Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido sony vaio / pcg-61611x / da0ne7mb6d0 / não liga

Avalie este tópico:


cristi

Posts em destaque

amigos me encontro com uma situação incomum...

este note tem os 19v normais porem não tem 3 e 5v primários, mas tbm não tem curto nessas( PL's 19 e 20 ), porem quando plugo a fonte as mesmas entram em curto, fica um alguns segundos assim depois some o curto das bobinas, e vai subindo a resistência.

retirei o PU8 e agora quando plugo a fonte somente a pl19 apresenta curto, mais especifico o pad 1 da PL 19 entra em curto fica com 288 ohms, quando desligo a fonte fica alguns segundos com essa resistência  e começa a subir até ficar normal, assim que plugo a fonte novamente cai na hora para 288 ohms novamente, creio ser essa linha VCC5 com algum capacitor em curto pois me parece quando o ele descarrega some o curto ! mas como acha-lo ? pois se eu injetar tensão no pad1 da pl 19 com a placa energizada não apresenta consumo.

alguém já pegou um caso como este ?

grato !

 

 

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica então pq52, pq29 e pu4. Essa questão de apresentar ou não consumo vai depender da corrente que está sendo consumida, então nem sempre vai esquentar ou ter um consumo alto, mas ainda assim o curto estará presente. @cristi Coloque o defeito no título do tópico. 

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Verifica então pq52, pq29 e pu4. Essa questão de apresentar ou não consumo vai depender da corrente que está sendo consumida, então nem sempre vai esquentar ou ter um consumo alto, mas ainda assim o curto estará presente. @cristi Coloque o defeito no título do tópico. 

@Gilson Macedo volto as bobinas para essa aferição? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GBS_Info disse:

@cristi 

Lembrando que os 5v dessa placa são suspend.

@GBS_Info é sim amigo, mas ao menos os 3v deveria ter e fecha curto, coloco PL a de 3v no local para trabalhar na placa e deixo a de 5v fora ? ou deixo as duas fora, ou retorno as duas, oque me aconselha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, GBS_Info disse:

@cristi 

Bom dia...

Confesso que fiquei meio confuso com sua 1ª mensagem.

Tem curto na placa ? Se sim, em que parte está o curto ?

 

@GBS_Info perdão se não fui claro, mas creio que agora vai ficar mais facil de entender...

voltei o PU8 e assim que plugo a fonte ele aquece muito, como desconfio da linha de VCC5 desliguei somente o pino 32 do PU8 que é a tensão de referencia de +5V_VCC1 fazendo isso ele para de aquecer, já troquei o pu8 nada muda, o pr169 não tem na placa pois ela esta com o pad do lado 2 arrancado em razão de umidade, então fiz um jumper do pino 1 do pr169 direto para o pino 32 do pu8.

Penso que tenho curto nessa linha de  +5V_VCC1, que creio ser a mesma linha da tensão de VCC5 que encontro nos pinos 3 e 4 do pq52 correto ? problema é que essa tensão passa por vários componentes e não sei como encontrar o certo sem precisar retirar todos, a solução neste caso ?

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Volte as bobinas e veja se a tensão chega até o pu4. Vamos seguir a linha para identificar aonde está o curto. 

@Gilson Macedo ok farei !

viu a mensagem #8 onde menciono... 

25 minutos atrás, cristi disse:

voltei o PU8 e assim que plugo a fonte ele aquece muito, como desconfio da linha de VCC5 desliguei somente o pino 32 do PU8 que é a tensão de referencia de +5V_VCC1 fazendo isso ele para de aquecer

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Volte as bobinas e veja se a tensão chega até o pu4

@Gilson Macedo pino 3 fica com curto total e pino 4 fica com 300ohms, isso com a fonte plugada quando desligo a fonte some o curto !

esse pino 3 esta na linha 1.5VSUS, podemos ter curto nessa linha !?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2018 às 12:54, cristi disse:

o pr169 não tem na placa pois ela esta com o pad do lado 2 arrancado em razão de umidade, então fiz um jumper do pino 1 do pr169 direto para o pino 32 do pu8.

Não acho uma boa idéia esse jumper.

 

Citar

Penso que tenho curto nessa linha de  +5V_VCC1, que creio ser a mesma linha da tensão de VCC5 que encontro nos pinos 3 e 4 do pq52 correto ?

Confesso que não vi ligação entre esses dois sinais.

 

Pq vc não tenta verificar se há curto na região do PU8 sem a placa está energizada ?

Use o multímetro e veja se há curto nas PL19 e PL20 em relação ao terra. Se houver curto o multímetro irá acusar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2018 às 13:35, cristi disse:

@Gilson Macedo pino 3 fica com curto total e pino 4 fica com 300ohms, isso com a fonte plugada quando desligo a fonte some o curto !

esse pino 3 esta na linha 1.5VSUS, podemos ter curto nessa linha !?

