebo que ao conectar uma cmos de 3v cr2032, nao possuo a original de 2,4v(original é aquelas duplas de 2,4v, padrão da sony.), ela cai instantaneamente para 1,5v e vai caindo ainda mais aos poucos. Ao conectar a fonte de alimentação, o conector CN26 possui os 3v, com e sem a cmos instalada. Ao remover a cmos e medi, a tensão ta 2,2v ~ 2,0v por ai. 

Não há curto entre os dois polos e não encontrei curto nessa linha. Há uma sequência de resistores até chegar ao PCH, mas está um pouco complicado de identificar, pois esta placa não possui serigrafia em resistores e capacitores. 

 O que ja foi feito:

Troca do PU5 e do Y4

Ressolda na região.

Anteriormente, BGA no PCH para resolver o primeiro problema. 

 

Esquema:

 

20180831_102615.jpg

20180831_102623.jpg

Editado: por gvnotebooks
não exagerar nas maiúsculas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, thiago lucena disse:

@gvnotebooks Se não me falha a memoria essas baterias são recarregaveis, a placa alimenta ela. outra coisa vc esquentou o bga e pch seria isso, ou vc retirou eles e trocou as esferas?

Foi feito o reballing do PCH. Voce acha que o problema pode ser a incompatibilidade da CMOS? Pois, como eu disse, a original é essa verdinha dupla de 2,4v, e não há nada escrito sobre ser recarregável nela. A CR2032 que eu coloquei não é recarregável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, gvnotebooks disse:

Foi feito o reballing do PCH. Voce acha que o problema pode ser a incompatibilidade da CMOS? Pois, como eu disse, a original é essa verdinha dupla de 2,4v, e não há nada escrito sobre ser recarregável nela. A CR2032 que eu coloquei não é recarregável.

@gvnotebooks pode ser, seria bom recolocar a outra e ver se ela recarrega na fonte de bancada e depois recolocar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...