Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Sim / MB MB40IA1 Rev:01 / Não liga

Avalie este tópico:


Office

Posts em destaque

@Office amigo como sempre no seus casos tem algo estranho

não temos rsmrst# então a placa não starta 

mas se aprece essas tensões de alguma forma ela starta 

tem que fazer uma analise profunda, pois uma coisa é ela não ligar outra é ela ligar 

são analises diferentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, wjinformatica disse:

@Office amigo como sempre no seus casos tem algo estranho

não temos rsmrst# então a placa não starta 

mas se aprece essas tensões de alguma forma ela starta 

tem que fazer uma analise profunda, pois uma coisa é ela não ligar outra é ela ligar 

são analises diferentes

Ela só pisca e apaga novamente, e as voltagens somem tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2018 às 11:29, wjinformatica disse:

tem que fazer uma analise profunda, pois uma coisa é ela não ligar outra é ela ligar 

são analises diferentes

Até sexta eu nao tinha o conhecimento de que a placa ligava por esse periodo de 2 segundos, até entao eu presumia que a placa estava completamente inoperante, esse detalhe o colega @Office nao havia mencionado até entao...

Quanto mais detalhes nós temos mais auxilio podemos dar, como disse o colega wj, sao analises diferentes.

Ao que parece a placa 'tenta' startar porém na metade do caminho encontra um 'curto' e desliga. Esse curto pode ser em uma tensao secundaria, ou seja, tensao essa que habilita assim que aperta o power SW. Mas como mencionei anteriormente, pode ser algum CI em curto pelo fato de a placa ter recebido mais tensao do que o especificado. 

Sugiro analisar as seguintes tensoes conforme a imagem e informar qual vc nao encontrou. As VA sabemos que vc tem gostaria de saber quais VS e V vc nao encontra.

Essa placa utiliza muito a tensao +5va_ldo para habilitar as principais tensoes, veja se existe esse sinal que é proveniente do PU2 (pino 16)

 

 tensoes start.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

Até sexta eu nao tinha o conhecimento de que a placa ligava por esse periodo de 2 segundos


Pois então... aqui foi a primeira vez que o Office falou algo sobre isso:
Pagina 3 já, muitas analises e testes. E pior, testes foram executados com uma placa que "não ligava" e na verdade estava ligando e desarmando o que infelizmente atrasou.. Agora vamos ter que recomeçar.
Primeiramente execute os testes acima do nosso colega...

image.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Shrimp_Green disse:

Até sexta eu nao tinha o conhecimento de que a placa ligava por esse periodo de 2 segundos, até entao eu presumia que a placa estava completamente inoperante, esse detalhe o colega @Office nao havia mencionado até entao...

Quanto mais detalhes nós temos mais auxilio podemos dar, como disse o colega wj, sao analises diferentes.

Ao que parece a placa 'tenta' startar porém na metade do caminho encontra um 'curto' e desliga. Esse curto pode ser em uma tensao secundaria, ou seja, tensao essa que habilita assim que aperta o power SW. Mas como mencionei anteriormente, pode ser algum CI em curto pelo fato de a placa ter recebido mais tensao do que o especificado. 

Sugiro analisar as seguintes tensoes conforme a imagem e informar qual vc nao encontrou. As VA sabemos que vc tem gostaria de saber quais VS e V vc nao encontra.

Essa placa utiliza muito a tensao +5va_ldo para habilitar as principais tensoes, veja se existe esse sinal que é proveniente do PU2 (pino 16)

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

PU2 pino 16 tem 4,96v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2018 às 09:25, _GD_ disse:


Pois então... aqui foi a primeira vez que o Office falou algo sobre isso:
Pagina 3 já, muitas analises e testes. E pior, testes foram executados com uma placa que "não ligava" e na verdade estava ligando e desarmando o que infelizmente atrasou.. Agora vamos ter que recomeçar.
Primeiramente execute os testes acima do nosso colega...

image.png

Então, não tinha colocado mesmo, pra mim que tinha colocado que ela ligava e desligava no primeiro post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Office disse:

@_GD_ @Shrimp_Green Alguém?


