Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dica de limpeza da placa e chip

Avalie este tópico:


General

Posts em destaque

Fala galera.

Gostaria de colaborar com uma dica, acredito que os mais experientes já saibam, porém aqueles que estão começando vão gostar.

 

Bem, muito tempo fiz da seguinte forma:

Depois de remover o BGA, vem a hora da limpeza, na qual eu sempre colocava um pouco de fluxo na placa e com o ferro de solda retirava o excesso de solda, depois aplicava a malha.

O mesmo fazia no chip.

Porém era difícil tirar o excesso dessa solda, e em alguns casos até arrancava pad nesse processo.

 

Então resolvi usar a velha técnica do "Salva Chip"

 

salva-chip-smd-cf-48u20-soft-50g

 

Depois de remover o BGA, na área a ser limpada, passe um pouco de fluxo e então derreta um pouco de um bastão salva chip em cima da área, irá formar uma bola, ao arrastar essa bola com o ferro de solda sobre a área, você verá que o excesso de solda antiga sairá com muita facilidade se unindo com o salva chip. O salva chip derretido em outras palavras age como um imã, facilitando na remoção da solda antiga, atraindo essa solda para essa mesma bola, depois é só empurrar essa bola de solda pra fora da área.

 

Uso e recomendo testarem esse método.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei se é uma boa ideia digamos "contaminar" os pads com essa liga viu, pois por mais que se limpe com a malha, ainda assim vai restar um pouco da liga e acredito que possa dar problema mais tarde.

 

Aqui eu faço essa técnica de formar uma "bola de solda", mas com a solda normal 63/37 e fica bem mais fácil remover a solda velha com lead.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei se é uma boa ideia digamos "contaminar" os pads com essa liga viu, pois por mais que se limpe com a malha, ainda assim vai restar um pouco da liga e acredito que possa dar problema mais tarde.

 

Aqui eu faço essa técnica de formar uma "bola de solda", mas com a solda normal 63/37 e fica bem mais fácil remover a solda velha com lead.

 

É o oposto do que você mencionou. A função é da solda pegar nele, e não ele na solda.

Sem falar que ele não tem pode suficiente para tirar toda a solda, mas sim só o mais "grosso".

Contaminação é lenda.

Mais de anos realizando esse processo, não apenas eu, e nunca ouve problemas, pelo contrário, nível de retorno menos de 1 pra 30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se você diz que ja utiliza essa técnica a vários anos e nunca teve problema, só nos resta fazer uns testes.

 

É como eu disse, utilizo a solda com chumbo comum 63/37 e malha goot e também nunca tive problema, mas aquele negócio: cada um utiliza a técnica que melhor lhe serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usamos a barrinha salva chip para retirada de alguns componentes, micro switch, ..., sem problemas, e facilita bastante. A solda que usamos tbm é a 0,5 37X63, mas temos usado malhas mais baratas e mergulhadas em fluxo caseiro , que tem aumentado o rendimento e produtividade sem forçar os pads a um custo melhor. Após,  uma limpeza com o isopropílico e uma escova de dentes macia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já uso a solda com chumbo a muito tempo que até hoje está muito fácil fazer a limpeza do mesmo, acho que a limpeza ajuda quando a placa ainda está quente, ela fria fica mais difícil de limpar. Mas como disse nosso amigo cjcarlos cada um utiliza a técnica que melhor lhe serve. Mas a dica está aí valeu, agora é só testar.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já uso a solda com chumbo a muito tempo que até hoje está muito fácil fazer a limpeza do mesmo, acho que a limpeza ajuda quando a placa ainda está quente, ela fria fica mais difícil de limpar. Mas como disse nosso amigo cjcarlos cada um utiliza a técnica que melhor lhe serve. Mas a dica está aí valeu, agora é só testar.  :)

 

Amigo eu usava limpar a placa com ela quente. Notei que ao fazer isso era bem mais fácil sair pads. Hoje não faço a limpeza nela estando quente. Aguardo ela esfriar para limpar. Com isso diminui em 90% a perda de pads na hora da limpeza da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Galera faço igual ao ninja,,, a diferença é que uso no ferro uma ponta fenda,, comprada na mreferramentas,, com um ferro de 40W Hikari, limpo rapidinho o chip e a placa, agora o esquema do cara do xbox é muito bom,,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu após retirar o chip, espero a placa esfriar só um pouco e ja faço a limpeza com fluxo e solda normal. Estranho essa solda na interferir na soldagem do chip, porque quando uso a solda de baixa fusão, normalmente tenho que limpar bem, se não a solda não fica 100%, mas ´concordo que é mais fácil para retirar a solda velha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbmoreira

Essa solda Salva Chip não pode ser trocada por algum fluxo de solda?  eu só vejo vendendo isso aqui no brasil,  no exterior isso não existe.  alguem sabe o composto desse salva chip e o ponto de fusão ?

 

so encontrei no ebay mas e caro para quantidade é o preço so de um fiozinho

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

ficou.me em 9 eur dois fiozinhos lol

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei esse site que parece o inventor dessa solda, pois é patenteado,  eles tem tbm o fluxo chip quik  será se é bom?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

qual a temperatura que vcs estão usando para passar a malha desoldadora e não correr o risco de arrancar pads , eu tenho feito a 350 graus o ferro, será se é muito?  300 graus tesei, mas fica travando e tem risco de remover os pads,  a malha é 3mm de espessura a de vcs tbm?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...