Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Programação do Arduíno com motor de Passo / PROJETO

Avalie este tópico:


fabiopoe

Posts em destaque

Boa noite, tenho um projeto para ta realizando e tenho que automatizar ele eu entendo um pouco de eletrônica e ja vi bastante de programação porem ainda tenho bastante dificuldades, Atualmente o projeto constitui em um automatizar uma perna mecânica que estamos construindo. Na figura abaixo tem o esboços onde ficaria o motor de passo. Como é um perna gostaria de fazer ela pode ficar como se pessoa tive-se sentado e depois ela ficaria em pe. Como na imagem.  Porem eu ja pesquisei bastante sobre motores e drivers porem nao sei mexer muito bem e se é possível fazer esse tipo de projeto com esses aparatos que vou comprar.  Atualmente os materiais seriam :

 

- Motores De Passo Nema 23 19kgf De Torque 

- Driver do motor DRV8825

- CNC SHIELD 

- Arduino UNO ou Mega

- Fonte estava pensando em usar uma de computador ja que ela pode me disponibilizar ate 5A E 12V.

 

Porem eu nunca mexi com um CNC SHIELD eu sei que ele é acoplado em cima do arduino UNO mas no mega da certo tbem? Os driver do motor de passo é ligado nele porem eu preciso controlar 4 motores um CNC SHIELD dara conta? sendo que dois motores trabalharam separado que um motor sera para cintura e o outro para o joelho sendo que tera que controlar o da outra perna simultaneamente e girar no mesmo sentido quando acionar o motor do joelho e o motor da cintura.

 

Bem por enquanto é isso se alguém tiver algo a acrescentar ao projeto ou alerta agradeço. 

 

 

Esbolso.png

imagem de como seria ligado o moto na perna os quadrado vermelho seria o motor.

 

Capturar2.JPG

Não entendi como seria essas ligações se alguém souber agradeço 

 

 

motor de passo.JPG

informações sobre o motor

Editado: por fabiopoe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas amigo. Interessante seu projeto, gostaria de acompanhar o passo a passo :)

Como vai ser a base dessa perna? Eu imagino que você vai utilizar aluminio, engrenagens?

E com relação ao motor, como concluiu que o modelo ideal seria o Nema 23 19kgf?

 

Se baseando no motor citado podemos dizer que a ligação série é o adequado para esse projeto, nesse tipo de ligação temos baixa rotação porém um elevado torque. Esse motor possui 8 fios (4 bobinas), ao fazer a ligação serie entre as bobinas teremos 4 fios (duas bobinas), deixo a imagem em anexo para melhor compreensão. 

motor de passo.png

 

O driver DRV8825 seria interessante para seu projeto, facil de configurar e utilizar inlcusive esse driver só aceita motores bipolar, porém será necessário um para cada motor. Acredito que para controlar 4 motores será necessário 2 IO's do arduino, ou seja, 1 pino para cada dois motores. Teria que fazer um estudo de como deixar os motores em sincronia, talvez um encoder rotativo. Sobre a cnc shield nunca utilizei mas existem muitos tutoriais na internet.

Acredito que o foco inicialmente é na parte mecânica, fixação dos motores na base, apos isso os testes com os drivers podem ser efetuados em protoboard e a parte de programação eu deixaria por ultimo. Essas foram algumas dicas amigo.

Va em partes e com calma que conseguira, o projeto é complicado exige dedicação.

boa sorte ao colega 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shrimp_Green Sim a base da perna ja esta quase concluída, ela foi desenvolvida em alumínio e as engrenagem foram feita na impressora 3D por questões de custo não poderão ser feita em alumínio. Questões dos motores seria para uma pessoa de 50 a 60 kg acredito com o conjunto de engrenagens mais o motor aguentariam. 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...