Jump to content

em análise Dell 3135 / DA0ZM5MB8D0 REV:D J4GWN / Placa em curto

Rate this topic

Recommended Posts

Estou com um Dell 3135 que não está ligando, quando plugo na fonte de bancada já acusa curto, achei um PQ6 que está aquecendo muito, fiz a remoção dele e o curto sumiu!

O problema é que não acho nada sobre está placa mãe, só sei que é um PQ6 e em cima dele tem escrito: 7403 GA322B e observando a placa mãe vi que tem outros iguais, tentei procurar no google, mercado livre e aliexpress, mas não achei nada. Alguém tem como me ajudar a procurar esse componente? 

Colega, veja.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Veja se ajuda.

Edited by Gilson Macedo

• 2 weeks later...
1 hora atrás, Puan disse:

Fiz a troca do mosfet, o curto continua no mesmo lugar, a placa está com vários capacitores em curto, sera que não é defeito no processador?  Alguma dica para prosseguir com o reparo?

Tu teria que verificar qual capacitor esta em curto. Um das maneiras seria injetar tensão na linha e ver qual vai esquentar.
E caso tu ache que seja o processador que esteja "dando" o curto, tu pode remove-lo e medir novamente.
Alguns capacitores que tem ali próximo do processador podem marcar uma resistência bem baixa quando medido com o proc na placa, porém isso não significa que o processador esteja realmente ruim.
Melhor maneira pra saber se ele esta bom só testando com outro mesmo ou colocando ele em outra mb.

1 hora atrás, Puan disse:

Fiz a troca do mosfet, o curto continua no mesmo lugar, a placa está com vários capacitores em curto, sera que não é defeito no processador?  Alguma dica para prosseguir com o reparo?

Mas  o que chama de curto? Qual a resistência apresentada? É preciso ter cautela na hora de determinar um curto no vcore.

11 horas atrás, Puan disse:

O problema é que não achei o esquema da placa, então fica difícil trabalhar assim.

Então meu amigo, eu te entendo. Realmente conseguir esquema Dell é um pouco complicado. 
Mas se você quiser pode tirar uma foto da placa e marcar onde tu detectou o curto para ver se podemos ajudar.

Outra coisa, tu tem fonte assimétrica? Ela é bem útil para encontrar curtos, mesmo sem esquemas.
Quando tu liga o equipamento a fonte desarma? 
Tente ser um pouco mais especifico para que possamos entender o que esta acontecendo com o teu equipamento.
Notou algum aquecimento?

Bem por ora vou esperar tu me responder essas 3 perguntas.