Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Philips FWM653x/78 - Sem som no USB

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com um aparelho de som philips modelo fwm653x/78, a dona me relatou que ele sofreu uma queda, quando chegou nas minhas mãos, não saia do standy by, resolvi a maioria dos problemas que encontrei nele, mas dois deles não consigo encontrar uma solução.

A primeira é não sai som quando alguma música é tocada no usb, o aparelho reconhece o pendrive, reconhece as músicas e até chega a tocar a música, porém não sai áudio nenhum, e não é as saídas, pois sai som no auxiliar e no rádio.

O segundo problema. Devido a queda do aparelho, o eixo do motor que gira o CD enpenou e eu tive que descartá-lo, substituí o motor que gira o CD, mas verifiquei que tanto o motor que gira o CD como o motor que avança e recua o leitor óptico não funcionam.

Logo Abaixo o circuito que controla os motores da unidade óptica.

Sem título.jpg

Editado: por wraith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, jean alves dos reis disse:

amigo sera que não houve alguma trica na placa do cd?pois pelo jeito o defeito do usb deve ser o mesmo defeito que faz com que o motor não funcione,outra coisa que pode ser alguma micro chave da mecânica presa,boa sorte. 

Grato pela observação, eu inverti os números, o modelo é 653x/78, vou alterar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Flavio Michelin disse:

Você já consegui o esquema elétrico ?

sim, estou com ele em mãos, eu estou tentando encontrar o circuito que envia o sinal de aúdio do usb para o pré, ou para a placa amplificadora, mas não consegui indentificá-los, como o amigo mencionou acima, não há sinal de trilhas rompidas na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • curtolo alterou o título para Philips FWM653x/78 - Sem som no USB
1 hora atrás, wraith disse:

Estou com um aparelho de som philips modelo fwm653x/78, a dona me relatou que ele sofreu uma queda, quando chegou nas minhas mãos, não saia do standy by, resolvi a maioria dos problemas que encontrei nele, mas dois deles não consigo encontrar uma solução.

A primeira é não sai som quando alguma música é tocada no usb, o aparelho reconhece o pendrive, reconhece as músicas e até chega a tocar a música, porém não sai áudio nenhum, e não é as saídas, pois sai som no auxiliar e no rádio.

O segundo problema. Devido a queda do aparelho, o eixo do motor que gira o CD enpenou e eu tive que descartá-lo, substituí o motor que gira o CD, mas verifiquei que tanto o motor que gira o CD como o motor que avança e recua o leitor óptico não funcionam.

Logo Abaixo o circuito que controla os motores da unidade óptica.

Sem título.jpg

Pode ser, o CI BA5B26, mas verifique se tá chegando alimentação nele se não me engano é 8V nos pino 21 e 22

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2018 às 22:22, Flavio Michelin disse:

Pode ser, o CI BA5B26, mas verifique se tá chegando alimentação nele se não me engano é 8V nos pino 21 e 22

Hoje fiz o teste no BA5826, e realmente não etá chegando os 8V. em stanby by a tensão chega em 1.8V, mas com o aparelho ligado a tensão cai pra 900mV.

O sobre o não sair som quando usa a função USB, creio que seja problema na MCU, analisei a placa inteira, e não encontrei nada, alguns capacitores suspeito de solda fria, resoldei, mas parece que não resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom a fonte de alimentação está normal, até fiz um teste com um equivalente do 5826fp, o MM1469Ph da mitsumi, testei as tenções dos reguladores, da placa MCU, e estão normais. Curiosamente, este aparelho possui uma memória flash a  EN25F80-75HCP que não consta no esquemático, além destes pormenores, o aparelho não armazena nenhuma informação, mesmo que eu deixe o volume em um valor específico, ao tirar da tomada ele volta sempre para o 12, não dá para ajustar o relógio nem nenhuma programação. provavelmente, o defeito está nesssa memória flash ou na SDram, o que acho menos provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, edward linux disse:

caso o parelho tenha caído ligado é bem possível ser erro na memoria 

também pensei nessa possibilidade, hoje vou me concentrar na placa MCU, pra tentar recuperá-la, tenho outra memória compatível,  vou fazer alguns testes.

O IC105 pelo que vi é responsável por deixar o reset em nível lógico baixo, penso que o defeito também pode ser nele

 

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei a tensão de entrada e saída do IC105, o monitor de reset, e le exatamente isso, a tensão que sai do regulador de tensão de 1.2V, quando chega no IC V809R, está com 3.2V no pino 3 VDD e no pino 2 de reset, encontrei os mesmos 3.2V. No datasheet deste componente diz.

                                                                  SYMBOL          VALUE                                    UNIT

Power supply voltage (Vcc to GND)      Vcc                   -0.3 to 6.0                               V

Reset Output Voltoga (CMOS)                                -0.3 to(Vcc +0.3)                            V

 

Se eu não estou enganado, na saida desse monitor de RESET, deveria estar em 0V, e não com 3.2V na saída.

 

Seria isso mesmo ou estou errado?

