Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
Shrimp_Green

devolvido Samsung / SCX 4200 / Rolo pressor colado na pelicula

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde 

Tenho aqui essa impressora citada. 

Acredito ser um problema comum desse modelo, o rolo pressor colou na película. 

Gostaria de tirar uma duvida com o Sr. @João Henrique e demais colegas que tem o conhecimento sobre esse defeito.

O que causa esse problema e porquê é fundamental a troca do triac ao trocar o kit pelicula e rolo?

Eu agradeço desde já a todos.

Editado: por Shrimp_Green

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo @Shrimp_Green   ,pro rolo e cilindro colar é por causa de 2 motivos:

-As engrenagens de tração da fusora ou buchas estão quebradas 

-O Triac não desligou a alimentação da fusora  e ficou conduzindo ao ponto de ferver e fundir ambos.

Eu faço o seguinte, verifico as engrenagens e se tudo estiver ok eu troco o triac pra desincargo de conciencia e pra não perder a fusora pois é uma peça barata e quem tem sucatas de impressoras pode colocar.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para este post

@Shrimp_Green Bom dia, não esqueça de verificar o termostato pois ele pode estar com problema, deixando passar corrente pra lampada assim ela não apaga e aquece muito, ja resolvi isso trocando ele e tbm a questão das engrenagens é muito comum.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para este post
35 minutos atrás, matuca1035 disse:

@Shrimp_Green Bom dia, não esqueça de verificar o termostato pois ele pode estar com problema, deixando passar corrente pra lampada assim ela não apaga e aquece muito, ja resolvi isso trocando ele e tbm a questão das engrenagens é muito comum.

Boa sorte.

Oi amigo,obrigado pelo retorno

O teste que fiz no termostato foi de continuidade, a leitura do multímetro indica um curto, esta ok, certo? Há outro teste a se fazer no termostato? E com relação ao thermistor, apresenta em media uma resistenca de 600k ohms e ao colocar o dedo no sensor a resistencia tende a baixar, acredito ser o correto também

Compartilhar este post

Link para este post

@Shrimp_Green Obrigado pelo retorno, sim o termostato esta bom (continuidade = bom, passando corrente) aproveita da uma limpada no termistor, pois ele é quem monitora o calor do rolo calefator. É através dele que a placa principal acende ou apaga a lampada calefatora. Deve ser limpo de tempo em tempo para não ficar afastado do rolo calefator, provocado por toner que empedra neste contato. Se não tiver continuidade é porque está aberto. Se ele estiver limpinho vc troca o triac da fonte.

Compartilhar este post

Link para este post

Colegas @matuca1035 @João Henrique e demais colegas que se dispuserem a auxiliar.

Venho dizer que foi realizado a troca do kit rolo fusor e a troca do triac.

Ao ligar a impressora a mesma apresentou a mensagem de aquecimento e em seguida a mensagem de pronto, ou seja tudo OK. Porém em seguida apresentou a mensagem de superaquecimento, tirei da tomada na hora. 

Percebi que saiu fumaça de dentro da unidade fusora, superaqueceu.

O que eu pude concluir é que  a lampada não desligou, continuou aquecendo!

Procedimento que eu fiz foi retirar o cabo que liga a lampada na placa e entao liguei a impressora para realizar a medição desse conector. Ele está medindo em torno de 300vac o tempo todo por isso a lampada continuou aquecendo!

Eu nao sei qual tensao deveria ter ali, mas em uma HP1102 que é aquecimento por resistencia por exemplo a medição sai em torno de 110v portanto estou em duvida dessa tensão.

O triac entrou em curto os pinos A1 e A2, logo teremos essa tensao no conector o tempo todo. Na placa não existe curto nos pads A1 e A2. Gostaria saber o motivo de o triac ter entrado em curto, o que pode estar ocorrendo? Peço ajuda de vcs 

Editado: por Shrimp_Green

Compartilhar este post

Link para este post

Olá Amigo, o mesmo já aconteceu comigo, no meu caso mesmo no teste o termostato estando OK não funcionava e depois de perder 2 kits e uma lampada troquei tudo de novo junto com o termostato e um sensor que fica em contado com o cilindro. E finalmente ficou ok. 

OBS. se tiver um termômetro infravermelho para testar melhor quando o problema é no sensor e ou termostato a temperatura sobe 2 graus por segundo. Ai você tem tempo de desligar antes do pressor derreter.

Compartilhar este post

Link para este post

Bom dia.

Ainda continua com o pepino amigo  rsrs.

Na foto abaixo voce verá o quanto é simples esse circuito  e com o diagrama fica ainda mais fácil .

confira os resistores e capacitores dentro do quadro porque é ali o setor responsável pelo aquecimento do fusor.

Outra coisa, não tem como voce encontrar 300vac no conector , pois o máximo de tensão que voce pode encontrar é os 110v da tomada.  O que aconteçeu de fritar de novo talvez seja o triac que voce trocou não ser original ,retire ele de uma sucata.

Boa sorte.

fonte scx4200.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

Obrigado pelo retorno Srs. 

Troquei de novo o triac e, após isso, realizei a medição do conector da fusora. 

No momento que ligo a impressora apresenta no visor o processo de aquecimento e ao medir o conector da fusora apresenta quase 600v e logo vai a 0v. Ou seja o procedimento de aquecimento está ocorrendo porém tenho essa tensão elevada. 

Eu nao conectei a lampada da fusora pois sei que o triac vai entrar em curto novamente tendo em vista que o BTA12 suporta até 600v. 

Eu acho estranho essa medição do conector da fusora e nao sei o que pode estar ocorrendo! Ao medir a rede ela está normal..

fusora.png

rede.png

Compartilhar este post

Link para este post

Grande @mariomendes77  obrigado pelo seu retorno. Troquei o multimetro e tudo OK, mediu a tensao de 110v. Era o multimetro que tava variando mas ele sempre foi fiel a mim e o detalhe é que medindo direto na rede apresentou a tensao correta, nao sei o que aconteceu! 

Testes efetuados: Troca do PC102, Troca de triac (3x), revisei o circuito e ao meu ver tudo certo, coloquei uma lampada como aconselhou.

No período que aparece no visor 'aquecimento aguarde' a  lampada se mantem acesa, e quando o visor diz 'pronto' a lampada apaga e o triac nao entra em curto. Ao meu ver estava correto, entao por fim liguei a fusora e nao adianta o triac entra em curto. Pensei que poderia ser a fusora entao coloquei outra, mesma coisa. 

Resumindo acabei danificando as duas fusoras pois fundiram novamente por excesso de calor e perdi 3 triacs

Ja perdi muito tempo nessa maquina, ela veio de outro lugar e ja tava futricada inclusive o sensor da porta ta jumpeado.

Eu estou desistindo nao vale a pena pra mim pois o gasto nessa impressora nao vale o orçamento que foi passado para o cliente.

Novamente agradeço a todos que se dispuseram a me ajudar. Um abraço. 

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...