Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido AMD - R9 270x 109-c40147-00 - não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

9fRZbL&key=03616ea05b16e64bf33cbbaf2656b

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde a todos!

 

Estou precisando do datasheet do integrado (serigrafia da placa U4010- no corpo é aead 263) - no detalhe da foto é o ci próximo a bobina (2r2 serigrafia L301)  - não há voltagem nesta bobina e o responsável por essa alimentação é o ci U4010. No seu corpo esta escrito "aead 263" e não consigo achar na internet o datasheet.

Essa linha de alimentação está ligada ao 12v do PCIex. A falta dessa voltagem na bobina ( 2r2 serigrafia L301)   implica  no chaveamento do Q1016 levando a estado Low o pino 6  -  EN(enable) o ci gerador de PWM U2, a placa não liga por conta disso. Não tenho como prosseguir na analise sem informações deste integrado.

 

obrigado

IMG_20180911_081637024.jpg

IMG_20180911_193535491.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá amigo, tudo bem? Eu não posso dizer com cem por cento de certeza, mais pela semelhança com outras placas de vídeo que eu já vi eu acho que esse aqui pode ser o datasheet do componente que você está procurando. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho. :)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mar r Ci Smd Nb671gq-z Nb671gq Nb671 Aead Aeae

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

 

Seguindo a análise cheguei ao esquema esboçado da figura.

Não temos PGOOD no pino 1 do RT9018b embora tenhamos 3.3v no pino 3 dele. O resistor r1008, no multímetro, está marcando 9.5k. Temos zero volts no pino 2 do RT9018b. Injetando 1v neste pino o PGOOD surge levando que Q1018 conduza matando a condução de Q1016, dessa forma o ncp4206 liga e passamos a ter PWM na placa. Todas as bobinas então apresentam o pulso de chaveamento.

A minha dúvida é a seguinte: A resistência R1008 está bloqueando a passagem de corrente com essa medida de 9.5k, pois sem intervenção, temos zero volts no pino 2 do RT9018b.

O que normalmente vemos é resistência queimada/rompida ou em curto ou com baixo valor. Será esse o defeito, ou seja, uma resistência com o seu valor alterado para um valor de maior resistência? Isso é possível?

 

abs

IMG_20180916_104616688.jpg

IMG_20180916_105600657.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É!  tem tensão de um lado e do outro nada, assim EN ( pino 2) é zero -  ou seja, a resistência alterou o seu valor para uma situação em que o resistor praticamente corta a corrente. Desabilitando o integrado  RT9018b. 

Na fonte assimétrica, injetando 1v, neste pino enxergo um consumo de 0.05amperes, desse modo poderei substitui-lo por um resistor (U=RI  ;   3.3v = R * 0.05 que dá 66 ohm ) de 66ohm, ou um valor aproximado a este que já é o suficiente para termos o PWM na placa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mar r  olha que curiosidade, eu peguei essa placa de sucata de um colega, e olha a resistência que encontrei no R1008, 9.65 k ohm, muito próximo do valor que dá na sua placa de vídeo. Infelizmente eu não sei qual foi o defeito original desta placa de vídeo, tem muitos componentes removidos, mais pode ser que esse resistor tenha mudado seu valor nas duas placas de vídeo.
  Em algumas placas-mãe é um defeito muito contínuo encontrar resistências com valores muito aumentados, por exemplo, nas asus p5gc-mx, p5vd2, p5gc-vm, p5kpl-cm é um defeito super frequente encontrar o resistor de 27k ohm aumentar sua resistência impedindo ao controlador PWM do Vcore ser alimentado, e alguns de 8.2k ohms aumentam até os mega ohm fazendo com que a placa reinicie constantemente. Será que é um defeito comum nesse modelo? Se eu puder encontrar mais placas iguais, verificarei esse valor de resistência e compartilharei com vocês. Estou muito interessado em conhecer seus resultados com esta placa de vídeo, grande abraço.

Shaphire r9 270x .jpg

Editado: por enmanuelml95
erro em dados de uma resistência, mudança de 9,65 ohm pra 9,65 k ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Enmanuel,

Esse resistor que você mediu a parte de baixo dele tem uma ramificação que vai para um ponto morto ( sem continuação), logo só existe essa explicação pra ele cortar a alimentação do RT9018b. Se fosse um pull up necessitaria de outro resistor após ele. E na engenharia reversa que fiz não encontrei. Logo temos que acreditar que é ele mesmo dado que aplicando a tensão o pwm volta a funcionar normalmente. 

Se você precisar de alguma informação sobre a placa que tenho aqui te mando fotos e meço alguns valores para que tu possas tentar recuperar a tua.

Meça a linha de 12 v e 3v do pci exp dela e a linha de alimentação no conector para ver se ela não está em curto nessas entradas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Dai podes ter uma ideia de como ela esta.

Se precisar de algo fala que tento de ajudar.

Porque estou precisando de like.