Opa amigo, agora eu realmente não estou podendo ver nada. Estou com um tópico aberto esperando ajuda também para um equipamento que preciso entregar hoje!!  Ta dificil, preciso me centrar pra resolver esse. haha Depois dou uma olhada aqui, desculpe =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, _GD_ disse:


Opa amigo, agora eu realmente não estou podendo ver nada. Estou com um tópico aberto esperando ajuda também para um equipamento que preciso entregar hoje!!  Ta dificil, preciso me centrar pra resolver esse. haha Depois dou uma olhada aqui, desculpe =/

Tranquilo @_GD_

 

46 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

@Office sugeri no post #82 verificar as tensoes ausentes conforme imagem em anexo. Veja qual nao encontra. considere as tensoes VS e V pois as VA vc diz ter

Faça o teste com o aparelho ligado

 

Essas tensões que você me pediu para testar eu não consigo encontrar, sera que pode traduzir quais componentes são?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Office disse:

Essas tensões que você me pediu para testar eu não consigo encontrar, sera que pode traduzir quais componentes são?

Esta tudo no esquema amigo, basta seguir as tensoes. 

vou deixar mastigado os pontos onde deveria achar as tensoes, vamos lá.

meça com calma e com atenção, sabendo que a placa liga por apenas 2 segundos sabemos que se houver tensao nesses pontos será por milesimo de segundos portanto enfatiso, atenção nas medições. 

Dreno e source dos seguintes mosfets:

 

Q518 , Q511 , Q10 , Q6.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shrimp_Green disse:

Esta tudo no esquema amigo, basta seguir as tensoes. 

vou deixar mastigado os pontos onde deveria achar as tensoes, vamos lá.

meça com calma e com atenção, sabendo que a placa liga por apenas 2 segundos sabemos que se houver tensao nesses pontos será por milesimo de segundos portanto enfatiso, atenção nas medições. 

Dreno e source dos seguintes mosfets:

 

Q518 , Q511 , Q10 , Q6.

 

Obrigado parceiro.

Q518 - não encontrei voltagem, nem no dreno e nem no source, somente no Ground deu 17,22v 

Q511 - No dreno ele tem 3,3v, mesmo com a placa desligada e quando ligada tem 3,3v no dreno e source

Q10 - No source deu 17,22v, no dreno tem 3,3v tanto com a placa ligada quanto desligada

Q6 - No source deu 17,22v e no dreno 5v  tanto com a placa ligada quanto desligada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Office disse:

Q10 - No source deu 17,22v, no dreno tem 3,3v tanto com a placa ligada quanto desligada

Q6 - No source deu 17,22v e no dreno 5v  tanto com a placa ligada quanto desligada

🤔

eu acho que fizeste a medição errada, essa tensao que encontrou nos sources não pode ser essa aí, vc se confundiu o source com gate talvez? Os pinos 1,2 e 3 são source, o 4 é o gate, 5,6,7,8 sao os drenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

🤔

eu acho que fizeste a medição errada, essa tensao que encontrou nos sources não pode ser essa aí, vc se confundiu o source com gate talvez? Os pinos 1,2 e 3 são source, o 4 é o gate, 5,6,7,8 sao os drenos.

Realmente, desculpas. Troquei o source pelo gateway

Q6 - 4,96 no source e 4,96 nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Q10 - 3,33v no source e 3,33v nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Office disse:

Realmente, desculpas. Troquei o source pelo gateway

Q6 - 4,96 no source e 4,96 nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Q10 - 3,33v no source e 3,33v nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Com a placa desligada nao poderia ter tensao nos sources desses fets. A tensao nos sources só deve aparecer após a placa ligar.

Por gentileza meça gate dreno e source de Q18 e Q15 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que sei la amigo, nao faz sentido algumas coisas.

