Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung / SCX 5835FN / Problema no Fusor

Avalie este tópico:


Alberto Rosa

Posts em destaque

@zazulak vc que tem maior conhecimento em placa dc dessas impressoras, gostaria de tirar uma dúvida com vc.

Entrou uma Samsung 5835FN com o rolo fusor colado, ou seja, excesso de temperatura ou longo prazo exposto.

Antes de realizar a troca por uma unidade nova eu costumo sempre me certificar que a DC esteja ok.

Aproveitando que estou com prazo pra reparo nesta placa e de posse com o esquema elétrico gostaria de tirar umas duvidas sobre o seu funcionamento.

Posto abaixo o esquema.

1º Pergunta: o componente que ajuda a controlar a temperatura seria o TH01 ?

2ª Pergunta: a habilitação pra ligar e desligar vem da lógica que faz conduzir o foto acoplador, certo? TLP3061F

3º Pergunta: Um componente pra ser medido seria o Q51 que chaveia a tensão para o fusor correto ?

 

Algo mais teria que verificar ?

 

Grato

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - esse é um termistor ntc, mas não funciona como sensor de temperatura: ele serve pra limitar a corrente no retificador da entrada da fonte quando ela é ligada. Não tem nada a ver diretamente com o acionamento do fusor (por isso as linhas que levam tensão para a lâmpada do fusor ficam antes dele).

 

2 - isso aí. Uma forma de verificar se o fusor está sendo acionado sem comando da placa lógica é ligar uma lâmpada incandescente na saída que vai para a lâmpada do fusor, curto circuitar os pinos 1 e 2 do TLP3061 e ligar a impressora. Ela não pode acender nem piscar em nenhum momento. Se ela der uma piscada sequer, ou ele ou o Triac está disparando sozinho.

 

3 - Sim. Mas, na prática, defeitos que fazem acender o fusor quando não deve não costumam aparecer na medida do multímetro (exceto curto total). Uma forma de testar ele e o triac numa talagada só é, com a lâmpada que citei antes ligada na saída pro fusor (e o fusor desligado pra não derreter tudo de novo). Aí se liga a impressora, depois de uns momentos a lâmpada deve acender, ficar vários segundos acesa, aí apagar e a impressora indicar erro de fusor.

 

Não é comum, mas tanto o triac com o opto-triac (caso desses tlp3061 e afins) podem ter alguma fuga interna que causa acionamento falso, nesse caso a lâmpada acende sozinha ou fica dando umas piscadas mesmo sem comando da placa lógica.

 

Na maioria dos casos que peguei de Samsung derretendo o fusor, a causa era aquele termistor que fica encostado no rolo: os restos de toner vão criando uma casca que se comporta como isolante térmico entre rolo e o termistor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

      Acontece muito com as scx4200  de colar o rolo pressor no cilindro e quando troco eles eu troco também o triac  do setor DC  e verifico o tesmistor e se tiver com muito desgaste troco também.

     Aconteceu de eu ter trocado toda a fusora e não troquei o triac e aí quando liguei  colou tudo de novo e perdi a fusora.

 

   Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, zazulak disse:

1 - esse é um termistor ntc, mas não funciona como sensor de temperatura: ele serve pra limitar a corrente no retificador da entrada da fonte quando ela é ligada. Não tem nada a ver diretamente com o acionamento do fusor (por isso as linhas que levam tensão para a lâmpada do fusor ficam antes dele).

 

2 - isso aí. Uma forma de verificar se o fusor está sendo acionado sem comando da placa lógica é ligar uma lâmpada incandescente na saída que vai para a lâmpada do fusor, curto circuitar os pinos 1 e 2 do TLP3061 e ligar a impressora. Ela não pode acender nem piscar em nenhum momento. Se ela der uma piscada sequer, ou ele ou o Triac está disparando sozinho.

 

3 - Sim. Mas, na prática, defeitos que fazem acender o fusor quando não deve não costumam aparecer na medida do multímetro (exceto curto total). Uma forma de testar ele e o triac numa talagada só é, com a lâmpada que citei antes ligada na saída pro fusor (e o fusor desligado pra não derreter tudo de novo). Aí se liga a impressora, depois de uns momentos a lâmpada deve acender, ficar vários segundos acesa, aí apagar e a impressora indicar erro de fusor.

 

Não é comum, mas tanto o triac com o opto-triac (caso desses tlp3061 e afins) podem ter alguma fuga interna que causa acionamento falso, nesse caso a lâmpada acende sozinha ou fica dando umas piscadas mesmo sem comando da placa lógica.

 

Na maioria dos casos que peguei de Samsung derretendo o fusor, a causa era aquele termistor que fica encostado no rolo: os restos de toner vão criando uma casca que se comporta como isolante térmico entre rolo e o termistor.

Perfeito, muito bem explicado. Abaixo deixo a foto do local onde a lâmpada deve ser inserida a título de ilustração para os colegas.

Referente ao termistor, neste caso ele mediu algo próximo dos 370 K ohms e comparei com outros fusores que tenho e todos bateram esse valor. Acredito que esteja correto. Dei uma boa limpada nele tmb.

Pra essa impressora em específico, eu tinha uma outra fonte, troquei e já está em testes. 

Farei a compra desses componentes pra ter em estoque, tenho uma demanda boa desse modelo.

Mais uma vez grato e sempre a disposição.

 

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

      Acontece muito com as scx4200  de colar o rolo pressor no cilindro e quando troco eles eu troco também o triac  do setor DC  e verifico o tesmistor e se tiver com muito desgaste troco também.

     Aconteceu de eu ter trocado toda a fusora e não troquei o triac e aí quando liguei  colou tudo de novo e perdi a fusora.

 

   Boa sorte.

Por isso o meu post, já aconteceu comigo tmb ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 anos depois...

Boa noite caros amigos. Liguei a fonte da minha impressora Samsung SCX4200 em 220V, o que resultou na queima dos retificadores, do termistor 10D9 e do componente marcado no esquema como "AR1" (SSG-102-A1). Pergunto a quem puder me responder: O que è este componente AR1? Onde encontrá-lo para substituição? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...