        

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje, com um tempinho livre pude me dedicar ao aparelho de som novamente.

Testei e segui a fonte de 8V

Os 8V que vão para o TDA7073A, está OK, mas notei um detalhe, que estava passando em branco, o esquema elétrico do fabricante para esse modelo é praticamente inútil,

vários componente que estava no esquema sequer constavam na placa, aí pesquisando vi que há outro modelo de placa para o mesmo aparelho. E era por isso que estava me perdendo todo. Passei a ignorar o esquema e analisei a placa por conta própria.

A segunda foto é do outro modelo de placa de Cd disponível. A placa do cliente é a primeira foto.

No transistor onde entra os 8V no emissor, no coletor sai 1.8V que alimenta o BA5826FP. Ou seja, esse transistor que está marcado na foto, no qual não sei o código, pois o mesmo não consta no esquema elétrico, e o infeliz que não está mandando toda a tensão.

Eu até substitui por outro transistor, não o mesmo, até porque nem sei o código, mas por outro transistor smd de umas sucatas que tenho aqui, e mesmo assim, só manda 1.8V

IMG_20181002_211038808.jpg

placa CD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wraith esse aqui é o compativel com seu aparelho 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/10/2018 às 23:42, edward linux disse:

@wraith esse aqui é o compativel com seu aparelho 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

não tenho vip, mas de qualquer forma tenho quase certeza que é o mesmo manual de serviços que tenho, para o modelo fwm653x-78, a não ser que existam 2 manuais para o memso modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou desistindo do serviço, além de não conseguir nenhuma ajuda, sobre o problema nenhuma das soluções que tentei resolveu, já substitui o transistor, já injetei os 8V depois do transistor e o aparelho sequer liga ao fazer isso, e pra ajudar o manual de serviços não serve pra nada. Já estou mexendo adias nesses aparelho sem nenhum resultado, estou desistindo, agradeço a sugestão de todos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wraith estou lhe dando um j+ para baixar o arquivo que o colega sugeriu.

 

Mais informações sobre a loja > 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Segue o link correto do manual:

 

Sobre o defeito, existe um cristal de 12MHz (X101) mostrado na imagem abaixo.

Confira se ele está oscilando e verifique também os dois resistores marcados.

 

5.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como ainda não tenho ferramenta para testar cristais, eu utilizei outro cristal de 12mhz novo, que tinha e não mudou nada os resistores também estão normais, testei até o resistor de 1 mega em pararelo com o cristal

Um detalhe que deixei passar, devido ao estresse com o aparelho, tinha uma etiqueta tapando o número do modelo da placa de CD que estava no aparelho, então achava que era a placa original. Tirei e vi que a placa é do modelo fwm 387,  ou seja, o técnico anterior por não ter o modelo exato, colocou a placa de outro, baixei o manual do 387, e vi que não muda praticamente nada, um Q12 SPD18P06P, que não consta na placa física. Creio que o CI 9543, que é responsável por controlar o driver da unidade ótica e fazer a conversão digital analógica, e também é o pré do USB, está com defeito. ,já cheguei a injetar  1,5V no D_VDD, e consegui ouvir um pequeno ruido nas caixas. mas nada além.

Nos aparelhos da philips pelo que já estudei, esse CI BU9543, converte os dados do CD e tem um pré internamente, por possuir um DAC, ele também faz a conversão do áudio do USB e envia para o pré da placa principal. O CD só fica em reading no display, mas nada acontece, e o USB, lê e toca, mas não sai som

Vou fechar o aparelho e passar para o cliente, o que já foi feito, se ele aceitar a substituição da placa, ok.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2018 às 21:22, jean alves dos reis disse:

amigo sera que não houve alguma trica na placa do cd?pois pelo jeito o defeito do usb deve ser o mesmo defeito que faz com que o motor não funcione,outra coisa que pode ser alguma micro chave da mecânica presa,boa sorte. 

Exatamente, pela minha análise é o BU9543, pois o mesmo é o responsável por controlar o driver da unidade ótica, como também, fazer a codificação do USB, na placa principal o pré tem 4 entradas, auxiliar, line in, CD e am/fm, ou seja a entrada do CD é dividida com a entrada do USB através do BU9543. Ele tem um conversor analógico digital e digital analogico internamente, uma entrada de audio e um pré, a entrada de audio deste CI é a entrada de áudio do USB.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

hoje chegou uma placa de CD nova, instalei e o USB e CD voltaram a funcionar, até tinha pensado na possibilidade de substituir o DSP ao invés de trocar a placa, ou testar o cristal do mesmo, mas não tenho ferramenta para testar cristais. E na tentativa de retirar o DSP, fui infeliz, estava tão colado, sim colado com cola, que acabei danificando várias trilhas e o próprio encapsulamento do chip, não sei porque as fabricantes fazem isso, em chip tão grandes.

Foi de grande aprendizado estudar esse aparelho para fazer o reparo, mas agora surgiu um novo desafio, o display está com quase todas as funções e dígitos aparecendo no display, mesmo quando desativadas. Alguém sabe como dar um reset nesse aparelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...