Ao que relatou os mosfets Q6 e Q10 estão com tensao em dreno e source mesmo com a placa desligada (o que nao deveria) 

Mas também relatou que o dreno de Q15 e Q18 estão com 5v (essa tensao esta correta).

 

Para vc entender. A tensao de 5v no dreno do Q15 serve para "bloquear" os 5V no source do Q6. Só quando a placa ligar aí sim o SIO "libera" a tensao no source de Q6.

No seu caso mesmo com a placa desligada temos tensao no source e dreno do Q6, isso nao ta certo. Nesse caso eu passo a bola para um colega mais experiente pois meus conhecimentos sao limitados infelizmente. 

 

O que eu posso dizer de antemao é que em alguns casos nao vale a pena o conserto. Temos que considerar que foi injetado 24v na coitada da placa. Uma placa dessas vale em média R$200,00 no ML

Abraço ao colega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Shrimp_Green disse:

é que sei la amigo, nao faz sentido algumas coisas.

Ao que relatou os mosfets Q6 e Q10 estão com tensao em dreno e source mesmo com a placa desligada (o que nao deveria) 

Mas também relatou que o dreno de Q15 e Q18 estão com 5v (essa tensao esta correta).

 

Para vc entender. A tensao de 5v no dreno do Q15 serve para "bloquear" os 5V no source do Q6. Só quando a placa ligar aí sim o SIO "libera" a tensao no source de Q6.

No seu caso mesmo com a placa desligada temos tensao no source e dreno do Q6, isso nao ta certo. Nesse caso eu passo a bola para um colega mais experiente pois meus conhecimentos sao limitados infelizmente. 

 

O que eu posso dizer de antemao é que em alguns casos nao vale a pena o conserto. Temos que considerar que foi injetado 24v na coitada da placa. Uma placa dessas vale em média R$200,00 no ML

Abraço ao colega

Entendi, só acho que teve uma coisa que eu coloquei que acho que entendeu errado. No source só tem alimentação quando ela ta ligada, pelo jeito que escrevi ficou parecendo que era tanto com ela ligada como desligada.

Q6 - 4,96 no source somente quando ela liga e 4,96v nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Q10 - 3,33v no source quando a placa esta ligada e 3,33v nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Office disse:

Entendi, só acho que teve uma coisa que eu coloquei que acho que entendeu errado. No source só tem alimentação quando ela ta ligada, pelo jeito que escrevi ficou parecendo que era tanto com ela ligada como desligada.

Q6 - 4,96 no source somente quando ela liga e 4,96v nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Q10 - 3,33v no source quando a placa esta ligada e 3,33v nos drenos tanto com a placa liga como desligada

Bom dia. 

Confesso que agora faz sentido amigo. Esta tudo correto dessa forma aí!

Continuando com a análise, vamos nos focar no PU502 e ver porque nao esta habilitando a tensao de 1.5vs pois de todas tensoes solicitadas apenas essa de 1.5vs que nao temos. (PL10)

Voltando algumas pagina do tópico mais precisamente no post #69 vc fez a medição do PU502. Eu comparei suas medições com o esquema elétrico.

 

Pinos:
13= 0
14= 0
16= 4,96
7= 4,97
10= 0

11= 0
12= 0
8= 4,90
7= 4,97
5= 4,97
2= 0,49
3= 0
4= 0

 

Ao que sei no pino 2 nao pode ter uma tensao tao baixa. Esse pino que 'liga' o PU502. Geralmente em torno de 17v eu acho?

e acredito que o pino 7 nao pode ter uma tensao contínua e sim uma tensao pulsante. O problema pode estar relacionado a esse PU talvez.

 

Meça a tensao no PQ520 e confirme se no dreno temos 19v? E também veja o resistor PR57 (ligado ao pino 2 do PU502), um lado deve ter a mesma tensao do dreno do PQ520 e o outro lado uma tensao um pouco inferior. 

 

 

 

esquema.png

 

 

Editado: por Shrimp_Green
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...