Valeu. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mar r  tudo bem? o que parece ser um ponto morto no resistor que eu medi aparentemente tem continuidade com um terminal de U100 que indiquei na foto, que por sua vez tem continuidade com o resistor R103. Eu não sei o que será U100 mas depois vou procurar um pouco para ver se tenho sorte. obrigado por me oferecer sua ajuda, mas esta placa que eu tenho é apenas para remoção de peças e já foi removido até o gpu que estava em bom estado. Desculpa meu português, a culpa é do google translateO:-). Aqui deixo as fotos para que você possa continuar com sua análise, salve sua plaquinha. Feliz em tentar ajudar.

   Edit: na verdade R1008 tem continuidade direta com o terminal esquerdo do R103, só que o valor de R103 está próximo de zero ohm, ( medi com ele desoldado também,  igual 0,3 ohm) então o terminal direito do R103 está diretamente conectado ao U100, como é observado melhor na segunda foto.

foto 1.jpg

foto 2.jpg

Editado: por enmanuelml95
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou com uma placa em bancada (GTX770 Zotac) que não liga. Quando injeto uma tensão no EN do PWM, as tensões VCORE voltam e a placa liga, situação bem semelhante a sua. Estou a analisar essa linha do EN do PWM. Caso encontre algo que seja relevante para o seu post, posto aqui.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, 

O ci acima, na analise que fiz, tem conexão com o resistor r1008(já comentado acima) ligando-se no pino 1(B). O pino 2(A) vai para o PCIexpres e o VCC também. Esse chip desempenha a função lógica AND, ou seja, ele tendo nível alto em A e B (A+B) temos como consequência nível alto em 4(Y), mas pra onde ele vai. Não encontrei essa ligação.

valeu

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desde ontem eu tinha essa foto para fazer o upload mas eu não tinha tempo, voce me venceu kkkkk, analicis excelente, obrigado por continuar com ele para que todos possamos aprender mais. O próximo passo é procurar o datasheet da nova incognita. Como você pode observar na foto, na minha placa esse componente tem escrito C23 49Z, as primeiras três letras correspondem à da sua foto,  provavelmente os outros três são código de data ou algo semelhante, pelo menos, é uma pista para procurar o datasheet, se eu encontrá-lo eu compartilho.  Forte Abraço

r9 270x.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu que agradeço a atenção.

Faço por que gosto de eletrônica, de programação, automação e áreas afins.

Agora pra ajudar na pesquisa do datasheet temos que saber, juntamente com o que vem escrito no corpo do integrado, é o tipo de encapsulamento. Nesse tópico tem alguma coisa que pode ajudar.

https://eletronicabr.com/forums/topic/167152-tipos-de-encapsulamento-para-ci/?tab=comments#comment-803584

Joia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Peço licença para dar um palpite, na esperança de ajudar.

Ao lado do U201 tem uma fonte, com mosfets, bobina e capacitores. Esse componente em questão não poderia ser o PWM dessa fonte, que se ativaria usando o sinal que vem do U100?

Vocês conseguiram levantar o destino dos outros terminais do U201?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá a todos,  

 

Só para concluir este tópico : o defeito era oxidação no R1030 que faz um divisor de tensão com o R1030 e joga uma tensão no gate do G1007. O R1030 fica ligado a 12v do conector de alimentação. Pra quem quiser se localizar, fica do outro lado da placa (o lado que só tem smd) próximo aos pinos do conector da fonte. A oxidação era justamente do lado de entrada 12v no R1030, não passava nada pro outro lado. Corrigindo isso o sistema foi restabelecido.

Porem essa placa deu tela azul na instalação do drive. Se não me engano o windows deu erro no atikmpag.sys. Alguns tutoriais que vi  nada me adiantaram. Todas tentativas que fiz de instalação foram no windows 10. 

Já tinha passado por uma experiência com placa semelhante da amd que achando que era problema de hardware fiz a substituição dos cis de memória e do ci gpu - após essas trocas ao tentar instalar o drive nela deu a mesma tela.

Resta tentar em outros sistema - win7 por exemplo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Olá a todos,  

 

Só para concluir este tópico : o defeito era oxidação no R1030 que faz um divisor de tensão com o R1030 e joga uma tensão no gate do G1007. O R1030 fica ligado a 12v do conector de alimentação. Pra quem quiser se localizar, fica do outro lado da placa (o lado que só tem smd) próximo aos pinos do conector da fonte. A oxidação era justamente do lado de entrada 12v no R1030, não passava nada pro outro lado. Corrigindo isso o sistema foi restabelecido.

Porem essa placa deu tela azul na instalação do drive. Se não me engano o windows deu erro no atikmpag.sys. Alguns tutoriais que vi  nada me adiantaram. Todas tentativas que fiz de instalação foram no windows 10. 

Já tinha passado por uma experiência com placa semelhante da amd que achando que era problema de hardware fiz a substituição dos cis de memória e do ci gpu - após essas trocas ao tentar instalar o drive nela deu a mesma tela.

Resta tentar em outros sistema - win7 por exemplo.

 

Há a possibilidade ainda de ser as memórias a causa do problema. Ou uma delas, pra ser mais específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SystSoftPcCelTv disse:

Olá Ioniccc, Passei a não crer que a substituição resolva, as memórias que troquei, segundo o vendedor eram novas.

Continua uma incógnita.

Você por um acaso tem outro chip pra teste? Esses erros de driver ou são ocasionados por uma gpu defeituosa (ou com solda fria), ou nas memórias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...