Jump to content
infosquad

 tutorial Identificando falhas em ponte norte AMD - 2001 4026 034 e outros - NAO É MAIS UMA LENDA

Rate this topic

Recommended Posts

Se gostar deste material, ajude a divulga-lo !  Para evitar que mes que vem apareca um chinezinho e vire o "autor" deste trabalho.

Nos predecesores do EBR comecamos com este assunto com o famoso  "teste de fulga".  Durante anos passamos por outras tecnicas tais como

Analise de consumos
Medicao dos capacitores
Temperaturas dos chips

Reviramos foruns chineses, rusos, vietnamitas e NADA ! Nos últimos tempos muita gente simplesmente se resignou a dizer... É IMPOSSIVEL !  Quer saber se um chip tá ruim ? TROCA !

Hoje vamos ver que nao é tao assim !

Este vídeo esta em espanhol, portanto vou deixar alguns esclarecimentos no final.

Um dos pontos mais curiosos é que fazemos uso do sinal de PLTRST#, um sinal que historicamente se apresentava como ferramenta de diagnostico de ponte sul, porém aplicado com outra ferramenta, permite que realizemos verificacoes masis extensas no aparelho.

Espero que gostem e que sirva de exemplo para novos estudos e investigacoes.

E se voces tem contato com algum chinezinho, falem pra eles nao dormirem no ponto, porque aqui na América Latina já estamos fazendo diagnostico de Haswell / Broadwell , GPU e muito mais.

#soulatam

 

Citar

Esta técnica é um STANDARD para essas arquiteturas mencionadas, vale para os chips mencionados e para alguns outros (tipo 4026 que é usado em maquinas com video integrado e 034 que é o mesmo chip só que sem gpu integrado)

NAO VALE PARA PLATAFORMAS MAIS NOVAS !  Se testarem em outras plataformas vao achar resultados diversos.  As vezes verao o pulso,  vezes nao, em uma plataforma sim, em outra nao e por ai vai. 

Se quiser realizar testes de diagnostico em plataformas mais novas.... nao seja preguicoso, tome este exemplo como base e procure pontos de medicao especificos comparando placas boas e ruins !

Nao facam perguntas do tipo....  "Como configuro meu osciloscopio ?"   Se voce tem um osciloscopio, PRIMEIRO tem que aprender as nocoes basicas de uso do mesmo, quando chegar a isso vai conseguir replicar o teste com facilidade. 

Nao e 100% fiavel !  Imaginemos uma maquina que apresenta deformacao na imagem.  Continua sendo um problema relacionado a PN, mas o pulse estará presente.
Porém tenham em conta os testes e resultados do video e verao que é MUITO fiavel e util.  Venho aplicando esta técnica ha muito tempo e sempre me salvou de rebalar um GPU a toa ou de fazer reballing numa maquina com problemas de BIOS, entre outras coisas.
USE A LOGICA E A IMAGINACAO e vai entender o potencial desta medicao.

 

 

  • Like 15

Share this post


Link to post
Share on other sites

@infosquad Boa noite,

 

Muito bom seu vídeo. Realmente com o multímetro vc consegue ver somente os 3.3V nesta linha do reset.

Para quem quiser pesquisar sobre PLTRST#, procure no esquema elétrico como PLT_RST# 

j+ 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...