Pode haver um curto na linha do 1.5vsus, mas o ideal é se concentrar numa linha e depois na outra. O pino 4 do pu4 tem não tem a tensão de 5v? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info @Gilson Macedo amigos antes de dar continuidade nessa analise pergunto a opinião de vcs, se compensa continuar...

essa placa esta com alguns pads levantados do PU8 os pinos 3 e 6 e o pad 2 do pr169 ou seja não posso usar este resistor nessa placa, e também cada vez que for necessário sacar o PU8 tenho que refazer essa duas trilhas com um micro fio, do pino 3 puxo direto do pad 1 do pc204 e do pino 6 consigo um pouco do pad ainda inteiro então só uso o fio para alcançar o contato no CI. qualqeur coisa que va solda ou dessoldar perto ele solta um dos micro fios.

fora que tenho toda a situação do curto, medi alguns pinos do pu8 e já achei por exemplo no pino 7 uma resistência de 24ohms e bipa 

pergunto qual a opinião de vcs, vale continuar ? 

 

grato atenção dos amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse julgamento é você quem tem que fazer, eu particularmente só desisto da placa quando de fato não tenho mais esperança, ou quando o componente para troca for inexistente, ou quando o arquivo de bios também não estiver disponível.Claro que as vezes fica inviável o conserto porque o tempo gasto não irá compensar, mas a título de desafio e de conhecimento não devemos esmorecer. E sem contar que temos do nosso lado uma turma que entende do assunto. Quanto ao PU8, não precisa ficar removendo ele constantemente. Dá pra fazer os testes com ele na placa. Você disse que o pino 7 tem uma resistência de 24 ohms, e portanto tá em curto, então nesse caso você pode remover o pc110 e ver se esse curto some. 

O pino 32 está ligado ao pino 1 através do pr284, que por sua vez está ligado ao pc107 e pc204, então veja todos esses pontos e nos diga em quais pinos acredita que tenha curto. 

A linha VCC5 passa pelo pq52, pq29 , então teste esses componentes.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou da mesma opinião do Gilson, eu particularmente muitas vezes chego a perder dias numa placa 

Mas com ela vem o aprendizado para as próximas, nenhum tempo que tu gsmasta tentando consertar é totalmente em vão 

As vezes parece que pelo tempo gasto não compensa o conserto, mas temos que por peso também no nosso aprendizado. 

Eu sigo até que o que tenha que fazer eu não tenha material ou não seja possível o reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gilson Macedo disse:

mas a título de desafio e de conhecimento não devemos esmorecer. E sem contar que temos do nosso lado uma turma que entende do assunto.

foi oque pensei, só precisava desse incentivo mesmo ! obrigado aos amigos e bora continuar.

vou fazer os testes que me solicitou @Gilson Macedo e posto aqui, estou com outra placa igual aqui que liga tem todas as tensões mas não  gera imagem, vou usa-la como referencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gilson Macedo disse:

remover o pc110 e ver se esse curto some

ja havia feito, mas descobri agora porque o pino 7 entrava em curto ! é quando faço o jumper do pino 1 do PC204 para o pino 3 do PU8, o PC204 está dando terra dos dois lados, então removi e pra minha surpresa esta dando terra nos dois pads lado 1 e 2 do PC204, fui para o PC107 removi ele o continua dando terra nos dois pads do PC204, infelizmente creio que vou ter que remover o PU8 para ver se continua o curto nos pads do PC204 oque acham ? @Gilson Macedo @GBS_Info 

13 horas atrás, Gilson Macedo disse:

O pino 32 está ligado ao pino 1 através do pr284

não tenho o PR284 na placa *

Em 09/09/2018 às 15:12, GBS_Info disse:

Não acho uma boa idéia esse jumper.

tbm não acho amigo pois como é um sinal de referencia, creio que a tensão deve ser exata e sem esse resistor não será com exatidão, por isso tinha dado uma desanimada nessa placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo @wjinformatica @GBS_Info amigos dando um retorno...

consegui levantar os 3v alws na placa !

Troquei o PU8 e refiz as trilhas novamente

agora temos a seguinte situação, placa não da start, testes feitos:

tenho os sinais: 

NBSWON# pino 8 da CON1 3v quando pressionado vai a zero e volta aos 3v, da mesma forma no pino 108 do SIO C285 está normal

DNBSWON# tenho 3v no anodo do D8

EC_DNBSWON# tenho 3v no catodo do D8

mas no pino 15 do SIO tenho os 3v e não vai a zero quando pressiono o PWR

aqui é onde não estou conseguindo continuar e peço a ajuda dos amigos, desconfio do U28D esfera 22 ou o D8 oque me dizem ?

(não creio ser bios, tenho as tenções normais na mesma)

no aguardo para continuar...

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O pino que liga essa placa não é o 15, mas sim o 108.

 

1 hora atrás, cristi disse:

da mesma forma no pino 108 do SIO C285 está normal

@Gilson Macedo sim amigo tbm ja aferido...

estou com estes dois sinais em 0v
EC_KBRST#
RSMRST#

ja troquei bios e não é, oque acha de ser o SIO travado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...